Textos

A bondade dos japoneses
Os acontecimentos que tem ocorrido no Japão nestes últimos dias manifestaram uma característica do povo daquele país, que chega a incomodar a algumas pessoas de outras nações como o Brasil. E essa característica, a qual eu nomeio de bondade dos japoneses, é devido a sua paciência, resignação, comedimento e moderação no seu modo de suportar as adversidades pelas quais está aquele povo passando com os tremores de terra e tsunami havido naquele país, gerando, como consequência, a morte de milhares de pessoas, destruição de milhares de habitações, perdas de empregos, carência de alimentos e água potável.

Tais características não têm sido manifestadas em nações como o Brasil e os EUA. O primeiro como um país tido por Cristão, e, o segundo, como uma nação que, além de religiosa, tem alcançado um nível considerado elevado de cultura e desenvolvimento. E isso foi manifestado em diversas ocorrências havidas lá e cá.

Aqui, recentemente, por ocasião dos acontecimentos havidos na região montanhosa do Estado do Rio de Janeiro, cujas cidades como Petrópolis e Teresópolis sofreram inundações, e cujos habitantes tiveram seus imóveis inundados e soterrados por avalanches de água e lama. Ali, por ocasião do tufão Katrina, o qual ocasionou a quase submersão da cidade de New Orleans.

Nos dois casos alguns moradores se recusaram a deixar as suas casas devido ao perigo de saques promovido por moradores dessas cidades, os quais não tiveram escrúpulos e nem temor de Deus.

Como tem sido noticiado pela mídia televisiva, no Japão os seus habitantes esperavam resignadamente em filas, a fim de obterem alimento, água, combustível e até para deixar o local onde viviam. Não se viam tumultos, reclamações e nem saques, seja em residências ou comércio, sejam em depósitos de alimentos. E isso foi um comportamento geral, embora lá não houvesse apenas japoneses; pois aquele país abriga cidadãos de muitos outros, como: Brasil, China, Coreia, América, etc., os quais compõem a sua mão de obra.

Esse comportamento além de cultural parece que também é dominante naquele país, além de contagiante, já que os cidadãos estrangeiros que ali estavam se comportaram do mesmo modo.

É interessante notar que isso deveria ser uma característica de povos que se intitulam cristãos e tementes a Deus, ou também que sejam culturalmente evoluídos, como os norteamericanos.

Do que podemos concluir que os japoneses, do ponto de vista humano, são melhores do que muitos. Isso não quer dizer que sejam bons do ponto de vista espiritual também, ou que por causa desse comportamento sejam havidos dignos de salvação para a vida eterna.

É que, segundo as Sagradas Escrituras, a vida eterna como galardão dos havidos dignos para tal, está condicionada a obediência a palavra de Deus, o que muitos de lá, de cá, e de outros países não obedecem, ainda que possam parecer bons do ponto de vista humano como os japoneses.
Mas não podemos deixar de manifestar que esse comportamento praticado por aquele povo nesses dias difíceis pelos quais têm passado, é um comportamento louvável e exemplar até para aqueles que deveriam ser os primeiros a dar esse exemplo, como Brasil e EUA, já que tidos como cristão e evoluído.

Oli Prestes
Missionário

(093) 99190-6406
oliprest
Enviado por oliprest em 30/03/2011
Alterado em 08/07/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr