Textos

COMO ALCANÇAR O REINO DE DEUS
Quando as Escrituras falam em reino, ela também fala em reino deste mundo, reino dos céus e reino de Deus. Por conseguinte, sendo o Reino de Deus o domínio de Deus, onde Deus reina, Ele é o Rei, e nós os seus súditos. Em sendo assim, dEle emana o poder e a soberania. Mas, como alcançar esse reino?

Certa vez um moço se chegou a Jesus e perguntou-lhe: “Bom mestre que farei para herdar a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. E o moço lhe perguntou, quais? E Jesus então citou os mandamentos referentes ao dever para com os homens, para lhe trazer à memória os mandamentos da Lei de Deus, ao que lhe disse o moço que tais mandamentos ele os observava desde a sua mocidade. Disse então Jesus: Vai, vende o que tens e dá aos pobres, e vem e terás um tesouro nos céus”.

Ora, os mandamentos relativos ao homem ele dizia cumprir, mas quando Cristo lhe deu o seu mandamento, o moço se entristeceu.
Muitos pensam estarem aptos para viver eternamente apenas não fazendo mal ao próximo, ainda que não lhe faça o bem.
Diz o apóstolo Paulo que ainda que ele repartisse todos os seus bens, se não houvesse amor de nada lhe adiantaria. I Co. 13:3. No Salmo 119:9 é feito uma inquirição: “Como purificará o mancebo o seu caminho?” E a seguir temos a resposta: “Observando conforme a tua palavra.” E onde está a palavra do Senhor? No Salmo 19:7, lemos: “A Lei do Senhor é Perfeita e refrigera a alma.” Mas a qual lei se refere? Existem Lei e leis. No Salmo 119 encontramos menção aos conjuntos de regras que compõe a Bíblia. São eles: estatutos, preceitos, mandamentos, leis, ordenanças, testemunhos e juízos. No Salmo 127:1, lemos: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os edificadores." E diz o apóstolo Paulo: “. . . qual casa somos nós.” E ainda: “. . . o reino de Deus não é comida nem bebida. . .” Rm. 14:17.

O reino dos céus está dentre nós; a nós pertence o reino, porque ao Senhor agradou dar-nos.

Mas, como ao que mais é dado mais é exigido, a nós será cobrado mais pelo muito que nos tem sido confiado. Caso contrário, caso não façamos jús ao que nos foi confiado, poderemos receber a seguinte reprovação: “. . . mal e negligente servo. . .”

Leia também o artigo "O REINO DOS CÉUS E O REINO DE DEUS".

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/06/2011
Alterado em 25/02/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr