Textos

A PAZ DO SENHOR
A nossa sociedade vem passando por transformações acentuadas em todos os seguimentos, seja social, industrial, intelectual, etc. Nossa sociedade intitula-se moderna. Devido aos avanços que têm obtido nas diversas áreas das ciências. Existe mesmo uma verdadeira febre por mudanças. Todos querem experimentar coisas diferentes, na forma, no conteúdo ou no prazer. Isso faz as pessoas com freqüência chamarem de ultrapassados métodos e modos a bem pouco tempo usuais, corretos e honrosos. A inversão de valores tem predominado, causando um verdadeiro conflito em muitas pessoas. O conceito de certo/errado fica difícil. Existe uma flexibilidade nos costumes, tradições e conceitos. Isso não difere também em relação à saudação.

À bem pouco tempo atrás, as crianças tomavam a bênção não só dos pais e pessoas adultas da família num encontro desta, como também de desconhecidos, em certas circunstâncias. Isso parece coisa do passado mesmo, assim como coisa do passado está ficando a cortesia e o respeito.

Com relação a saudação, substitui-se o tradicional bom-dia, por “oi bicho”, “tudo bem?”, “tá bão?” (estilo mineiro), “e aí?”, “deixa eu te falar”, ou ainda: “que deu no bicho?”, ou na sena?, etc. E quem assim não procede acaba por sentir-se como se fosse um estranho no ninho.
Mas isso são coisas que nem mesmo as tradições conseguem reter. Entretanto existem pessoas que tem conhecimento bem distinto dos demais que se dizem pessoas modernas, e que, preferindo agradar a Deus, renunciam a saudação tradicional, praticando a ensinada por Cristo.

Disse Jesus: A minha paz vos dou. Não vos dou como o mundo a dar (conforme retro mencionado). Em outras ocasiões Cristo saudava dizendo: “Paz seja convosco”. Hoje nós nos saudamos assim: A paz  do Senhor, irmão; ou a paz do Senhor seja convosco”. E isso está de conformidade com os ensinos sagrado das Escrituras. Primeiro, porque Cristo disse: Assim como eu fiz, façais vós também. Segundo, porque Ele é o Senhor. E terceiro porque Ele é o príncipe da paz.

Paulo, o apóstolo, chamado para ser ministro de Cristo e anunciar o evangelho aos gentios, em todas as suas epístolas, como desde a primeira, a epístola aos Romanos, sempre saudava em nome de Deus e Jesus Cristo. Ver por exemplo Rm. 1:7, I Co. 1:3, II Co. 1:2, Gl. 1:3, Ef. 1:2, Fl. 1:2. Como também usa a saudação cristã no encerramento de suas epístolas. Por exemplo: Fl. 4:21-22. Ou ainda I Ts. 5:26, onde diz: “Saudai a todos os irmãos com ósculo santo”.

Também o apóstolo Pedro em sua epístola: I Pe. 5:14, diz: Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor.
oliprest
Enviado por oliprest em 06/04/2013


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr