Áudios

Todo mundo erra
Data: 17/01/2018
Créditos:
Título: Todo mundo erra
Autor: Oli Prestes
Voz: Oli Prestes
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Todo mundo erra
TODO MUNDO ERRA

É conceito corrente de que “todo mundo erra” e que “todos sempre vão errar”. Mas, por que tem que ser assim? É possível que haja um modo de não errar? Vejamos.

Existem alguns conceitos humanos que, por ser muito falado, tornam-se como infalíveis, o que faz com que as pessoas aceitem o erro como fato consumado. Um desses conceitos é o de que todo mundo erra e que só aprendemos errando. Mas, acaso não seria possível que o erro fosse um acontecimento fortuito e previsível entre nós humanos? Ou isso é fato inconteste e, portanto, temos que aceitar mesmo lamentando?

Imaginemos o seguinte: A fabricação de um avião. Uma aeronave possui milhares de componentes e outros milhares de conexões. Todos tem que funcionar com perfeição. Caso haja falha, o resultado pode ser catastrófico, com perdas materiais e de vidas. Então como não falhar?

Em muitos casos não se admite erro nem na elaboração de um projeto nem na sua execução. E, é por causa de falhas tanto no primeiro como no segundo que tem havido muitos desastres e perdas de vidas.

No aspecto espiritual não é diferente. O ideal é que o ser humano nunca falhasse no seu comportamento. Mas, para isso, seria necessário que ele agisse sempre dentro de padrões de comportamento previstos e preconcebidos pelo seu criador.

Mas não é natural que o homem seja um ser falho e imperfeito?
Um texto bíblico diz que Deus fez o homem perfeito, mas ele buscou várias astúcias. Então a imperfeição não decorreu do criador, mas da coisa criada, a qual se desviou do objetivo do criador e enveredou por caminhos diferentes do que Ele traçou e propôs-lhe.

Jesus falou certa vez: “Sede, portanto, perfeitos, como é perfeito vosso pai celestial”. Como isso é possível? Aferindo a nossa edificação pelo prumo e a pela linha mestra.

O Espírito Santo, falando por João, diz: “Qualquer que permanece nele não peca (não erra o alvo)”. I Jo. 3:6, p.parte. “Sabemos que todo que é nascido de Deus não peca (não erra o alvo)”. I Jo. 5:18, p.parte.

“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado. E não pode pecar, porque é nascido de Deus” I Jo. 3:9, p.e última parte. “Quem comete pecado é do diabo. “ I Jo. 3:8. “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade”. I Jo. 3:4.

Diz o Espírito Santo pelo apóstolo Paulo: “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo. Cl. 1:27 e 28.

Diz mais o Espírito na mesma epístola: “E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.” Cl. 2:10.

Eu diria que esse texto é uma concitação, não uma afirmação. Então ele deveria ser: “E estai perfeitos nele...”. Convoca os crentes a estarem em Cristo, a pessoa jurídica de Deus ou a palavra de Deus, a sua lei ou mandamentos, o decálogo. A qual é intitulada pelo salmista como “A Lei Perfeita”. Sl. 19:7, p.parte. Para confirmar nossa assertiva, sugerimos o exame do trabalho “Quem é Cristo”.

Então por que é que todo mundo (ímpios e pecadores) erra?
“Todo mundo está no maligno.” I Jo. 5:19.

Portanto, aceite a semente de Deus, a sua palavra, seja perfeito e não erre mais.

Oli Prestes
Missionário

(093)99190-6406
Enviado por oliprest em 11/11/2017

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr