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OS NOMES DA LEI DE DEUS
A Lei de Deus, vulgarmente e pejorativamente chamada de lei moisáica por evangélicos indoutos, tem vários nomes. E todos eles revelam aquilo que ela é, como: Lei Perfeita, Lei da Liberdade, Lei do Espírito de Vida, etc.

Nesse artigo buscaremos mostrar os nomes dela, buscando também mostrar as provas disso, alicerçando nosso argumento nas Sagradas Escrituras, a revelação de Deus para nós.

Vamos começar pelo nome inspirado ao apóstolo Tiago, ou melhor, um dos nomes, qual seja: Lei da Liberdade.

Na sua epístola o apóstolo chama-a de Lei Perfeita da Liberdade, dizendo que: "Aquele, porém, que atenta bem para a Lei Perfeita da Liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem aventurado." Tg. 1:25.

O apóstolo Paulo escreveu que Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós. Sim, porque todos nós poderíamos morrer da forma como ele foi morto, sem esperança de voltar à vida. E disse também que, libertos do pecado fomos feitos servos da justiça. E essa justiça é a da qual escreveu João em sua primeira epístola, dizendo: "Filhinhos, ninguém vos engane, quem pratica a justiça é justo." I Jo. 3:7.

Essa justiça, da qual o apóstolo fala em uma de suas epístolas dizendo que o povo de Israel não alcançou por falta de fé, é sobejamente relatada nas Sagradas Escrituras. Veja:

"A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são a justiça." Sl. 119:172.

O apóstolo Tiago diz mais: "Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." Tg. 2:12.    

Pelas Escrituras ficamos sabendo que Deus irá julgar o mundo com justiça e os povos com equidade. Sl. 98:9. E a inspiração concedida ao salmista Asafe, diz: "O Deus poderoso, o Senhor, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso. Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus. Virá o nosso Deus, e não se calará; adiante dele um fogo irá consumindo, e haverá grande tormenta ao redor dele. Chamará os céus, do alto, e a terra, para julgar o seu povo. Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um pacto com sacrifícios. E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz." Sl. 50:6. Assim, Deus irá julgar o Seu povo com base naquilo que Ele tem requerido desse povo: A obediência aos seus mandamentos.

Entendemos que a Lei da Liberdade é a Lei de Deus, porque mediante a obediência a ela nós estamos em Deus e Ele em nós, conforme I Jo. 3:24. Não mais dependemos de um intermediador humano, como os sacerdotes da velha dispensação, que detinham o ofício de apresentar os sacrifícios pelo pecado em benefício do pecador. Hoje o sacrifício pelos pecados deve ser oferecido diretamente pelo transgressor, sem necessidade de intermediação, a não ser do sumo sacerdote eterno: Jesus.

O apóstolo Tiago, pelo Espírito, mostra que a Lei da Liberdade é a Lei de Deus, pois diz: "Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da Lei." Tg. 2:11. Ficando claro que refere-se à Lei de Deus.

Semelhantemente, o apóstolo diz: "Todavia, se cumprires, conforme a Escrituras, a Lei Real, amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem farás."

Assim, ele chama também a Lei de Deus de Lei Real, dizendo que seremos bem-aventurados se a guardarmos conforme as Escrituras.

Ela é Real porque é de autoria do Rei Jesus, nosso legislador e Rei. Sl. 50:6 e Jo. 12:15.

Outrossim, a Lei de Deus, os Seus Mandamentos, é que nos liberta da lei do pecado e da morte. Tanto o pecado quanto a morte são leis as quais o homem natural está preso, e das quais a Lei de Cristo liberta. A Escritura diz que "o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei." I Co. 15:56. Por isso os transgressores da Lei de Deus estão na morte e não poderão ressuscitar para a vida eterna e nem na primeira ressurreição. Pois a Escritura diz que "os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." I Ts. 4:16. E estar em Cristo é estar guardando os seus mandamentos, conforme I Jo. 3:24.

A morte não pôde reter a Jesus na sepultura porque Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. I Pe. 2:22.

O apóstolo Paulo diz que quem sem lei pecar, sem lei perecerá; e quem pela lei pecar, pela lei será julgado. Rm. 2:12. Assim, mesmo os desconhecedores da Lei de Deus não se podem livrar da lei da morte, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Rm. 3:23.

Conforme o que alcançamos pelas Escrituras, o versículo 25 de Tiago fala de uma só lei, mas com dois nomes, quais sejam: Lei Perfeita e Lei da Liberdade. E com esses nomes as Escrituras a nomeiam. Em salmos diz: "A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma." Sl. 19:7. Paulo, escrevendo aos Gálatas, diz: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade." Ora, conforme as Escrituras, a caridade de Deus é a observância, ou a guarda dos mandamentos de Deus, conforme I Jo. 5:3; II Jo. 6.

Segundo o que o Espírito nos concede, a tradução de salmo 19:7 deve ser: A Lei do Senhor é perfeita e refrigera o espírito. Isso porque alma é o ser total, o corpo com vida. Assim, o que refrigera a alma, é água fria, conforme Pv. 25:25. Sendo a Lei de Deus espiritual, ela refrigera o espírito do homem espiritual. Mas o homem carnal ela mata. Porque, não entendendo ele as coisas do Espírito, não tem forças para vencer a lei do pecado, que guerreia nos seus membros contra a lei do seu entendimento, fazendo-o cativo à lei da morte.

Como todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, Jesus, o sumo sacerdote dos bens futuros, nos deu uma lei que nos salva: A Lei do Espírito de Vida. Rm. 8:2. Pois ele disse: "E sei que o Seu mandamento é a vida eterna." Jo. 12:50, p.parte.

E o Espírito Santo chama a Sua Lei de lei do Espírito de vida, falando pelo apóstolo Paulo que a justiça dela se cumpre naqueles que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. E que a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Rm. 8:4-7.

E diz mais o apóstolo: "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos profetas. Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença." Rm. 3:21 e 22.

Como já vimos, a justiça de Deus são os seus mandamentos, conforme o salmo 119:172. E ela é a mesma da qual fala o Espírito pelo apóstolo, quando diz: "Para demonstração da Sua Justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." Rm. 3:26. E a nomeia dizendo: "Onde está logo a jactância? É excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé." Rm. 3:27.

Quando o salmista fala sobre a Lei Perfeita, ele diz que ela é do Senhor, pois diz: "A lei do Senhor é perfeita e refrigera o espírito." Sl. 19:7. Assim ela toma também esse nome. E foi a ela que Moisés se referiu quando disse: "E te será por sinal sobre a tua mão, e por lembrança entre teus olhos; para que a lei do Senhor esteja em tua boca..." Êx. 13:9.

Essa lei do Senhor, da qual disse o apóstolo que é atestada pelos profetas, é chamada em Malaquias de “a lei da verdade”. Ml. 2:6. E isso é ratificado pelo salmista, que disse: "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." Sl. 119:142.

Como Jesus é o Senhor, a Lei é Sua e recebe também o nome de Lei de Cristo, veja:

"Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da Lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." I Co. 9:21.

E já que Jesus é Deus, a Sua Lei recebe também o nome de a Lei de Deus, da qual fala o Espírito pelo apóstolo: "Porque segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de Deus." Rm. 7:22. E da qual disse o salmista: "A boca do justo fala da sabedoria; a sua língua fala do que é reto. A lei de Deus está em seu coração." Sl. 37:30 e 31.

E, finalizando, temos ainda outro nome, qual seja: Lei da Beneficência. Pv. 31:26. Pois a mulher mencionada no verso 10 daquele capítulo, é a Igreja. Essa mulher conhece o seu marido (versículo. 23), que é Jesus, o esposo da Igreja. E conhecê-LO é guardar os seus mandamentos. I Jo. 2:3. Ela faz panos de linho fino, e vende-os e dá cinta aos mercadores. (versículo. 24). Ou seja, reproduz cópias da Lei e pratica essa Lei, que resulta em obras de justiça, e que são o linho fino resplandecente citado em Apocalipse 19:8. Ela dá cinta aos mercadores. Ou seja, dá-lhes a Lei que deve cingir o evangelista, e que corresponde ao cinto dos lombos, que é a verdade e a justiça mencionadas em Ef. 6:14, correspondente a “Armadura de Deus”. Ela tem a força e a glória como vestidos. Ou seja, a força que se obtêm guardando os mandamentos do Senhor, que são a Sua glória. I Sm. 4:17 e 21. E da qual diz o apóstolo Paulo que os homens a mudaram em semelhança da imagem de homem corruptível. E que também trocaram a verdade de Deus em mentira, tendo adorado a criatura antes que o criador. Rm.1:23 e 25. Ela abre a sua boca com sabedoria. E só é sábio o que aceita  os  mandamentos  de  Deus,  que  torna  sábio  para  a  vida  eterna. Pv. 10:8. Porque são a vida eterna. Jo. 12:50. E os guarda, pois é condição para se alcançar a sabedoria de Deus e o conhecimento dEle. Pv. 2:1-6.

Seu marido diz: "muitas mulheres procedem virtuosamente; mas tu a todas és superior." Pv. 31:29.

A mulher (Igreja) que teme ao Senhor, essa será louvada. Versículo. 30. E para se alcançar o temor do Senhor, é condição aceitar os seus mandamentos, conforme a citação de provérbios 2:1-6.

Existem muitas mulheres formosas como Vasti, a mais bela. Mas, como enganosa é a graça e vã a formosura, a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Ela possui o perfume do conhecimento de Deus (II Co. 2:14-16). Sendo como Ester: “a mais cheirosa”, ou a “mais perfumada”. E conhecer a Deus é guardar os seus mandamentos. I Jo. 2:3.

Ela é aquela cantada por Salomão, e mencionada em Cantares, onde diz: "Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumo, perfumada de mirra, de incenso, e de toda a sorte de pós aromáticos? Que belos são os teus amores, irmã minha! Ó esposa minha! Quanto melhores são os teus amores do que o vinho! E o aroma dos teus bálsamos do que o de todas as especiarias. Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada. Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes: o cipreste e o nardo. O nardo, e o açafrão, o cálamo, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias." Cantares de Salomão 3:6 e 4:10-14.
Enviado por oliprest em 29/07/2007




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