Textos

SUBLIME AMOR
1) Que prova, disse Jesus, damos de que O amamos?
      Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Jo. 14:15.
  
2) Que outro texto bíblico ratifica isso?
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. Jo. 14:21, p.parte.

3) Aquele que amar a Jesus será também amado de quem?
       Do Pai celeste. Jo. 14:21, segunda parte.

4) A quem o Senhor se manifesta?
   Aos que O amarem, guardando os Seus Mandamentos. Jo. 14:21.

5) Que ordem nos deixou Jesus?
      Permanecei no meu amor. Jo. 15:9, ú.parte.

6) Como permanecer nesse amor?
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor. Jo 15:10, p.parte.

7) E que é o amor de Deus?
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:3. p.parte.

8) Como sabemos se estamos em Deus?
E aquele que guarda os seus mandamentos está em Deus, e Deus nele. I Jo. 3:24, p.parte.

9) Que outro texto bíblico nos diz que o amor é a guarda dos mandamentos?
E o amor é este: que andemos segundo os seus Mandamentos. II Jo. 6, p.parte.

10) Que recomendação nos faz o apóstolo Paulo?
        Andai em amor! Ef. 5:2, p.parte.

11) Que recomendação, igualmente, faz o missivista aos Hebreus?
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Hb. 10:24.

12) Segundo o que o Espírito concedeu ao apóstolo Paulo, como devemos fazer todas as coisas?
        Todas as coisas sejam feitas com amor. I Co. 16:14.

13) Em que se traduz a caridade mencionada em algumas versões bíblicas?
O Amor.

14) Quem são os amados de Deus?
Eu amo os que me amam. Pv. 8:17, p.parte. Aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Jo. 14:21, s. e ú.parte.

15) Qual o vínculo da perfeição?
O Amor. Cl. 3:14.

16) Que é preciso para que tenhamos confiança no dia do juízo?
        Que estejamos em amor. I Jo. 4:16 e 17.

17) Que se sobrepõe à fé, e à esperança?
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. I Co. 13:13, ú.parte.

18) Que diz as Escrituras quanto a quem não amar a Jesus?
Se alguém não ama ao Senhor Jesus, seja anátema. I Co. 16:22.

19) Para quem são as coisas que olhos não viram, e ouvidos não ouviram, e não subiram ao coração do homem?
        Aos que amam a Deus. I Co. 2:9.

20) Que grande promessa faz Deus na Sua Lei?
       Faço misericórdia até a terceira e quarta geração dos que me amam guardando os meus mandamentos.  Êx. 20:6.

21) Para quem promete Deus bens permanentes e lhes encher os tesouros?
        Aos que O amam. Pv. 8:21.

22) Para quem é prometida a coroa da vida?
        O Senhor tem prometido aos que O amam. Tg. 1:12, ú.parte.

23) Qual o novo mandamento dado por Jesus?
Que nos amemos uns aos outros; como ele nos amou a nós, que também nós uns aos outros nos amemos. Jo. 13:34.

24) Quando já passamos da morte para a vida?
       Quando amamos os irmãos. I Jo. 3:14, p.parte.

25) Segundo Jesus, como devemos nos amar?
       Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Jo. 15:12.

26) Como foi que Ele nos amou?
       Deu a Sua vida por nós. Rm. 5:8.

27) Como foi que o Deus Pai nos amou?
       Deu por nós o Seu Filho unigênito. Jo. 3:16.

28) Qual o maior amor que existe?
        O de alguém dar a sua vida pelos seus amigos. Jo. 15:13, ú.parte.

29) Se guardarmos os mandamentos de Deus não teremos medo, por quê?
  Porque no amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo;     e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. I Jo. 4:18.

30) Como manda Deus que nós O amemos?
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Mt. 22:37. E de todas as tuas forças. Lc. 10:27.

31) Que excede todo o entendimento?
O conhecimento do amor de Cristo. Ef. 3:19.

32) Sendo os dois grandes mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo, que faz quem ama a Deus e ao próximo?
Guarda os mandamentos relativos a eles.

33) E quais são esses mandamentos?
Os constantes em Êx. 20:2-17.

34) Qual o primeiro amor deixado pela igreja de Éfeso?
Um dos escribas (...) perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. Este é o primeiro e grande mandamento. Mr. 12:28-30 e Mt. 22:34 a 38.
Assim, se o primeiro e grande mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, e amar a Deus é guardar os seus Mandamentos, então o primeiro amor deixado pela igreja de Éfeso, foi deixar de guardar os Mandamentos de Deus.

35) Relativo ao amor de Deus, que disse Jesus a uns Judeus?
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Jo. 5:42.

36) Segundo o que o Espírito inspirou o apóstolo Paulo, que nos pode impedir do amor de Deus (impedir de guardar os seus mandamentos)?
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Rm. 8:38 e 39.

37) Como sabemos que as línguas cessarão, as profecias e a ciência desaparecerão, mas amor de Deus (a guarda dos mandamentos) não?
Diz o apóstolo Paulo: O amor jamais acaba; mas havendo línguas, cessarão, havendo profecias, desaparecerão, havendo ciência, será aniquilada. I Co. 13:8.

38) Que nos ensina a Bíblia que é o amor?
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus Mandamentos; e os seus Mandamentos não são pesados. I Jo. 5:3. E o amor (ou caridade) é este: que andemos segundo os seus Mandamentos. II Jo. 6.

41) Que outra passagem bíblica ratifica isso?
        Porque o amor é o cumprimento da Lei. Rm. 13:10.

42) Sendo o amor a guarda dos Mandamentos, e os Mandamentos Lei, que faz aquele que não observa a Lei da alimentação?
          Não anda em amor. Rm. 14:15.

43) Sendo o amor a caridade, que diz o Espírito Santo ser quem não possui o amor?
        Cego. II Pe. 1:7-9.

44) A que corresponde a Palavra de Deus?
        Aos Seus Mandamentos. Jo. 17:17; Sl. 119:142, ú.parte.

45) Sendo a Palavra de Deus os seus Mandamentos, quando o amor de Deus está em nós?
        Quando guardamos a Sua Palavra. I Jo. 2:5.

46) Quando é perfeito o amor de Deus em nós?
        Quando estamos em amor. I Jo. 4:12, 16 e 17.

47) Como estar em Deus?
        Estando em amor. I Jo. 4:16, ú.parte.

48) E como estar em amor?
        Guardando os Seus Mandamentos. I Jo. 4:16, ú.parte; Jo. 15:10.

49) Como devemos nos amar?
        Segundo o Seu Mandamento. I Jo. 3:23, ú.parte.

50) E como diz o Mandamento?
        Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Jo. 13:34.

51) Quem são os nascidos de Deus?
        Os que amam. I Jo. 4:7.

52) Que recomendação fez Deus por Salomão no idílio simbólico da sua esposa (igreja) e Ele (o esposo)?
Coloca-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte. Ct. 8:6.

53) Que mais falou Salomão do amor de Deus?
Que as muitas águas não poderiam apagá-lo, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam. Ct. 8:7.

54) Qual a maior vantagem que há no amor (guarda dos mandamentos)?
  Ele cobre todas as transgressões. Pv. 10:12, ú.parte; I Pe. 4:8.

55) Para quem guarda o Senhor o concerto e a misericórdia?
       Para com os que amam a Deus guardando os seus mandamentos. Dn. 9:4, ú.parte.

56) Em que se manifestou o amor de Deus para conosco?
       Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo. I Jo. 4:9. p.parte.

57) Para quê?
       Para que por meio dele vivamos. I Jo. 4:9, ú.parte.

58) Que diz o Espírito por João?
       Que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele         crê não pereça, mas tenha a vida eterna. J Jo 3:16.

59) Como permanecer em Deus?
        Permanecendo no amor. I Jo. 4:16.

60) Que ordem dá o Espírito Santo para os crentes?
       Amados, amemo-nos uns aos outros. I Jo. 4:7, p.parte.

61) Por quê?
       Porque o amor é de Deus. I Jo. 4:7, 2ª parte.

62) Por que nós amamos?
       Porque Ele nos amou primeiro? I. Jo. 4:19, ú.parte.

63) Quem permanece na luz?
       Aquele que ama. I Jo. 2:10.

64) O que não devemos amar?
       Não ameis o mundo nem o que no mundo há. I Jo. 2:15, p.parte.

65) Por quê?
       Porque se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I Jo. 2:15, 2ª parte. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. I Jo. 2:16.

66) Como Cristo provou o seu amor por nós?
       Ele deu a sua vida por nós. I Jo. 3:16, p.parte.

67) E como devemos amar?
       Dando a vida pelos irmãos. I Jo. 3;16, ú.parte.

68) Por que quem não ama a seu irmão não conhece a Deus?
       Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros. I Jo. 3:11.

69) Que acontece com quem não ama?
       Permanece na morte. I Jo. 3:14, ú.parte.

70) Que é quem diz que ama a Deus mas odeia a seu irmão?
       Mentiroso. I Jo. 4:20, p.parte.

71) Em quem permanece na luz?
       Naquele que não há tropeço e que ama a seu irmão I Jo. 2:10.

72) Como sabemos que o amor de Deus é perfeito em nós?
       Quando guardamos a sua palavra. I Jo. 2:5.

73) Que é a sua palavra?
       A tua palavra é a verdade. Sl. 119.160, p.parte.

74) E que é a verdade?
       A tua lei é a verdade. Sl. 19:142.

75) A quem manda o Espírito que amemos?
       Uns aos outros. I Jo. 4:7, p.parte e 11, ú.parte.

76) Que sinal dá o Espírito Santo evidenciando falta de amor?
       Se alguém tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe fechar as entranhas. I Jo. 3:17.

77) Como o salmista evidenciava o seu amor a Deus?
       Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Sl. 119:97,
Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei. 113,
Tu tiraste da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos. 119,
Por isso amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino. 127,
Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome. 132,
A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama. 140,
Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer. 143,   Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua benignidade. 159.
Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo. 162,
Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei. 163,
A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente. 167,
Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer. 174,
A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo. Sl. 119:20,
Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. v. 24,
E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado. v. 47,
Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia. v. 77,
Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição. v. 92.

78) Que prova deu Deus do seu amor para conosco?
       Ele enviou seu Filho unigênito ao mundo. I Jo. 4:9, 2ª parte.

79) Para quê?
       Para que por meio dele vivamos. I Jo. 4:9, ú.parte.

80) E em que consiste essa vida?
       E sei que os seus mandamentos são a vida eterna. Jo. 12:50, p.parte. E a vida eterna é esta: Que te conheçam a ti só como único Deus verdadeiro e a Jesus, o Cristo, a quem enviaste. Jo. 17:3.

81) E como conhecemos a Deus?
       E nisto sabemos que o conhecemos: Se guardamos os seus mandamentos. I Jo. 2:3.

82) Que diz o Espírito Santo ser mandamento de Deus?
       Que nos amemos uns aos outros. I Jo. 3.23. ú.parte.

83) Que mais?
       Que creiamos no nome de seu Filho Jesus, o Cristo. I Jo. 3:23, p.parte.

84) E que nome é esse?
       Lembrei-me do teu nome, ó Senhor, de noite, e observei a tua lei. Sl. 119:55.

85) Que diz o Espírito de como não devemos amar?
       De palavras. I Jo. 3:18, p.parte.

86) Que diz o Espírito de como devemos amar?
        Por obras e em verdade. I Jo. 3:18, ú.parte.

87) Que conheceremos com isso?
       Que somos da verdade. I Jo. 3:19, p.parte.

88) Quem é ou está perfeito no amor?
       Aquele que permanece no amor. I Jo. 4:16, ú.parte.

89) Quem não ama conhece a Deus?
       Não. I Jo. 4:8, p.parte.

90) Por quê?
       Porque Deus é Amor. I Jo. 4:7, 2ª. Parte.

91) Quem é nascido de Deus?
        Todo o que ama. I Jo. 4:7, 2ª parte.

92) De quem é o amor?
        De Deus. I Jo. 4:7, 2ª parte.

93) Que diz o Espírito Santo ser o amor de Deus?
       Porque o amor de Deus é este: Que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:3, p.parte.

94) Que ordem deu Jesus em relação ao amor?
       Permanecei no meu amor. Jo. 15:9, ú.parte.

95) E segundo Ele, como permanecer no seu amor?
       Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor. Jo. 15:10, p.parte.

96) Que diz o Espírito por Paulo?
       Não devais o amor recíproco a ninguém, a não ser alguma coisa; pois quem ama ao próximo cumpre a lei. Rm. 13:8.

97) Como devemos amar o próximo?
        Como a nós mesmos. Rm. 13:9, ú.parte.

98) Por conseguinte, que faz quem ama?
        Não adultera; não mata; não furta; não cobiça. Rm. 13:9, p.parte.

99) Como manda o espírito que façamos todas as coisas?
        Todas as coisas sejam feitas em amor. I Co. 16:14.

100) Em quem Deus está?
         Em quem está no amor. I Jo. 3:16.

101) Que é o amor?
         O cumprimento da Lei. Rm. 13:10.

102) Que é superior a fé e a esperança?
         O amor. I Co. 13:13. p.parte.

103) O que jamais acabará?
         O amor. I Co. 13:8. p.parte.

104) O que manda o Espírito Santo seguirmos?
         O amor. I Co. 14:1.

105) A quem Deus ama?
         Aos que lhe amam? Pv. 8:17, p.parte.

106) Como manda o Espírito por Paulo que andemos?
         E andai em amor, como também Cristo vos amou. Ef. 5:2.

107) Como podemos ser cheios de toda a plenitude de Deus?
         Conhecendo o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ef. 3:19.

108) Como podemos ser irrepreensíveis diante de Deus?
         No amor. Ef. 1:4.

109) Que proveito há em ser poliglota, falar línguas, ser profeta, sem ter o amor, ou seja, se não guardar os      mandamentos de Deus?
         Nenhum proveito. I Co. 13:1 e 2.

110) Que manda o Espírito Santo seguir?
         Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. I Co. 14:1.

111) Que faz o amor?
          Edifica! I Co. 8:1, u.parte.

112) Que mais?
         Cobre todos os pecados. Pv. 10:12, u.parte.

113) Qual a fé que tem valor?
          Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gl. 5:6.

114) Qual um dos frutos do espírito?
         O amor. Gl. 5:22.

115) Quem é conhecido de Deus?
         Aquele que ama a Deus. I Co. 8:3.

116) Que é o vínculo da perfeição?
         E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. Cl. 3:14.

117) Como manda Deus que O amemos?
         Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Dt. 6:5.

         Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias. Dt. 11:1.
         E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. Mt. 22:37 e 38.

118) Com relação ao amor que diz o Espírito na carta enviada a igreja de Éfeso?
         Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Ap. 2:4. p.parte.

119) E que é o primeiro amor?
         O amor a Deus. Mc. 12:28-30 e MT. 22:34 a 38.

120) Por quê?
         Porque sendo o primeiro e grande mandamento amar a Deus sobre todas as coisas, e amar a Deus é guardar os seus mandamentos, então o primeiro amor são os mandamentos de Deus.

121) Quais amores existem?
         O amor a Deus. Dt. 11:1.
    O amor ao próximo. Mt. 22:39.
    O amor ao mundo e as coisas dele. Jo. 12:15.
    O amor fraterno. Rm. 12:10. I Ts. 4:9. Hb. 13:1.
    O amor filial. Mt. 10:37.
    O amor conjugal. Dt. 21:15; Ef. 5:28.
    O amor carnal. 1 Rs. 11:1 e 2.
    O amor animal. Lm. 4:3.
    O amor ao dinheiro. I Tm. 6:10, p.parte.

122) Que disse Jesus de quem amar mais a humanos do que a ele?
         Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mt. 10:37.

123) E que disse Ele sobre alguém amar a dois senhores?
         Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mt. 6:24.
         Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Lc. 16:13.

124) Como quer o Espírito que estejamos fundados?
         Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ef. 3:17 a 19.

125) Que disse Jesus de quem quiser salvar a sua vida?
         Perdê-la-á. Mt.. 8:35.

126) Que disse Jesus de quem perder a sua vida por amor dele?
         Achá-la-á. Mt.. 8:35.

127) Sobre os fariseus, que disse Jesus?
         Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras. Lc. 11:42.

129) Que diz o Espírito por Paulo?
         O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Rm. 12:9.

130) Que mais?
         Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.  Rm. 12:9.

131) Que manda o Espírito por Paulo?
         Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. II Co. 2:8.

132) Que mais?
         E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Fp. 1:9 - 11.

133) A que compara Paulo o amor, o qual nos pode cingir, ou vestir?
         Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; I Ts. 5:8.

134) Que predição faz o Espírito por Paulo?
         Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, II Ts. 2:3 – 10, p.parte.

135) Quem são esses?
         Os que não receberam o amor da verdade para se salvarem. II Ts. 2:10, ú.parte.

136) Que é a verdade?
         A tua lei é a verdade. Sl. 119:142. ú.parte.

137) E que faz Deus com os tais?
         E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. II Ts. 2:11 - 12.

138) Que pedido faz Paulo numa epístola?
         Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo. II Ts. 3:5.

139) E que é o amor de Deus?
         Porque o amor de Deus é este: Que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:3.

140) Como uma mulher poderá ser salva?
         E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. 1TM 2:14 – 15.

141) Que conselho deu Paulo a Timóteo?
         Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. I Tm 4:12 – 13.

142) Que mandou Paulo a Timóteo seguir?
         Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. I Tm. 6:11.

         Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. II Tm. 2:22.

143) Que manda o Espírito por Paulo?
         Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência. Tt. 2:2.

144) Que manda o Espírito pelo missivista aos Hebreus?
         E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Hb. 10:24.

145) Como chama o Espírito aos que sofrem por amor da justiça?
         Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis. I Pe. 3:14.

146) Que é a justiça?
         Os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172, u.parte.

147) Que manda o Espírito por Judas?
         Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus. Jd. 1:21 p.parte.

148) Que disse o Espírito ser o amor de Israel para com ele?
         Como a nuvem da manhã, e como o orvalho que cedo passa. Os. 6:4.

149) Como também é nomeado o primeiro amor?
         As primeiras obras. Ap. 2:4 e 5.

150) Como nomeia Paulo pelo Espírito Santo o amor?
         Caminho excelente. I Co. 12:31.

151) Portanto em que permanece quem não ama a Deus e aos irmãos?
         Na morte. I Jo. 3:14.
oliprest
Enviado por oliprest em 12/10/2010
Alterado em 18/07/2015
Áudios Relacionados:
Sublime amor - oliprest


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr