Áudios

Faz a tua parte que Deus coopera
Data: 09/02/2018
Créditos:
Título: Faz a tua parte que Deus coopera
Autor; Oli Prestes
Voz: Oli Prestes
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Faz a tua parte que Deus coopera
Existe um provérbio que diz “Faz a tua parte que eu te ajudarei”, o qual é atribuído a Deus e dizem constar na bíblia. Será assim mesmo? Vamos analisar essa tese e ver o que pode ser aproveitado dela.

Quando Deus ressuscitou a Lázaro, antes ele mandou que os homens retirassem a pedra que vedava a caverna onde ele estava sepultado. Mas, já que ele tinha poder de ressuscitar um morto de quatro dias, acaso ele também não tinha poder para remover a pedra com uma ordem sua? Certamente. Entretanto ele quis que outros tivessem participação no episódio e demonstrassem obediência a sua ordem. Aqueles homens poderiam dizer: Não, já fede. Eu que não vou querer sentir fedor de morto.

Quando ele conversou com a mulher samaritana na beira do poço de Jacó, antes ele mandou os seus discípulos à cidade comprar alimento para eles. Ele, que havia multiplicado pães e peixes e alimentado milhares, não poderia fazer que o alimento aparecesse para eles ali? Com certeza. Mas ele queria um tempo a sós com ela, a fim de manifestar que ele era o profeta que eles, os samaritanos, também esperavam.

Muitos querem o pão nosso de cada dia, mas não querem o vosso reino. Outros querem o milagre, mas não querem cooperar para isso.

Há pessoas que estão precisando de um milagre, mas não fazem a parte que lhes cabe. O filho(a) está oprimido, possuído, nas drogas, mas o tal não quer jejuar em benefício deles. Ora, esse comportamento demonstra a sua inépcia e o seu comodismo e conveniência.

A que foi minha genitora dizia que “choro não paga dívida”. Então, não adianta chorar e não fazer a parte que lhe cabe.

Conheci uma varoa que era um vaso (profetiza), que tinha um marido possuído por uma legião. Ele era traficante e, quando bebia, também comia o copo de vidro. Ela fez jejuns por quarenta dias em seu benefício. Ao final, ele, espontaneamente, pediu para ela passar uma camisa para ele, e disse: hoje eu vou aceitar o teu Jesus. E os demônios o deixaram. Explicando o jejum que ela fez: Ela se alimentava apenas uma vez por dia.

Deus responde as orações feitas por seus servos tementes a ele, ou seja, os guardadores dos seus mandamentos, mas há que haver também o que ele diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e me buscar, então eu ouvirei  do céu e perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra." Diz também: “Buscar-me-eis e achar-me-deis quando buscares de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”. E ainda: “Eu amo os que me amam; os que de madrugada me buscam me acharão”. Pv. 8:17.

É desse modo que o provérbio pode ter a sua aplicação prática.

Portanto, faça o que está no seu poder fazer, e Deus fará aquilo que você não pode.

Manaus-Am, 27/10/2017
Oli Prestes
Missionário
Enviado por oliprest em 27/10/2017

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr