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O CAMINHO DA PAZ
Já discorremos sobre a paz do Senhor, falando da saudação cristã. E agora vamos falar da paz num outro sentido segundo revelado nas Sagradas Escrituras, e que o Espírito me faz saber.

Quando se fala de paz, pensa-se em tranquilidade. Mas existe uma mencionada nas Sagradas Escrituras num sentido mais profundo do que podemos ver com os olhos materiais, mas que nos é dado saber pelo Espírito, e cujas várias passagens bíblicas concorrem para a confirmação e fundamentação do que postulamos.

Disse o Senhor, falando pelo profeta Isaías:

Eu faço a paz, e crio um mal; eu, o Senhor, faço todas estas cousas. Is. 45:7, segunda e última parte.

Quando isso é dito e o profeta usa o artigo definido anteposto ao substantivo, é porque Deus está se referindo a algo específico. Que é ela?

Diz a Escritura: A palavra que ele enviou aos filhos d’Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos). At. 10:36.

Disse Jesus: Não cuideis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Mt. 10:34.

E agora, como entender? Uma Escritura diz que Jesus evangelizou a paz, e outra diz que ele não veio trazer paz a terra, mas espada.

Em verdade existem muitos mistérios de Deus nas Sagradas Escrituras, e esse é mais um. Entretanto nos é ele revelado, e confirmado pela própria Escritura.

Várias coisas têm duplo significado nas Escrituras. Por vezes tem um sentido literal e outro profético. Outras vezes têm mesmo mais de um sentido.

Disse Jesus que existem dois caminhos. O apertado e o espaçoso. E nos manda entrarmos pelo apertado. Assim, quando as Escrituras falam em caminho no sentido positivo, referem-se à mesma coisa, ainda que com vários nomes. É o caso de quando falam: meus caminhos, o caminho da vida, o caminho do justo, o caminho de Sião, os caminhos aplanados, etc., e que são citados nos questionários neste trabalho.

Por isso diz o Senhor por Isaías:

Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsamente, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e andam falando mentiras; concebem o trabalho, e produzem a iniquidade. Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles morrerá; e, apertando-os, sai deles  uma  víbora.  As  suas  teias  não prestam para vestidos, nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obra de iniquidade, e obra de violência há nas suas mãos. Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade, destruição e quebrantamento há nas suas estradas. Não conhecem o caminho da paz, nem há juízo nos seus passos; as suas veredas tortuosas as fizeram para si mesmos, todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz. Is. 59:1-8.

Observemos que nessa passagem bíblica o Senhor fala do seu povo. E não pense que fala do Israel da palestina. Pois estas coisas quando inquiridas pelos profetas se eram para eles, lhes foi dito que não para eles, mas para os gentios eles escreviam ou ministravam. Conforme I Pe. 1:10-12. Vemos que já no capitulo cinquenta e três de Isaías é anunciado e manifesto isso.

Em algumas Igrejas evangélicas é adotada a saudação invocando o termo “A Paz do Senhor”. Entretanto muitos dos que isso fazem estão na condição revelada pelo Senhor através dos profetas, veja:

Visto que, sim, visto que andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e um edifica a parede de lodo, e outros a rebocam de cal não adubada. Dize aos que a rebocam de cal não adubada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá. Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está o reboco de que a rebocastes? Portanto assim diz o Senhor Jeová: Um vento tempestuoso a fenderá no meu furor, e uma grande pancada de chuva haverá na minha ira, e grandes pedras de saraiva na minha indignação, para a consumir. E derribarei a parede que rebocastes de cal não adubada, e darei com ela por terra e o seu fundamento se descobrirá; assim cairá, e perecereis no meio dela, e sabereis que eu sou o Senhor. Assim cumprirei o meu furor contra a parede, e contra os que a rebocam de cal não adubada; e vos direi: A parede já não existe, nem aqueles que a rebocaram; os profetas de Israel, que profetizam de Jerusalém, e vêem para ela visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor Jeová. Ez. 13:10 e 16.

Movido pelo Espírito, assim se expressou Zacarias no seu cântico relativo a João, o batista:

E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados; pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o Oriente do alto nos visitou; para alumiar aos que estão assentados em trevas e sombra de morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. Lc. 1:76-79.

Algumas passagens bíblicas estão como uma pepita de ouro incrustada na rocha. E nisso está o propósito do Senhor para cumprir aquilo que foi proposto por ele mesmo que disse: se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouro escondido a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Pv. 2:4 e 5.

Assim, encontramos algumas citações como: mas Deus chamou-nos para a paz. I Co. 7:15, ú.parte.

Se formos examinar o contexto não conseguimos fazer conexão entre as passagens, mas a passagem está se referindo àquilo que a paz significa: os mandamentos de Deus.

Mas aquilo que afirmamos também podemos provar por outras Escrituras que falam da mesma coisa, veja:

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Ef. 4:1-3. E adiante ficamos sabendo como chegamos a essa unidade que é propiciada através do vínculo da paz, veja:

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Ef. 4:11-13.

Ainda que essa passagem tenha sido traduzida dando-se distinção entre a unidade da fé e o conhecimento de Deus, elas são uma só, sendo, portanto, dispensável a utilização do  conectivo “e” usado entre uma sentença e outra.

Naquela mesma passagem, logo adiante, diz o apóstolo: Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Do qual todo o corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Ef. 4:15 e 16.

Só nesse texto encontramos em mistério três referências aos mandamentos de Deus, veja:

Primeira: Antes, seguindo a verdade.

Esta é os mandamentos de Deus, conforme Sl. 119:142, p.parte.

Segunda: em caridade.

Esta é a guarda dos mandamentos de Deus, conforme I Jo. 5:3.

Terceira: edificação em amor.

Este é a obediência aos mandamentos de Deus, conforme Jo. 14:15, 21 e referências.

E no mesmo capítulo encontramos mais referências à lei ou mandamentos de Deus, veja:

E vos revistais do novo homem que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. V. 25.

E a justiça de Deus pela qual o novo homem deve ser criado é os seus mandamentos, conforme I Jo. 3:7; Sl. 119:172, p.parte e referências. Diz inda o apóstolo noutra Escritura:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Fp. 4:7.

Nessa passagem o apóstolo diz que a paz de Deus excede todo o entendimento, o que também é dito do amor de Cristo, veja:

E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ef. 3:19.

Assim, se referindo a Jesus, diz a Escritura: Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. Cl. 1:19 e 20.

Esta citação também refere-se aos mandamentos de Deus, que foram feitos e dados por Jesus. Pois como fala nos versos anteriores, nele foram criadas todas a s coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi feito por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Cl. 1:16-18.

Citaremos ainda algumas passagens bíblicas que referem-se à paz no mesmo sentido, ou seja, os mandamentos de Deus.

Ora o mesmo Deus da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós. II Ts. 3:16.

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. II Tm. 2:22.

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hb. 12:14.

Ora o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tg. 3:18.

Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.  Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. Pe. 3:10 e 11.

E para arrematar o que costuramos, vamos mostrar ainda duas passagens bíblicas que se opõem na referência à paz.

Disse Jó: Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se esforçam em poder? A sua semente se estabelece com eles perante a sua face, e os seus renovos perante os seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor; e a vara de Deus não está sobre eles. Jó 21:7-9.

Diz o Senhor por Isaías:

Eu crio os frutos dos lábios; paz, paz, para os que estão longe, e para os que estão perto, diz o Senhor, e eu os sararei. Mas os ímpios são como o mar bravo que se não pode aquietar, e cujas águas lançam de si lama e lodo. Os ímpios, diz o meu Deus, não têm a paz. Is. 57:19-21.

Uma Escritura diz que o ímpio tem paz, e outra que o ímpio não têm a paz, e agora?

É porque uma refere-se à tranquilidade, enquanto que a outra refere-se aos mandamentos de Deus.

Apesar de que algumas bíblias estão adulteradas e vertidas sem o artigo definido pré-posto ao vocábulo paz, o que leva muitos a presumirem que está referindo-se à paz no sentido de tranquilidade, quando, em verdade, está referindo-se aos mandamentos de Deus que são a sua paz.

Amai, pois, a verdade e a paz. Zc. 8:19.

Oli Prestes
Missionário
Enviado por oliprest em 26/07/2007




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