Textos

BUSCA INÚTIL

Certa vez um casal de esquiadores canadenses estavam esquiando em uma estação de esqui, na Itália, e, quando pretendiam alcançar outra cidade próxima da que estiveram esquiando, foram surpreendidos por uma avalancha de neve, que acabou soterrando a jovem senhora. Foi convocada uma equipe treinada para esse tipo de operação e, juntamente com cães amestrados, estiveram por dois dias buscando encontrá-la no local onde ela fora vista ou pensava-se ter sido vista na hora da avalancha. Nada obstante, a busca nessa área fora inútil. Até que um dos cães se soltou do guia e farejou numa área oposta a em que buscavam, tendo dado indícios de que ali havia algo sob a neve. A equipe resolveu fazer uma busca ali, e lá encontrou a jovem senhora sob a neve, muito debilitada e já moribunda, mas viva.

Como aquelas pessoas, muitos buscam a Deus no local e de forma errada. Tentam encontrá-lo onde presumem que Ele esteja, mas estão na direção errada. Deus, como sábio que é, deixou instruções como encontrá-lo. Por Jeremias, Ele disse: E buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Jr. 29:13.  Disse Jesus à mulher Samaritana na beira do poço de Jacó: Vem a hora e já é em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Jo. 4:23.

Antigamente o local da adoração e do oferecimento do sacrifício era Jerusalém, capital do reino e sede do primeiro povo escolhido (o povo judeu). Quando Jesus disse que a hora viria, e já era, Ele removeu aquele direito exclusivo e estendeu a todo lugar onde se buscasse em espírito e em verdade.

Mas ainda existe quem o busque usando ou pretendendo usar intercessores, o que contraria seus ensinos. Pois não existe outro intercessor senão Jesus. Ele disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; e ninguém vem ao Pai a não ser por mim.

Há quem use artifícios que até causam alucinações como o daime, uma infusão de composição suspeita e não perfeitamente conhecida e identificada cientificamente.

Disse Salomão, inspiradamente: Deus fez o homem perfeito, mas ele buscou muitos artifícios.

A verdade requerida por Deus está nas Sagradas Escrituras, e  tem que haver sinceridade, renúncia, guarda dos seus mandamentos, etc.

Alguém ou alguns têm pretendido guiar a outros para Deus, mas foram constituídos para agradar não ao buscado, mas aos que buscam. Disse Jesus: ... amontoarão doutores para agradar os seus ouvidos. E: em vão me buscam ou adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Mt. 15:9.

Há ainda os que buscam através de vãs repetições, usando terços, velas, água benta, cruz, crucifixo, hóstia, etc. Artifícios e artifícios inventados por homens.

Deus mesmo criou o modo e a forma. Não podemos remover o que Ele criou, e buscar artifícios inúteis.

Portanto, como disse Paulo: Porque ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. I Co. 3:11-13.

oliprest
Enviado por oliprest em 13/09/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr