Áudios

Amigos inúteis
Data: 20/01/2018
Créditos:
Título: Amigos inúteis
Autor: Oli Prestes
Voz: Oli Prestes
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

AMIGOS INÚTEIS
Pra que serve um amigo? Não é para ajudar em momentos de dificuldades? De que vale um amigo que só serve para oferecer o ombro, por vezes malgrado, para que o infortunado ou triste amigo chore? Um amigo precisa ser capaz de fazer o que for preciso nas horas de incerteza.

Amigos que só sabem dizer: I’m sorry, sinto muito, minhas condolências, Je suis tellement désolé, etc. e tal, deve ser considerado um amigo inútil.

Considere: um amigo que diz ser isso ou aquilo, ter esse ou aquele mérito com os grandes, mas na hora em que um seu amigo precisa que ele interfira em seu favor, ele enrola e nada consegue, não é um amigo em que se possa confiar. E desse tipo de amigo o mundo está cheio. Não sâo amigos de verdade. São verdadeiros amigos inúteis.

Não faz dois anos que o mundo chorou a perda de um cantor que fazia dupla com outro que ainda faz sucesso. E nada obstante ele declarar que tinha muita fé em Deus, tanto a sua fé como a de seus milhares e milhares de fãs não puderam lhe propiciar o restabelecimento da saúde. Tanto ele como seus amigos não tiveram méritos diante do Deus Todo Poderoso para suspender a sentença de morte que lhe estava decretada.

Do mesmo modo a esposa de um cantor muito popular, e que canta que quer ter “um milhão de amigos”, também se foi, apesar dos rogos dos seus milhares de fãs e amigos.

Por que Deus não atendeu os rogos dessas milhares de pessoas que se diziam solidárias com o sofrimento desses homens? Que Deus é esse que não dá a mínima para as muitas preces que lhe fazem em benefício da vida e do bem estar de alguém? Só encontro as seguintes respostas. Os seus deuses não são deuses. Rogam a um deus que não pode livrar. Fazem deuses imaginários e impotentes para si.

Certa vez o profeta lsaías foi enviado para dizer ao rei Ezequias que ele colocasse a sua casa em ordem porque ele iria morrer. Esse rei ficou muito triste por isso, e se lamentou e chorou, e reivindicou de Deus o fato de andar retamente diante dele. Foi o suficiente para que Deus mandasse o mesmo profeta lhe dizer que ele teria mais quinze anos de vida. Isso sim que é Deus misericordioso, que ouve a oração, que se compadece, e que pode suspender aquilo que tem decretado contra um servo seu.

Em outra ocasião um amigo de Jesus morreu. E Ele lhe restituiu a vida. Estou falando de Lázaro, que fora ressuscitado após quatro dias de sepultado. E por que hoje os milagres não são mais notórios no meio do mundo? Falam tanto que possuem fé, mas esta é lisonjeira e infrutífera.

Diz a Escritura que há quem possua muitos amigos para o seu próprio dano. E que há um amigo melhor que um irmão. Sim, Jesus é o maior e melhor amigo daquele que o aceita e obedece a sua palavra, os seus mandamentos. Pois ele mesmo disse: Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando.

Depois que Deus me reconciliou com ele, aqueles que eu tinha como amigos me desprezaram e me rejeitaram como amigo. Tornei-me para eles como quem morreu. Isso porque eles eram amigos do mundo. E como eu deixei de fazer parte do mundo deles, eles me ignoraram. Nunca me visitaram quando eu passei pela vara da correção, e sofri as aflições decorrentes da correção do Pai celeste. Pelo contrário me julgaram e desprezaram. Esses amigos não foram me consolar e nem interceder por mim. E não precisava mesmo. Amigos desse tipo são como os amigos citados a princípio, inúteis. Um amigo deve servir para apoiar, amparar e ajudar a levantar. Mas amigo da onça que na hora da pior ainda quer que o amigo lhe sirva de repasto, esse é pior que inimigo.

Hoje eu tenho um único e grande amigo. Ele é fiel, é leal, nunca me desampara, atende-me em tudo que ele sabe ser o melhor para mim; é meu médico, meu conselheiro, meu confidente, meu amo, meu rei e meu Deus. Por isso eu o amo obedecendo aquilo que ele me ensina, e que exige para que eu prive do seu círculo de amizade. Ele é Jesus, o único amigo que é capaz de me dar a vida e até de devolvê-la ainda que eu venha a perdê-la.

Você também pode ser seu amigo, e pode ser amado dele. A condição é amá-lo. Pois ele diz: Eu amo os que me amam. Pv. 8:17, p.parte.  E: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu pai, e eu o amarei, e manifestarei a ele. Jo. 14:21.

Conheça-o, e você nunca se arrependerá disso. Deixe o mundo e os amigos inúteis.

Oli Prestes
Missionário
Enviado por oliprest em 29/06/2007

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr