Áudios

Falsos pastores
Data: 03/05/2017
Créditos:
Título: Falsos pastores
Autor: Oli Prestes
Voz: Oli Prestes
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Falsos pastores
FALSOS PASTORES

Como falamos em outro trabalho que escrevemos sobre falsidade, é difícil distinguir o verdadeiro do falso quando o tema é religião, porque o falso se assemelha ao verdadeiro. Também porque o falso tem um aparente brilho, o que atrai aos desavisados ou ao que se guia por vista, como a mariposa, que é atraída pela luz. Mas vamos evidenciar algumas características dos falsos.

Deus, falando por Salomão, diz que “quem fala a verdade manifesta a justiça. Mas que a testemunha falsa se desboca em mentira”. Então, precisamos saber que é a verdade, a fim de identificar as falsas testemunhas. Porque Jesus disse: “vós sois as minhas testemunhas”. Segundo as sagradas Escrituras a verdade é a lei de Deus, veja.

“A tua lei é a verdade”. Sl. 119:142, u.parte. Logo, quem não vem com a verdade até a alguém com a pretensão de guia-lo para Deus, é falso. E, como disse Jesus, um cego não pode guiar outro cego, pois ambos vão cair no buraco. E para saber quem é cego, sugiro ler o meu texto “Os cegos que veem”, publicado em www.recantodasletras.com.br

Também os que são ricos. Jesus disse que não devemos ajuntar tesouros na terra, onde a traça come e a ferrugem consome. “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam. Mt. 6:19.

Outra característica do falso é a avareza (amor ao dinheiro e as coisas materiais). ”Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância". Tt. 1:7   Logo, a ganancia é torpeza.

O pastor que cuida ele mesmo das finanças juntamente com a sua família. Jesus não cuidava das finanças quando exerceu o seu ministério terreno. Judas era o dono da bolsa. Jo. 12:6 e 13:29. E mulheres ricas serviam a ele com os seus bens. Lc. 8:3.

Pastores que querem exercer a função de pastor e de político. Disse Jesus: “aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.” Lc. 9:48.

Se o pastor recebeu essa incumbência de Deus, por que ele quer ser maior no meio dos estrangeiros?

Pastor que é o presidente da organização a que dirige, e na qual não é feito eleição para a escolha de outro que o substitua. Ele é que manda em tudo.

O pastor que faz o seu salário. Também que lança mão de tudo que entra na tesouraria. Que não presta contas das suas despesas e nem apresenta relatório das entradas e saídas financeiras e as suas aplicações e finalidades.

Pastor que recebe ofertas pessoal e particular por orações e ou algum feito na esfera espiritual.

Pastor que não pratica a filantropia.  “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer". Gl. 2:10.  

Pastor que não cura as ovelhas nem busca a desgarrada. “A (ovelha) fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.” Ez. 34:4.

Pastor que não se dá por exemplo das ovelhas.

Pastor que é duro com as ovelhas. “...mas dominais sobre elas com rigor e dureza.”. Ez. 34:4, ú.parte.

Pastor que não conhece as suas ovelhas. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos". Pv. 27:23.

Pastor que não jejua jejum de vários dias nem por eles nem pelas ovelhas.

Pastor que gosta de comer e dormir. “Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.” Is. 56:11.

Pastor que troca de mulher ou que tem mais de uma. Pastor que compra roupa de grife. “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar.” I Tm. 3:2.

Pastor que cobra para discursar. Que mente. Pastor ao qual às ovelhas não tem acesso a ele facilmente. Pastor risonho, engraçado, palhaço, que debocha, ridiculariza, constrange, julga, se promove, fala de si como exemplo, mas não serve de bom exemplo; cuja esposa usa roupas vistosas e custosas, além de joias e adereços; cujos filhos não lhe são submissos; que é mal pagador; que tem carrão comprado com as contribuições das ovelhas; que usa carro blindado, tem plano de saúde; que participa da maçonaria; que, além de aliança, usa anéis; que não vigia junto com as ovelhas; que não mostra, com exemplo, como jejuar jejum de vários dias; que não conhece a doutrina básica deixada por Jesus; que não busca a Deus pelas madrugadas; que não conhece as suas ovelhas; que faz conchavo com políticos, a fim de obter vantagens para si e para o seu ministério. Cujo salário ninguém sabe quanto é, só ele mesmo. Que só pousa ou pernoita em hotéis, e estes de elevado padrão. Que não abençoa as suas ovelhas, não as unge com o óleo santo.

Esses são sinais e evidências dos falsos pastores. Por isso disse Jesus: “Acautelai-vos! Muitos virão em meu nome e enganarão a muitos”. Mt. 24:5; Mc. 13:6. Busque a Deus, clame a ele, a fim de que você não seja uma vítima dos falsos pastores.

Oli Prestes
Missionário
Enviado por oliprest em 17/04/2017

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr