Textos

A reciproca é verdadeira

Existem leis universais que vigoram e alcançam todos os homens, mas que, nada obstante o seu registro, tem sigo ignoradas e rejeitadas por eles, os quais sofrem as consequências decorrentes da falta de cumprimento delas. Uma delas diz: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” Mt. 7:12.

Embora haja provérbio popular que fale a mesma coisa ainda que de outro modo – “Não faça aos outros o que não queres que te façam” – Poucos atentam para isso, gerando uma cadeia de episódios nada benéfico aos que desprezam isso.

Se os humanos atentassem para esse provérbio e não fizessem aos outros aquilo que eles não gostariam que lhes fosse feito, só por isso já haveria considerável melhoria na qualidade de vida entre os humanos.

Houve um rei que mandava cortar os polegares das mãos e dos pés dos reis que ele subjugava, e os colocava para colher migalhas embaixo da sua mesa. Mas ele também foi subjugado e teve os polegares dos seus pés cortados e posto a colher migalhas sob a mesa daquele que o subjugou. Então ele disse: “Assim como eu fiz, assim Deus me pagou.” Jz. 1:7.

Entretanto alguns não conhecem esse registro e também não consideram que Deus irá retribuir a cada um segundo as suas obras. Talvez pensem que estando ligado a uma instituição religiosa fique isento de punição. Ou talvez por fazerem suas preces e pedidos, porventura possam escapar do castigo. Mas não pense assim. Pois um texto bíblico diz:

“Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.  Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?  Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?  Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:  a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;  mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.  Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.” Rm. 2:1 a 13.

Ninguém gosta de ser enganado, iludido, explorado, maltratado, mas muitos dos que isso não gostam que lhes façam, fazem a outros.

E considerando isso tudo, vemos que a lei de Deus é verdadeiramente perfeita, já que seis das suas dez leis – da quinta à décima - dizem respeito ao próximo, razão porque é possível sintetizá-las em “ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Outrossim, há os que buscam amealhar bens e fortunas a fim de se esquivar do dia mau e de adversidade. Mas ainda que isso possa minorar um infortúnio para si, seus descendentes, não raro, sofrerão, colhendo o que fora semeado pelos seus pais, avós, bisavós, etc. Pois Deus visita a maldade dos pais nos filhos. Ex. 20:5.

Deus tem promessas para os justos. Portanto seja justo e não faça nada a outros que você não gostaria que lhe fizessem. Porque além de aos justos ser destinada a nova terra, a descendência deles será abençoada devido as suas atitudes. Porque Deus retribuirá a cada um segundo a sua obra. Sl. 37:25 e 29. Mt. 16:27.
oliprest
Enviado por oliprest em 19/11/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr