Textos

O pecado de Miriã
O PECADO DE MIRIÃ


Moisés, o líder escolhido por Deus para tirar o povo de Israel do Egito, tinha uma irmã e um irmão. Sua irmã era bem mais velha que ele, e foi a mesma que ofereceu para a filha de Faraó uma ama para que criasse a Moisés, deixado por ela num sestinho de vime às margens do rio Nilo, onde foi resgatado e adotado por uma filha de Faraó.

Após saírem do Egito, quando peregrinavam no deserto, Moisés foi censurado por Miriã e Aarão por ter ele desposado uma mulher cuxita, etíope, que tudo nos leva a crer, depois de ter ficado viúvo de Zípora, com quem havia se casado em Midiã, quando lá peregrinou após sua fuga do Egito devido ter matado a um egípcio.

As Sagradas Escrituras não esclarecem as razões da censura, mas tão somente que isso aconteceu.

E além disso falou Miriã e Aarão: “Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou por nós? E o Senhor o ouviu. E logo o Senhor disse a Moisés, e a Aarão, e a Miriã: Vós saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu na coluna da nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Aarão e a Miriã, e eles saíram ambos. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figura; pois, ele vê a semelhança do Senhor; por que pois não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e foi-se. E a nuvem se desviou de sobre a tenda; e eis que Miriã era leprosa como a neve; e olhou Aarão para Miriã, e eis que era leprosa. Pelo que Aarão disse a Moisés: Ah! Senhor meu, ora não ponhas sobre nós este pecado, que fizemos loucamente, e com que havemos pecado. ora não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, tenha metade da sua carne já consumida. Chamou pois Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. E disse o Senhor a Moisés: Se seu pari cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial, e o povo não partiu, até que recolheram Miriã.” Nm. 12:2-15.

Além de Aarão e Miriã terem censurado a Moisés, ainda houve o agravante de eles quererem se igualar a Moisés, e isto devido eles serem profetas como ele. Se ensoberbeceram por isso, e não temeram falar contra seu irmão.

O mesmo pode acontecer hoje. Deus tem dado dons a muitos, que não sabendo que no corpo do Senhor, a sua igreja, existe hierarquia, acabam por se ensoberbecer, veja:

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorro, governos, variedades de línguas.” I Co. 12:28.

Quer o Senhor que não haja divisão no corpo, mas antes que tenham os membros iguais cuidados uns dos outros. Versículo 25. Para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. I Co. 4:6, segunda e última parte.

Assim, é mister que haja cuidado para que a lepra do pecado não se apegue a alguém por murmurar,  e este seja lançado fora do arraial dos santos. Portanto, não vos ensoberbeçais porque o Senhor falou por vós.
oliprest
Enviado por oliprest em 16/06/2012


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr