Textos

O SIMPLES E O SIMPLÓRIO
Encontramos coisas nas Sagradas Escrituras que chegam a perturbar ou confundir os menos avisados ou não entendidos. Coisas que parecem até absurdas e contraditórias. Até homens considerados letrados se têm escandalizados com supostas contradições nela contidas. Atentemos para uma delas.

Disse Jesus: “Sede simples como as pombas e prudentes como as serpentes.” Mt. 10:16.

Disse Salomão: “Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes se coroarão de conhecimento.” Pv. 14:8.E: “O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” Pv. 14:15.

No início do livro de Provérbios de Salomão, lemos: “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se receber a instrução do entendimento,  a justiça, o juízo, e a equidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso; para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o entendido adquirir sábios conselhos; para entender provérbios e suas interpretações; como também as palavras dos sábios, e suas adivinhações.” Pv. 11:1-6.

Examinando o dicionário brasileiro “Globo”, encontramos como significado figurado da palavra simples, as seguintes definições: fácil de compreender; claro, natural; ordinário; vulgar; que não gosta de ostentação; que vive modestamente, sem luxo; ingênuo; crédulo; papalvo. E como definição de simplório: indivíduo muito crédulo; ingênuo; tolo; pacóvio. E como papalvo: Indivíduo simplório; pateta; lorpa; basbaque.

Já que as palavras podem ter duplo significado, no caso acima a palavra dita por Salomão e acima transcrita e sublinhada, foi traduzida na sua forma genérica, não obstante encontrarmos em algumas traduções das Escrituras emprego diferido dessa palavra, o que nos parece correto. Não que agrade aos nossos interesses, e venha ao encontro de nossos anseios ou pretensões. Sabemos que para uma correta tradução, há que se empregar as palavras no sentido em que elas foram aplicadas, buscando-se dar entendimento aos que lerem. Nesse caso particular, em que as Escrituras são antiquíssimas, parece-nos que os tradutores pecaram em não fazerem melhor analogia delas, empregando-as na sua forma ordinária, ou genérica, deixando para o leitor a difícil tarefa de discernir.  Diz-nos as Escrituras que toda palavra de Deus é pura ou retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. Pv. 8:9. “Em justiça são todas as palavras da Sua boca; não há nelas nenhuma cousa tortuosa nem perversa.” Versículo 8. Mas diz também: “Se buscardes como quem busca a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.” Pv. 2:4 e 5.

Eis porque estamos buscando entender e traduzir o verdadeiro sentido da palavra empregada.

Existe uma ingenuidade maligna, onde aquele que a possui busca esconder ou mascarar o mal nela existente, pretendendo atribuir maldade naqueles que a percebem. Sugerem pureza e santidade em tudo o que fazem, ou em todas as suas ações, e maliciam aqueles que percebem a astúcia deles. As coisas escabrosas que praticam, são feitas com boas intenções e sem maldade, dizem.

Não se trata de ver mal em tudo, dizendo que tudo é pecado. Não vamos extrapolar os limites e saltar de oito para oitenta, nem tampouco, para dizer-se normal, ficar entre os dois extremos e, fazendo média, ficar nos quarenta. Suas purezas são ofensivas como a cocaína. Experimentou se contamina, persistiu no consumo, vicia.

O simples é puro, sem mistura; sem extravagância, natural, sem excentricidade. Comedido. Quanto ao simplório, o mesmo é basbaque, razão porque é enganado facilmente; crê em tudo sem conferir, sem confrontar para julgar. Se o proposto lhe é satisfatório, conveniente, cômodo, acha razoável; se é aceito ou tido como certo pela maioria, pensa que isto lhe confere autenticidade ou legitimidade, e diz: não tem problema, todo mundo faz assim. Acaba sendo Maria-vai-com-as-outras e fanático.

A orientação de Jesus é ser simples como as pombas, e, também prudente como as serpentes. Mt. 10:16.

Disse o apóstolo Paulo: “E com suaves palavras e lisonja enganam os corações dos símplices.” Rm. 16:18.

Os símplices gostam de palavras bonitas, lisonjeiras. Não foi em vão que disse Jesus: “E amontoarão doutores para querer ouvir palavras agradáveis.” Diz a Escritura: “A exposição das  tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.” Sl. 119:130.

Seja como os crentes de Beréia, que examinavam cada dia as Escrituras para confirmarem aquilo que Paulo dizia. At. 17:11.
oliprest
Enviado por oliprest em 24/05/2011
Alterado em 24/05/2011


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr