Textos

Mãezinha do céu!
Essa expressão que intitula este artigo é um tanto comum no nosso país. Mas onde ela teve origem? Certamente de lugar onde pensam que há alguém no céu da qual originou todos os demais. Esse conceito tá ligado ao modo de reprodução terreno, onde as fêmeas são as responsáveis por abrigar um ou mais embriões na sua matriz uterina e trazê-los a luz. Num passado distante o povo de Israel, povo constituído por Deus como o seu povo peculiar, cultuou um mito ao qual nomeou de “rainha do céu”.

Querendo exaltar a sua mãe, alguém também lhe deu o título de “rainha do lar”, embora a TV seja o objeto que mais se dá atenção num lar, e sob o qual todos se curvam diariamente, inclusive as mães. E tem hora certa para isso. Os homens, na hora do noticiário e jogos, principalmente futebol, aqui no Brasil; as crianças, programas infantis, principalmente os de desenhos animados; as mulheres as novelas e outros voltados para culinária, moda, etc.

Mas, acaso existe uma mãe no céu? E as mães que morreram estão onde? No céu? No inferno?

Para responder parte dessas perguntas, vou citar um texto de um diálogo de Jesus com uns contemporâneos seu que o inquiriram sobre certa ocorrência.

      “Então os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele, e perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém não tendo filhos, o irmão deve casar com a viúva, ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência; e o segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira. E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os sete a tiveram por mulher. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito.” Mc. 12:18.

Por esse texto inferimos que os que morreram ainda não estão no céu, porquanto ainda não houve a ressurreição.

Outro texto bíblico ratifica a nossa afirmação, veja:

“E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.” Ap. 11:15 a 18.

Portanto, ainda não houve o julgamento, e, por conseguinte, não foram recompensados, pois existe o tempo para isso, segundo o texto.

É interessante que muitos dos que pensam estar no céu aquela que foi a sua genitora, vão aos infernos (sepultura) para relembrá-las e chorar e lamentar as suas perdas e ou separação. Se creem que elas estão no céu, deveriam olhar para ele ao relembrá-las, e também ficar felizes por isso, já que o céu é tido como um lugar livre de infortúnios e pleno de felicidade.

Alguém pode querer ser bom com aquela que foi a sua genitora e assim recompensá-la com um lugar no céu, mas daí a coloca-la ali vai uma grande distância. E muitos, por ocasião do juízo, terão surpresas quanto as suas mães as quais tinham como santas. Só Deus sabe as que haverão de ser consideradas dignas do céu.

Portanto, como disse Jesus, podemos ter um pai, o qual pode ser o do céu, mas mãe no céu, ainda não. Digo pode ser o do céu porque ele disse para uns contemporâneos seu que eles tinham por pai o diabo.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 11/05/2013
Alterado em 28/02/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr