Textos

SAQUEANDO A CASA
Diz-nos as escrituras que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os edificadores. Sl. 127:1, p.parte. Sabemos que isso é uma figuração. Ou seja, casa é tomada no sentido figurado, pois diz-nos outra parte das Escrituras: Mas Cristo, como sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim. Hb. 3:6.

Do mesmo modo diz outra parte ainda da Escritura: Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: tornarei para minha antiga casa, donde sai. E chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. Lc. 11:24-26.
Nessa citação bíblica, vemos que o espírito imundo sente saudade da sua antiga habitação (casa), e volta para ela. Achando-a varrida e adornada, toma outros sete espíritos piores do que ele,  e, entrando, habitam ali. Então existe espírito pior que outro; e que quando o espírito mal encontra a casa varrida e adornada então se apossa dela outra vez, tornando o estado daquele homem pior do que o primeiro.
Disse Jesus: Quando, o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas sobrevindo outro mas valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Lc. 11:21 e 22.

Disse mais: Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa; eu vos mostrarei a quem é semelhante: é semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. Lc.  6:47-49.

Também disse: “O ladrão vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Jo. 10:10. Ou: “como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não manietar o valente, saqueando então a sua casa?” Mt. 12:29.

Há casas (pessoas) que não obstante terem muitas coisas preciosas nas quais confiam, não esteja edificada sobre a rocha, a pedra angular, a pedra principal de esquina, Jesus. Assim como não está cingido com toda armadura de Deus, qual seja: cingido com a verdade, vestido com a couraça da justiça. Calçados os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual poderia apagar todos os dardos inflamados do maligno. Não estando também com o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Ef. 6:14-17.

Casas há que estão edificadas sobre palha, madeira, feno, pedras preciosas. Mas a obra de cada um será manifestada, e provada pelo fogo, segundo o apóstolo Paulo. I Co. 3:14 e 15.

Quem são os edificadores mencionados no Salmo 127:1, citados ao início deste trabalho?

Disse Jesus: “Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam”. Lc. 11:52.

Aqueles que estão edificando contrário aos ensinos das Escrituras, que edificam de modo diverso. A qual diz: “Ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. I Co. 3:11. E edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Ef. 2:20.

Para os edificadores daquela época, disse Jesus: “Eis que as vossas casas vai-vos ficar deserta”. Mt. 23:38.

Como vimos, devemos estar alicerçados em Cristo e fundamentados sobre os apóstolos e profetas. E termos nosso ser vestidos com a verdade e com a justiça, significando isto a guarda dos mandamentos. E para que não se torça e pense que a verdade e a justiça nesse caso se referem as Escrituras como um todo, diz: e calçados os pés na preparação do Evangelho da paz. A palavra de Deus, a sua lei, é o Evangelho (boas novas de salvação).

E a fé e obediência ao evangelho o que pode apagar todos os dados inflamados do inimigo. Porque a fé tem que ser não somente na existência de Deus (uma fé dos diabos, como fala Tiago), mas na sua palavra, conforme disse Jesus: “Aquele que crer em mim como diz as Escrituras...”

E mais: “Vigiando em todo o tempo, com toda a súplica, orando no Espírito”. Pois disse o mestre: “Vigiai, porque o diabo vosso adversário está bramando como um leão”.

Como manieta ele o dono da casa?

De várias formas.

Prende à uma mulher (igreja), pois disse Salomão: E eu achei uma cousa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, cujas mãos são ataduras, quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela. Ec. 7:26. Cumula de dívidas, pois diz a Escritura: “Ai daquele que se cumula de dívidas”. Prende com os cuidados desta vida, pois disse Jesus: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”. Lc. 22:34.

E, finalmente, se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Mt. 24:43.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 24/09/2010
Alterado em 26/10/2021


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr