Textos

AS ARMAS DE CADA UM
Cada comerciante ou mercador, para vender o seu produto ou mercadoria, acondiciona-a de tal maneira que a sua aparência possa influenciar o comprador para adquirir o seu artigo. Assim, coloca-os em embalagens que, muitas vezes, não corresponde a realidade, fazendo o comprador idealizar, pelas imagens das embalagens, benefícios que nem sempre propiciam. Assim, colocam, por exemplo, num frasco de desodorante, uma jovem andando no meio de um jardim florido; uma pessoa magra ao lado de outra gorda, numa embalagem de produto para emagrecer; uma jovem com rosto limpo ao lado de outra, e até da mesma em outra situação ou apresentando outro estado ou aparência, de sorte que isso venha a criar uma idéia, ainda que ilusória, de que aquele produto possa produzir o efeito desejado. Além da pretensão de criar uma idéia através da venda de uma imagem que não corresponde à realidade, ainda busca uma frase associada que reforce a ideia. Por exemplo: o novo..., nova fórmula...; agora com mais isso ou mais aquilo; anti isso, ou anti aquilo; o melhor; o mais gostoso; de sabor incomparável; de aroma inconfundível; importado, enfim. São muitos os slogans usados com a pretensão apenas de vender.

Assim, é natural que um produto que é melhor apresentado ou que tenha uma propaganda maior, alcance maior vendagem, nada obstante e até por esse motivo, ser mais caro. Até essa consequência tem sido usado como “loby” de venda: o que é mais caro é melhor.

Muitos têm sido iludidos por fabricantes inescrupulosos, e não se pode enumerar os casos de consequências nefastas. Pessoas que usaram produtos para beleza tiveram como consequência deformidades; pessoas que usaram produtos pretensamente para emagrecimento até morreram.

Mas o erro não está só no produto e seus produtores ou vendedores, mas nos compradores também.

O ser humano é enganado por ingenuidade, por ignorância, e por cobiça. O ingênuo e o ignorante são enganados com sutilezas, mas o cobiçoso é auto enganado. Pois enquanto o ingênuo e o ignorante são enganados por falta de conhecimento, o cobiçoso é enganado pela sua cobiça.

A seguir citaremos algumas passagens bíblicas que nos instruem e previnem quanto ao que acabamos de expor.

- Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria cobiça. Depois, havendo a cobiça concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tg. 1:13 e 14.

Donde provêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes: sois invejosos e cobiçosos, e não podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tg. 4:1-3.

...E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não possuíssem; e os que usam desse mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. I Co. 7:30 e 31.

Portanto, cuidado com as armas que estão sendo dirigidas propositalmente contra você, e se desarme também.

Leia também "As armas de uns" em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3404720

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/09/2010
Alterado em 29/10/2021


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr