Textos

Descer para não se dar mal
Quem se põe em cima é porque quer aparecer, ser notado, visto. E nessa pretensão muitos usam artifícios os mais variados. Uns fazem academia de musculação, outros praticam atletismo, outros mostram o que tem e o que não têm, a fim de se destacarem. Querem viver na crista da onda, e não se dão conta que toda onda passa. E que também ela é perigosa, e não garante segurança aos que querem surfar nas suas cristas.

Existe uma palavra de origem inglesa que é “snob”, a qual significa pretensão. Ela tem sido usada como significado de sobranceiro, e têm levado muitos a querer ser pretensiosos. Satanás também foi “snob”, ou seja, pretensioso. Pois pretendeu elevar-se acima de Deus, fazendo seu trono acima do trono de Deus. Mas isso foi mal e lhe causou a precipitação do céu à terra, o estrado dos pés de Deus.

Pretensão é querer ser o que não é, é querer ter o que não pode, é querer parecer o que não é. Assim, quem põe uma lente de contato de cor, adota um artificilialismo para enganar os olhos de outros, e também os próprios. Quem coloca sapatos de saltos altos pretende parecer o que não é. Prevendo isso, disse Jesus:

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? Mt. 6:27. Na mesma ocasião Ele disse que ninguém pode fazer um fio de cabelo branco ou preto. Mas hoje é o que mais se vê. Mancham, assim, as suas glórias, se descaracterizando.
Não temos dados estatísticos, mas temos certeza que grande é o número de mulheres que têm torcido seus pés, bem como tem adquirido outros males, seja de coluna, seja varizes, devido ao uso e abuso desse artificialismo moderno: os saltos altos.

E que dizer daqueles que moram em torres altas, os edifícios, que são abomináveis a Deus? Desde o tempo dos filhos de Noé que os homens insistem em fazer torres, aglomerando-se e buscando edificar cidades verticais, apesar de Deus ter dito:

E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela. Gn. 9:1 e 7.
Mas eles disseram:

E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.  E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Gn. 11:3 e 4.

Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra. Gn. 11:3-9.

Mas pela desobediência dos homens, esses edifícios serão derrubados e servirão de sepulcro para aqueles que não descerem deles enquanto é tempo. Pois haverá um dia de grande matança, e essas torres cairão, veja:

E em todo o monte alto, e em todo o outeiro levantado, haverá ribeiros e correntes de águas, no dia da grande matança, quando caírem as torres. E a luz da lua será como a luz do sol, e a luz do sol sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor ligar a quebradura do seu povo, e curar a chaga da sua ferida. Is. 30:25 e 26.

oliprest
Enviado por oliprest em 17/10/2010
Alterado em 18/06/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr