Textos

SERVOS DO PECADO
SERVOS DO PECADO

Muitos há que se dizem servos de Deus, e por isso não só reivindicam direitos que pertencem somente aos filhos, como também dizem ter filiação com Deus, ou serem filhos de Deus, nada obstante não aceitarem as condições impostas por Deus, principalmente aquela que diz: Amarás ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas.

Esses, que já provaram a boa palavra de Deus, declararam a Ele como senhor, e se consideram embaixadores dele, ainda assim não abrem mão de coisas que o tornam servos delas. Assim, não renunciam as obras infrutuosas das trevas, como: ligações de ordem sentimental e associação com jugo desigual com incrédulos, por causa de suas fraquezas e interesses.

Ora, se de quem se é vencido dele nos tornamos servos, então a coisa que nos vence se torna nosso senhor, e, por conseguinte, nos tornamos servos dela.

O apóstolo Paulo na sua epístola aos Romanos, diz:

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Rm.7:19-23.

Há quem pense que o apóstolo está dizendo que ele era pecador incorrigível, pois não conseguia praticar o bem, ou seja, guardar a lei de Deus, não compreendendo que o apóstolo está falando hipoteticamente. A prova disso é que ele diz: Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o  pecado que habita em mim. E adiante diz mais:

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.

Acaso o apóstolo Paulo era um homem dividido com relação a sua obrigação para com Deus? Ou ele não havia conseguido vencer o pecado, e o pecado ainda estava nos seus membros, batalhando contra o seu entendimento, e estava preso debaixo da lei do pecado?

Não, não é assim. O apóstolo estava mostrando que enquanto o homem não se rende a Deus, declarando com a sua boca aceitar o senhorio dele, não poderá obter forças para guardar a lei de Deus.

Porque estando tal homem na condição de natural, estará sujeito a lei do pecado que habita o homem natural, e a lei do pecado o sujeita e não deixa ele guardar os mandamentos de Deus. É por isso que adiante ele diz: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”. Rm. 7:25.

É por essa razão que muitos, apesar de saberem que roubar é pecado, roubam; que matar é pecado, matam; que adulterar é pecado, adulteram; que fornicar é pecado e fornicam. Nessa mesma condição estão aqueles que negam o mandamento de Deus que diz: Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo!

Na mesma epístola, intitulada aos Romanos, o apóstolo fala para aqueles que já se consideravam crentes: Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Rm. 2:23.

E que transgressão o apóstolo cita na sua epístola? Veja:

Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Rm. 2:21 ú. parte e 22.

E essas citações referem-se aos mandamentos da lei de Deus que diz: Não furtarás e não adulterarás.

E alguns que são contradizentes, dizem:

Se pecarmos, temos um advogado.

Mas esquecem de outra citação que diz:

Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte. I Jo. 5:16 e 17.  

Que pecados são para a morte? Veja:

Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e a morte, o bem e o mal; porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Dt. 30:11 e 16.

Então os mandamentos de Deus são a vida, enquanto que o pecado é a morte. Pois diz o apóstolo Paulo:

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Rm 7:7.

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Rm. 6:16.

Ora, já que ninguém pode servir a dois senhores, como disse Jesus, ou se é servo de Deus, e pra isso aceita o seu senhorio entrando em aliança com Ele, mediante a observância dos seus mandamentos, ou se é servo do pecado. As duas coisas são incompatíveis.
oliprest
Enviado por oliprest em 02/06/2009


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr