Textos

A casa dividida
Casa nem sempre significa habitação humana. Significa também empresa comercial, organização, inclusive religiosa. Uma pessoa pode se uma casa. E disso falou Jesus quando se reportou à estratégia de Satanás, Mt. 12:44. Ela pode também ser tabernáculo e lugar de adoração.

Muitas casas têm sido levantadas, as quais chamam de igrejas, no sentido de congregação. Mas algumas parecem estar divididas dentro de uma mesma organização.

Numa delas existe uma facção que acredita no arrebatamento invisível da igreja, enquanto outra pensa de forma diferente. Uns dizem que o Domingo é o dia do Senhor, e que é o dia de descanso, enquanto outros pensam que devemos guardar um dia em cada período de sete dias. Nessa casa, também, prega-se que a igreja não estará mais neste mundo por ocasião da grande tribulação, e que o evangelho continuará sendo pregado no período milenar previsto para descanso do povo de Deus, nos céus.

As Escrituras Sagradas dizem que há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo, Ef. 4:4 e 5. Ora, se deve ser uma só fé, por que uns pensam de um modo, e outros  de outro modo?  A Bíblia afirma que Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Ef. 5:25-27. Assim, a igreja deve ser lavada e purificada pela obediência à palavra, pois diz o apóstolo que sem santificação ninguém verá a Deus. Hb, 12:14.

As Escrituras afirmam ainda que Deus não é Deus de confusão. Mas o que temos visto é que existe muita confusão doutrinária entre os evangélicos. E não podemos admitir que Deus tenha um lugar para cada um no céu, onde poderão viver harmoniosamente lá, quando aqui não são harmônicos.  Como se sabe, uma das obras da carne são as facções, as dissensões, as heresias, etc. Gl. 5:19. E carne e sangue não poderão habitar os céus. I Co. 15:50.

Segundo o que o Espírito Santo concedeu a Tiago, a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia, Tg. 3:17. E diz ainda: Porém, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. vv, 14 e 15.

Israel era o povo escolhido. A ele havia sido confiada a tarefa de salvação do homem, mas não obstante o rigor com o qual os seus sacerdotes exerceram o seu mandato, não reconheceram o Salvador do mundo, e até O mataram, além de O terem maltratado. Por causa da sua cegueira, disse Jesus o seguinte lamento: Jerusalém! Jerusalém! Que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta,  Mt. 23:37 e 38.

A expressão de Jesus faz-nos saber que não eram os lares que ficariam desertos, senão as suas próprias pessoas, as quais deveriam ser tabernáculo para morada de Deus em Espírito. E quando o Espírito de Deus foi tirado deles, ficaram a tal ponto que mães comeram seus filhos, cumprindo-se aquilo que havia sido profetizado. Dt. 28:53.

Hoje as casas divididas estão se arrogando do direito de povo de Deus. Mas têm rejeitado o Salvador do mundo quando rejeitaram a Sua palavra. E ainda que exista algum progresso material, e por isso pensam que são abençoados, e atribuem a si o direito à vida eterna, em breve essas casas ficarão desertas, e serão perturbadas quando lhes sobrevierem apertos e angústias. E como rejeitaram a repreensão do Senhor e não quiseram o Seu conselho, clamarão, mas não serão ouvidos. Diligentemente buscarão ao Senhor, mas Ele não os atenderá,  Pv. 1:24-31.

Não foi sem razão que disse Jesus: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá, Mt. 12:25.

Alguns querendo justificar os motivos porque procedem da maneira que agem, dizem que a igreja, cada uma por si, em cada tempo, tem uma visão própria. E segue segundo a visão que recebeu. Mas o apóstolo, ao receber do Espírito Santo as revelações doutrinárias, instruiu para que as cartas fossem lidas em todas as igrejas. Ou seja, a endereçada a uma deveria ser lida em outra e vice-versa. Afinal, as instruções doutrinárias se destinavam à unificação do povo de Deus, e edificação do corpo de Cristo para a obra do ministério, e por fim a vida eterna.

A divisão traz enfraquecimento, mas a união fortalece. A igreja tem que estar edificada sobre a rocha, a palavra de Deus, correspondente aos seus mandamentos, e fundamentada sobre os apóstolos e profetas, seus ensinos e revelações. E precisa estar coesa, cujo corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus,  Cl. 2:19.

                Mas isso só é possível se ela estiver ligada à cabeça, Cristo, a palavra. Ele mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer. Estai em mim e eu em vós. Quem guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele” Jo. 15:4 e 5 ú.parte., e I Jo. 3:24.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 05/10/2010
Alterado em 08/07/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr