Textos

SENHOR! SENHOR!

Há quem chame a alguém de Senhor, por simples deferência, ainda que não tenha nenhum vínculo empregatício, ou não lhe sirva de nenhum modo, apenas por lisonja.

Isso não acontece apenas entre os homens, mas até destes em relação a Deus. Há quem chame a Deus de Senhor, ainda que não faça a Sua vontade, no todo ou em parte. Por isso disse Jesus: Nem todo o que me chama Senhor, Senhor! Entrará no reino de Deus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

O que chamamos de deferência, Ele a chama de lisonja, e a reprova, já tendo prometido uma punição para quem assim proceder. O Senhor virá para destruir os lábios lisonjeiros.

Mas, e como agem essas pessoas?

Agem dizendo que crêem em Deus, mas negam-lhe a soberania; dizem que O conhecem, mas não guardam os seus mandamentos; tem-no como Senhor, mas negam-lhe com as suas obras; dizem serem seus filhos, mas o desonram não lhe dando o que é devido; dizem que O amam, mas prestam culto a outros deuses; ofendem-no quando desprezam os pobres; insultam-no quando ofendem o seu próximo. Para esses diz o Senhor: O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, Sou Pai, onde está a minha honra? E se eu Sou amo, onde está o temor de mim? Diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. (...) e tendes trazido o que foi roubado (...) assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? Diz o Senhor. Ml. 1:6 e 13, s. parte até o final.

Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós. Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e a amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração. Ml. 2:1 e 2.

Para estes, diz ainda o Senhor: Pois os lábios dos sacerdotes devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é um mensageiro do Senhor dos exércitos. Mas vós vos desviastes do caminho; a muito fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos. Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardaste os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei. Ml. 2:7-9.

Na última páscoa e instituição da ceia do Senhor, disse Jesus, após lavar os pés aos discípulos: Vós me chamais Senhor e mestre, e dizeis bem porque eu o Sou. Se eu sendo Senhor e mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu fiz, façais vós outros. Jo. 13:13-15.
Há quem se considere discípulo de Jesus, mas não queira o lava-pés, a exemplo de Pedro, por achá-lo anti-higiênico. Imaginem Jesus tendo seus pés sendo beijados por uma mulher tida como indigna, e Simão a pensar: se ele soubesse quem está lhe beijando os pés... Mas Jesus que sabia tudo e nada precisava perguntar, lhe disse: Simão, vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me destes água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com os seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cansado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Lc. 7:44-46.

Se Deus é o Senhor da tua vida, honre-o dando-lhe aquilo que é dele e que Ele merece. Se Ele ainda não O é, aceite-o, pois é condição para ser adotado na família divina, e para que naquele dia Ele te não responda, quando clamares Senhor! Senhor! "apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". Mt. 7:22 e 23.
oliprest
Enviado por oliprest em 01/10/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr