Textos

O BEM E O MAL.
O BEM E   O MAL


1) Quem induziu Eva a conhecer o mal?
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gn. 3:1-5.

2) Quando Deus propôs as suas leis e estatutos para o povo retirado do Egito, como nomeou ele o bem e o mal?
     Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e a morte: o bem, e o mal; Dt. 30:15.

3) Que manda o Espírito pelo Salmista?
     Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Sl. 34:14.

4) Que diz o Espírito sobre quem faz o mal?
A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Sl. 34:16.

5) Que mais?
A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável. As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem. Sl. 36:1 a 3.

6) Que condição estabelece Deus para habitar seguro na terra?
     Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Sl. 37:3.

7) Que diz o Espírito em como podemos ter morada eterna?
     Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Sl. 37:27.

8) Que diz o Espírito sobre o ímpio?
A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos. Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão. Sl. 52:2-3.

9) Que diz o Espírito de como imagina o néscio?
Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem. Sl 53:1.

10) Olhando para os filhos do homens, que viu Deus?
       Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um. Sl. 53:2-3.

11) Que diz o Espírito sobre o desejo dos justos?
O desejo dos justos é tão somente para o bem, mas a esperança dos ímpios é criar contrariedades. Pv. 11:23.

12) Que diz o Espírito sobre quem busca o bem e de quem busca o mal?
       O que cedo busca o bem, busca favor, mas o que procura o mal, esse lhe sobrevirá. Pv. 11:27.

13) Que diz uma escritura sobre os que praticam o mal?
       Porventura não erram os que praticam o mal? Pv. 14:22. p.parte.

14) E que diz sobre os que praticam o bem?
       Mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem. Pv. 14:22. s.parte.

15) Que mais diz a escritura sobre o perverso?
O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal. Pv. 17:20.

16) Que diz uma escritura de quem herdará o bem?
O que faz com que os retos errem por mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os bons herdarão o bem. Pv. 28:10.

17) Que diz Salomão de um homem que não praticou o bem em vida?
Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele. Ec. 6:3.

18) Por quê?
Porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome. E ainda que nunca viu o sol, nem conheceu nada, mais descanso tem este do que aquele. E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar? Ec. 6:4 a 6.

19) Como sabemos que o bem é também a paz, a salvação, o evangelho?
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Is. 52:7.

20) Que diz Deus sobre os rebeldes do seu povo?
Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem. Jr. 4:22.

21) E por que o povo de Deus não sabe fazer o bem, ou seja, não sabe guardar os mandamentos de Deus?
Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal. Jr. 13:23.

22) Por que o inimigo perseguirá o povo de Deus?
       Israel rejeitou o bem; o inimigo persegui-lo-á. Os. 8:3.

23) Que manda Deus numa escritura?
Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Am. 5:14.
Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor Deus dos Exércitos tenha piedade do remanescente de José. Am 5:15.

24) Que inquirição faz Deus pelo profeta Miquéias aos líderes do seu povo?
E disse eu: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel; não é a vós que pertence saber o juízo? A vós que odiais o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos. E que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne dentro do caldeirão. Mq. 3:1-3.

25) Que disse Jesus sobre um homem bom e um homem mal?
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lc 6:45.

26) Qual a recompensa dos que fizerem o bem e dos que fizerem o mal?
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Jo. 5:28-29.

27) Que outra escritura ratifica isso?
Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego Rm. 2:10.

28) Que diz o apóstolo Paulo do porque do homem natural não guardar os mandamentos de Deus, praticando o bem?
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Rm.7:18 -  25.

29) Que conselho nos dá Paulo?
       Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Rm. 12:21.

30) Que diz Paulo de como ter louvor dos magistrados?
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Rm. 13:3.

31) Por quê?
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Rm. 13:4.

32) Que manda o Espírito por Paulo?
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. I Ts. 5:15.

33) Que mais?
       Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. I Ts. 5:21 e 22.
       E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. II Ts. 3:13.

34) Como são os sentidos dos perfeitos?
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hb. 5:14.

35) Que faz quem sabe fazer o bem e não o faz?
       Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tg. 4:17.

36) Para que são as ordenações humanas, como os governadores?
Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. I Pe. 2:13-14.

37) Em que condição nosso sofrimento pode agradar a Deus?
Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas quando fazeis o bem e sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. I Pe. 2:20.

38) Como as mulheres serão consideradas filhas de Sara?
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem, e não temeis nenhum espanto. I Pe. 3:6.

39) Que expresso conselho dá o Espírito por Pedro?
       Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. I Pe. 3:10 e 11.

40) Mesmo padecendo segundo a vontade de Deus, como devemos permanecer?
       Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem. I Pe. 4:19.

41) Que manda o Espírito por João? Por quê?
       Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. III Jo. 1:11.
oliprest
Enviado por oliprest em 03/04/2010
Alterado em 14/07/2013
Áudios Relacionados:


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr