Textos

BEBER OU NÃO BEBER?
Este artigo faz parte de um conjunto de ensinos deixados por Deus para o seu povo, e se destina àqueles que desejam alcançar o reino de Deus.

Aprova ou não aprova Deus a prática da bebida?

Não pretendemos criar nenhum argumento novo em defesa dos que não partilham com aqueles que bebem bebida forte. Nosso argumento será unicamente os deixados por Deus através das Escrituras. Na oportunidade queremos lembrar que toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para instruir na justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra. II Tm. 3:16.

O primeiro episódio narrado nas Escrituras com relação à bebida, está relacionado a Noé. Veja:

Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Gn. 9: 20 e 21. Segundo ainda as Escrituras, Cão, um dos filhos de Noé, viu o estado de nudez de seu pai e zombou deste, pelo que Noé amaldiçoou a Canaã, seu neto, filho de Cão.

A seguir daremos algumas citações bíblicas sobre o assunto:
- Para quem são os ais? para quem as pelejas? para quem os pesares? para quem as queixas? para quem as feridas sem causa e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Pv. 23:29 e 30.

- Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilísco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidade. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: espancaram-me, e não doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-lo outra vez. Pv. 23:31 a 35.

- Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Pv. 21:17.

- Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. Rm. 14:21.

O apóstolo Paulo escrevendo à igreja de Coríntios em sua primeira epístola a ela, assim se expressou: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus. Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito. I Co. 10:31 e 32; 11:1; Ef. 5:18.

Até aqui falamos quase só no vinho. Mas veremos a seguir séria advertência de Deus pelo profeta Isaías aos bebedores de bebida forte.

- Ai dos que levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos. Is. 5:11 e 12.

- Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; Is. 5:22.

- O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoçoradora; e todo aquele que neles errar não é sábio. Pv. 20:1.

- Vinde, dizem eles, trarei vinho, e nos encharcaremos de bebida forte; o dia de amanhã será como este, e ainda maior e mais famoso. Is. 56:12.

As Escrituras registram os conselhos proferidos pela mãe do rei Lemuel a ele:

- Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito. Daí bebida forte ao que está para perecer e o vinho ao que está em amargura de espírito. Bebam e se esqueçam da sua pobreza, e da sua miséria não se lembrem mais. Pv. 31:4-7.

Formando Jesus juntamente com Deus e o Espírito Santo, a santíssima trindade, e existindo, portanto, desde a fundação do mundo, não parece razoável que Ele voltasse a sua palavra atrás, deixando de cumprir o que Ele mesmo revelara ao seu povo, inspirando seus servos no passado. Mas, e o episódio de Cafarnaum, diria você, quando ele realizou o seu primeiro milagre?

A festa era de casamento. As pessoas eram cristãs, ou religiosas, pois Maria que era uma santa mulher, lá estava. Ela partilhava com aquelas pessoas do mesmo círculo social. Pelo narrado nas Sagradas Escrituras o que Jesus fez foi multiplicar o vinho, bebida usada socialmente, o que não dá direito de se pensar que seria do tipo misturado, nem que ele próprio tenha bebido.

A seguir citaremos mais algumas passagens bíblicas atinentes ao assunto:

- A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram o entendimento. Os. 4:11.

- Andemos honestamente como de dia; não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícia e dissoluções, não em contendas e inveja. Mas revestidos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscência. Rm. 134:13 e 14.

- Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos de vinho, desencaminham por causa da bebida forte, erram na visão, e tropeçam no juízo. Pois todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de sujidade, e não há lugar que esteja limpo. Is. 28:7 e 8.

- Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles; mas os transgressores neles cairão. Os. 14:9.
oliprest
Enviado por oliprest em 18/09/2010
Alterado em 21/01/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr