Textos

TUA FALA TE DENUNCIA!?
Certa vez houve demanda e guerra entre o povo de Israel e outros povos que o circundava. E por essa razão Israel recorreu a um varão filho de um israelita com uma concubina dele, cujo havia sido expulso por seus irmãos, que não o aceitaram. E após o irmão rejeitado ter sido vitorioso, a custa de um voto que fez ao Senhor, a quem prometeu e deu em holocausto sua única filha, a tribo de Efraim, enciumada, resolveu contender com o varão rejeitado o que provocou uma guerra intestinal, ou seja, interna, entre Efraim e Gileade, tendo sido mortos quarenta e dois mil efraimitas que foram identificados pela fala. Vamos transcrever o texto que narra esse episódio.  

"E ajuntou Jefté a todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim; e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque este dissera-lhe: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés, porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não, então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil." Jz. 12:4-6.

Como vimos, apesar de serem pertencentes à mesma nação, tinham sotaques e não falavam do mesmo modo.

Hoje não é difícil se identificar uma pessoa de outro Estado brasileiro, no nosso caso. E isso devido não só ao regionalismo, como devido ao sotaque próprio de cada Estado e região. E isso é tão sutil que nos passa despercebido quando se trata de nós mesmos. Assim, quando vou ao sudeste do Brasil, onde tenho parentes, ao conversar com algumas pessoas elas percebem algumas características que a mim são desconhecidas ou me passam despercebidas. Me dizem que eu pronuncio “arroisss”, sibilando o “S”. Por conseguinte, eu também percebo nos regionalismos e sotaques a origem e/ou procedência de alguns. E isso é conhecido de quem já tem convivido com pessoas de outros Estados.

Assim, os gaúchos costumam usar algumas expressões que os caracterizam, como: “Mas bah, tchê”. O pernambucano: “Ô chent”. O goiano: “Ô Sô”. O Mineiro: “Uai”, Etc. Afora as entonações próprias de cada região, e que também os caracteriza.

Quando Pedro negou a Jesus, por ocasião da prisão deste, ele também foi identificado pela sua fala, veja:

"Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente." Mt. 26:69-75.

Em verdade o crente tem uma linguagem própria, e que pode ser facilmente identificada por aqueles que atentarem para isso. Vamos citar algumas coisas próprias do verdadeiro Cristão.

Ele não diz: “Muito obrigado, Pai”, e sim “Graças te dou, Pai”. Entre os irmãos, ele não diz: “Bom dia, boa tarde ou boa noite”, e sim, “A paz do Senhor”, “A paz de Cristo”, “Paz seja convosco”, etc. Ele não diz: “Estou de baixo astral”, e sim “Estou atribulado ou aflito”. Ele não diz: “Parabéns, ou olé, ou hurra, mas, Glórias e Aleluias”. Ele não diz: “Eu tenho um padrinho forte”, e sim “Eu tenho um Deus que tudo pode”. Ele não diz: deixa comigo, e sim “Entrega p’ro Pai”. Ele não diz: “Não tem jeito”, e sim “Meu Deus é poderoso”. Ele não diz: “Eu duvido disso”, e sim “Eu creio”. Ele não diz: “Não é possível”, e sim “Tudo posso naquele que me fortalece”. Ele não diz: “É incrível”, e sim “É possível”. Ele não diz “Eu adoro isso ou aquilo”, porque ele se lembra do mandamento que diz não terás outros deuses diante de mim. Só a ele adorarás e servirás. Ele não diz: Eu morro de medo”, porque ele se lembra da promessa que diz “O Senhor é o meu escudo, de que me recearei?”. Ele não diz para o seu filho: “Abestado”, e sim “Abençoado”. Ele não diz: “Esse menino é um pestinha” e sim “Esse é filho da promessa, uma bênção” e “galardão do Senhor”. Ele não diz: “Essa é a matriz” ou “a outra”, para distingui-la da esposa, e sim “Esta é a herdeira da graça comigo”. Ele não diz: “Eu não aceito”, e sim “Misericórdia, Pai”. Ele não diz: “Nossa mãe”, e sim “Meu Pai”. Ele não diz: “Virgem”, e sim “Pai Santo”. Ele não diz: “Credo em cruz”, e sim “Arreda Satanás!”. Ele não diz: “Tá amarrado”, e sim “O Senhor te repreenda”. Ele não diz: “Ah, coitado”, e sim “Ai desse”. Ele não diz: “Desculpa”, e sim “Perdão”.  Ele não diz: “Isso é maravilhoso”, porque ele sabe que maravilhas só quem faz é Deus, pois Deus é maravilhoso. Ele não diz: “Pô, cara”. Mas, sim, “Oh, irmão”.

O bode é parecido com a ovelha, mas existem diferenças muito significativas neles. Disso já falamos no trabalho que codificamos com o título “Parece mas não é”. Assim, também existem uns que têm sido confundidos com outros, mas que podemos diferenciá-los pela voz. Observe neles as expressões que acima citamos, e mais: incrivelmente, etc.

Veja o que o apóstolo Paulo escreveu na sua epístola a Tito.

"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." Tt. 2:8.

"A boca do justo sabe o que agrada." "A boca do justo é prata escolhida." "O justo medita no que há de responder." "A boca do justo é um manancial, mas a boca do tolo clama por açoite." "A boca do ímpio diz coisas más"; ele não se humilha, não condescende; é arrogante e se dá por seguro.

Então aprenda a diferenciar um do outro, pois o Senhor faz diferença entre um e outro. E diz que é bem aventurado o que não segue o conselho do ímpio, que não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Sl. 1:1.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 16/10/2010
Alterado em 05/08/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr