Textos

EBOLA x GRIPE a1n1

Há certa expectativa quanto a propagação do Ebola, que já vitimou milhares de pessoas em três países africanos. Mas por que as autoridades mundiais de saúde estão tão apreensivas com esse mal? Qual o risco de alguém ser contaminado e morrer no Brasil em consequência desse mal?

O ebola é uma doença grave causada por vírus. Ela é muitas vezes caracterizada pelo início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia, funções hepática e renal deficientes, erupções cutâneas, e, em alguns casos, sangramentos internos e externos, com interrupção do funcionamento dos órgãos. Fonte: Globo.com - G1.

O contágio se dá por contato de fluídos corporais, como sangue, suor e saliva, e o período de incubação – tempo entre o contágio e manifestação dela, é de 1 a 21 dias. Em média, um terço dos infectados vão a óbito, dependendo da sua resistência orgânica e não física.

Faz pouco tempo que o vírus a1n1, da Gripe aviária, causou susto mundial e mobilizou as autoridades sanitárias no sentido de tomarem medidas preventivas para evitar a propagação dela em escala pandêmica ou global. Rapidamente o surto foi contido e já pouco se fala sobre ela. As populações foram vacinadas com vacinas preventivas, desenvolvidas às pressas pelas autoridades de saúde da OMS – Organização Mundial de Saúde - as quais disponibilizaram partes dos vírus para que Instituto de Pesquisa de vacina do Brasil pudesse produzir vacinas para imunização massiva da população brasileira.
Mas é surpreendente como existe apreensão sobre um mal que mata subitamente, embora de modo não violento, e não quanto a outros modos de mortes violentas e em número muito maior, como as mortes por assassinatos e as mortes no trânsito no Brasil. E quanto a este, são mais de quatro mil por mês, afora os mutilados, que são outros milhares. O Ebola matou até agora aproximadamente seis mil pessoas nos países africanos como Libéria, Serra Leo e Guiné, num período muito maior. Esse mesmo número de mortes ocorreu em apenas quarenta dias no trânsito brasileiro.

Infelizmente esse mal não será o último a causar espanto entre os humanos. Outros virão, já que  isso não só está previsto por Deus como determinado sobre a humanidade. Aliás, o primeiro grande acontecimento de mortandade em escala mundial extinguirá um quarto da população humana do globo terrestre, como está previsto no livro do Apocalipse 6:7 e 8, no qual fala sobre a abertura do quarto selo. E outras ocorrências haverá, as quais matarão tantos, que ficarão insepultos sobre a terra.

É tempo de se preparar. Pois aqueles que forem havidos dignos de ficar até a vinda do Senhor escaparão de todos esses males e catástrofes, embora não sem passar pelo crivo e pelo fogo, para ser peneirado e provado.
oliprest
Enviado por oliprest em 17/12/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr