Textos

O PERFIL DO ÍMPIO
Quem será o ímpio? O perverso? O homem pagão, ou gentio?
No salmo 1:1 encontramos uma clara referência ao ímpio, e que dá a entender que ele não é o pecador simples. E para que possamos não ter dúvidas de como ele se formou, faremos uma passagem pela carta de Paulo aos Romanos, para confirmar a nossa assertiva.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Rm. 1:18.

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram. E o seu coração insensível se obscureceu. Dizendo-se sábio, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Rm. 1:21-23.

Analisando a passagem citada, vemos que o ímpio conheceu a Deus, mas não o glorificou, nem lhe deu graças, antes em seus discursos (correspondente a sermões) se desvaneceu e o seu coração insensível se obscureceu. Vemos ainda que eles mudaram a verdade  em injustiça. Que verdade? A palavra de Deus é a verdade. Sl. 119:160. E por conseguinte a sua lei. Sl. 119:142. Pois as obras das suas mãos são verdade e juízo. Sl. 111:7. E a verdade do Senhor é para sempre. Sl. 117:2. A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172.

O Senhor falando pelo profeta Ezequiel,  mostra claramente quem é o ímpio. Deus constituiu ao seu povo Israel, e determinou que o mesmo fosse santo como Ele é. E fala ao profeta que Ele o constituiu como atalaia sobre a casa de Israel.  E disse ainda: “E se eu disser ao ímpio: ó ímpio, certamente morrerás, e tu não falares, para desviar o ímpio:  do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o demandarei da tua mão.” Ez. 33:7 e 8. No verso 10 lemos o seguinte: “tu pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: visto que as nossas prevaricações e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?” Ez. 33:10.

Como vimos, o ímpio tem consciência da sua transgressão, da sua prevaricação, do seu pecado. Se ele fosse o pecador simplório, o símplice, ele estaria na condição dos gentios que não tem lei, e que para si mesmos são lei. Rm. 2:14.

No salmo 73 temos a revelação do procedimento do ímpio:
Pois eu tinha inveja dos soberbos ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de um adorno. Os olhos deles são inchados de gordura: superabundam as imaginações do seu coração. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão: falam arrogantemente. Erguem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. Pelo que o seu povo volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. E dizem: Como sabe Deus? Ou há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumenta as riquezas. Sl. 73:3-12.

No livro do profeta Ezequiel temos mais algumas características do proceder do ímpio; roubo, extorsão, opressão, idolatria, abominação, usura, relações com a mulher na sua contaminação, adultério, injustiça, desvio da prática dos estatutos, etc. Ez. 18:10-13.

Como Deus não leva em conta o tempo da ignorância, o ímpio só é ímpio devido ter tido conhecimento de que essas coisas contrariam a Deus, e ainda assim as fez. Temos ainda outra clara referência ao ímpio, distinguindo-o do pecador.  Salomão diz: “Eis que o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador.” Pv. 11:31.

Vemos assim, que muitos tidos como cristãos podem estar na condição de ímpios. Pois o ímpio é aquele que desprezou o conhecimento de Deus após tê-lo conhecido, desprezando a sua lei. O salmista assim se expressou, inspiradamente: “grande indignação se apoderou de mim por causa dos ímpios que abandonaram a tua lei.” Sl. 119:53.

O ímpio conhece a palavra do Senhor, e até cita os seus estatutos. Por isso para ele diz o Senhor: “Que tens tu que recitar os meus estatutos, e que tomar o meu concerto na tua boca, pois aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti? Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros. Tu te sentas a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e eu me calei, pensavas que era como tu; mas eu te arguirei, e, em sua ordem, tudo porei diante dos teus olhos. Ouvi pois  isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. Sl. 50:16-22.
Seja justo, pois o ímpio, por se esquecer de Deus, será julgado pela lei (I. Tm. 1:9), e ele será arrancado da terra (Pv. 2:22), e sobre ele vai chover fogo e enxofre. Sl. 11:6.

oliprest
Enviado por oliprest em 20/04/2013


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr