Áudios


O CAMINHO EXCELENTE
Todo verdadeiro cristão sabe que Cristo é o único caminho à vida eterna. Esse caminho apertado é traduzido pelas dificuldades que encontramos para andar nele. Só com a ajuda do próprio Senhor, a quem devemos recorrer em todos os momentos, podemos chegar à porta estreita. Entretanto, esse caminho é excelente e é traduzido pelo apostolo Paulo da seguinte maneira.

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." I Co. 13:1-3.

Para entendermos a revelação acima, precisamos conceituar o amor, que em outra tradução é chamado de caridade. Para a correta conceituação, recorreremos à própria Escritura, a fim de não fugirmos da regra: "um pouco aqui, um pouco ali; regra sobre regra, preceito sobre preceito", imposto por Deus nas Escrituras.

João, o apóstolo do amor, nos define claramente o que seja o amor. Diz ele: "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”. I Jo. 5:3.

Assim sendo, vamos traduzir o que o apóstolo nos escreveu e que acima mencionamos. Ele quer dizer que: Ainda que ele fosse poliglota, ou falasse línguas estranhas, ou profetizasse, fosse sapientíssimo, ou tivesse fé tal que transportasse os montes, se não guardasse os mandamentos, de nada adiantaria. E ainda que ele distribuísse todos os seus bens para o sustento dos pobres (vemos que dar haveres aos pobres não se traduz por amor), ou ainda que entregasse o seu corpo para ser queimado, se ele não guardasse os mandamentos, nada disso teria valor. Por que? Ele mesmo nos responde nos versículos a seguir.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Versículos 4-7.

Ou seja, quem guarda os mandamentos sofre e é benigno, não é invejoso, não se vangloria, não se ensoberbece, etc; tudo suporta, crê em toda a verdade (os mandamentos), e é paciente.

"O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá." Versículo oito. As línguas estranhas vão cessar, as profecias terminarão, a ciência desaparecerá; mas a guarda dos mandamentos jamais.

O mesmo apóstolo, em sua epístola aos crentes de Roma, pergunta: "Quem  nos  separará  do  amor  de  Cristo?  A  tribulação,  ou  a  angústia,  ou  aperseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Rm. 8:35. O que nos impedirá de guardar os mandamentos de Deus? Ele nos responde. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá impedir de guardar os mandamentos de Deus e de Cristo Jesus nosso Senhor." Vv. 38 e 39.

João, inspiradamente, escreveu: "Quem diz que conhece a Deus e não guarda os seus mandamentos, é mentirosos, e com ele não está a verdade." I Jo. 2:4.

Se alguém não conhece a Deus, como pode segui-LO?

A seguir relacionamos os mandamentos da lei de Deus.

1º "Não terás outros deuses diante de mim."

2º "Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia até a terceira e quarta geração com milhares dos que me amam guardando os meus mandamentos."

3º "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão."

4º "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou."

5º "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá."

6º "Não matarás."

7º "Não adulterarás."

8º "Não furtarás."

9º "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo."

10º "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." Êx.  20:3-17.

Disse Jesus: "É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei." Lc. 16:17.

"Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus." Ap. 14:12.


O CAMINHO DE DEUS


1) Sobre o caminho, que disse Jesus?
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida." Jo. 14:6, p.parte.

2) Quantos caminhos há e quais são?
Dois. O apertado e o espaçoso. Mt. 7:13 e 14.

3) Qual deles conduz à vida?
O apertado. Mt. 7:13.

4) A que corresponde esse caminho?
À Lei de Deus. Ml. 2:8 e 9.

5) Como é o caminho de Deus?
Perfeito. II Sm. 22:31.

6) Com relação ao caminho, que pedido fez o salmista?
"Ensina-me, Senhor, o teu caminho." Sl. 27:11, p.parte.

7) No tempo de Davi, onde estava o caminho?
No santuário. Sl. 77:13.

8) A que correspondia isso?
À Lei de Deus, os Dez Mandamentos, que estava dentro da arca.

9) Quem servirá ao Senhor?
O que anda num caminho reto. Sl. 101:6, ú.parte.

10) Como chamou o salmista a esse caminho?
Caminho da verdade. Sl. 119:30.

11) Que pedido fez o salmista?
"Vê se há em mim algum caminho mal, e guia-me pelo caminho eterno." Sl. 139:24.

12) Que disse dele o grande sábio?
"O caminho do Senhor é fortaleza para os retos." Pv. 10:29, p.parte.

13) Como chamou o sábio Salomão a esse caminho?
Vereda da justiça. Pv. 12:28, ú.parte.

14) Que disse dela?
"Que nela está a vida, e na sua carreira não há morte." Pv. 12:28.

15) Que disse Jeremias sobre o povo de Deus?
"Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor." Jr. 5:4.

16) Que falou Deus por Jeremias no tocante ao caminho?
"Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas."  Jr. 6:16.

17) Como são os caminhos do Senhor?
Retos, justos e verdadeiros. Os. 14:9; Ap. 15:3, u.parte.

18) Quem anda nele?
Os justos. Os. 14:9, ú.parte.

19) Que disseram os fariseus a Jesus, lisonjeando-O?
"Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade." Mt. 22:16.

20) Que pregava Paulo aos judeus?
O caminho. At. 19:9 e 23; 18:26.

21) Que mais?
Que Jesus era o Cristo. At. 18:28.

22) Como nomeou Paulo pelo Espírito Santo os Mandamentos de Deus?
Caminho excelente. I Co. 12:31, ú.parte, e 13:1-13.

23) Que nos dá certeza nessa Escritura de que ele refere-se aos Mandamentos de Deus?

Nos versos seguintes o apóstolo diz que o dom de língua, de profecia, de conhecer mistérios, bem como o de fé, não tem nenhum proveito se não houver o amor. I Co. 13:1-3. E o apóstolo João diz que o amor de Deus é a guarda dos Seus Mandamentos. I Jo. 5:3.

24) Relativo ao povo de Israel que disse o Espírito Santo pelo missivista aos Hebreus?
Que ele não conheceu os seus caminhos. Hb. 3:10.

25) Qual é o novo e vivo caminho?
Os Mandamentos de Deus. Hb. 10:20.

26) Por quê?
Disse Jesus a um mancebo que O procurou a fim de saber  o  que  fazer  para herdar a vida Eterna: "Se queres entrar na vida, guarda os Mandamentos." Mt. 19:17.

27) Que outro texto ratifica que a verdade é o caminho?
Disse o Salmista: "Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade." Sl. 86:11, 1ª e s.parte.

28) Que disse o Espírito Santo por Davi, referindo-se ao Israel nominal ou segundo a carne?
"Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecimento dos meus caminhos." Sl. 95:10.

29) Que disse o apóstolo Paulo de como são os caminhos do Senhor?
Inescrutáveis. Rm. 11:33, ú.parte.

30) Com relação ao caminho, que fez Deus a Moisés?
Fez conhecidos os seus caminhos a ele. Sl. 103:7.

31) Que acontecerá com quem desprezar os caminhos do mandamento?
Morrerá. Pv. 19:16.

32) Que diz a Escritura que é o Caminho do Senhor?
O juízo de Deus. Jr. 5:4 e 5.

33) Relativo a caminho, que inquirição faz Deus aos que dizem que os caminhos de Deus não são direitos?
"Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel: Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos? Contudo, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Porventura não são direitos os meus caminhos, ó casa de Israel? E não são tortuosos os vossos caminhos?" Ez. 18:25 e 29.
Enviado por oliprest em 11/07/2007




Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr