Textos

A cara do pai
Quando uma criança ou mesmo uma pessoa adulta tem parecência muito grande com o seu pai, costuma-se dizer: é a cara do pai. Mas eu conheço um ser que ainda que eu nunca o tenha visto, sei que o seu filho tem a sua cara.

Já provamos pelas Sagradas Escrituras que Jesus é o corpo de Deus. Pois nele habita corporalmente toda plenitude da divindade.

Quando certa vez Filipe lhe pediu que mostrasse o Pai, Jesus lhe respondeu que ninguém podia ver o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar. Disse também que quem via o Filho também via o Pai.

Ainda que o Pai seja maior que o Filho, pois ele próprio nos deu testemunho disso, o Filho faz tudo o que o Pai faz. E isso afirmamos com base nas Sagradas Escrituras, que dizem:    
                                                                                  
Porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Jo. 5:19, ú.parte.
Mas não obstante Ele ser um com o Pai, Ele sempre colocava o Pai na frente, mostrando sua total dependência dEle. Assim, ele falou várias coisas que sempre colocavam o Pai em evidência, veja:

Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Jo. 5:20. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço assim julgo; e o meu juízo é justo porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. Jo. 5:30.  A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Jo. 716, ú.parte.

Apesar disso, e mostrando a unidade que havia entre eles, disse Jesus:
Quem recebe a mim, recebe o que me enviou. Jo. 13:20. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nEle tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Jo. 6:40. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu Sou o pão vivo que desce do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. Jo. 6:47, 48, 50, 53-58.

Disse mais: Na verdade, na verdade vos digo: se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou. Jo. 13:20.

Outras passagens bíblicas mostram a equiparação do Filho com o Pai, veja:

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Jo. 15:5-7, 9 e 10. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Versículo 14. Aquele que me aborrece, aborrece também a meu Pai. Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. Versículo 23 e 26. Naquele dia pedireis em meu nome, e não digo que eu rogarei por vós ao Pai. Jo. 16:26. Todavia digo-vos a verdade que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. Jo. 16:7.
Essas passagens seriam suficientes para provar a unicidade entre o Filho e o Pai.

No livro do profeta Isaías, diz o Senhor que a sua glória ele não dará  a outrém. E ainda que alguns pensem que é somente o Pai falando, sabemos que é o Filho que é a palavra do Pai, ou por quem o Pai anuncia a sua palavra. Mas não só o Espírito Santo glorificou a Jesus, e o tem glorificado, pois isso mesmo fora anunciado por Jesus, que disse: Mas quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Jo. 16:13. Jesus falou assim, e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti. JO. 17:1. E agora glorifica-me tu, ó Pai junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Jo. 17:5. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.  Jo. 12:28.

Noutra passagem as Escrituras registram outra expressão de Jesus, em que demonstra a sua unicidade com o Pai, veja:

Para que todos sejam um, como tu ó, Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Jo. 17:21-23.

Essa unicidade é possível mediante a guarda da palavra de Deus, os seus mandamentos. Pois, muito tempo depois, o Espírito Santo inspirou a João, que escreveu: E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. I Jo. 3:24. P.parte.

Ora, Jesus também é o braço do Senhor, veja: Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Jo. 12:38.

A expressão do apóstolo Paulo, em sua carta aos Colossenses, é suficiente para sabermos que Jesus é o corpo de Deus, veja:

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Cl. 2:8 e 9.

Disse Jesus: Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nEle tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Jo. 6:40. Mas como podemos hoje ver o Filho?

Já falamos outrora que o Filho é a palavra. Pois ele é o Verbo, a palavra de ação. E diz-nos as Escrituras: Olhai para Ele e sereis iluminados. E também: Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. Sl. 2:12.

Disse ainda mais Jesus: Quem rejeita a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. JO. 12:49 e 50, p.parte.

Portanto,  como disse Jesus: Eu e o Pai somos um. Quem vê a mim, também vê o Pai. E já que ninguém pode ver o Pai, pois isso disse Jesus: Ninguém pode ver o Pai senão o Filho, então vejamos o Filho, que é a expressa imagem da sua glória, que se traduz na palavra, a qual são os seus mandamentos.

Oli Prestes
Missionário

(093) 99190-6406
oliprest
Enviado por oliprest em 05/10/2010
Alterado em 08/07/2017
Áudios Relacionados:
A cara do pai - oliprest


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr