Textos

NINGUEM ESTÁ ACIMA DA LEI
Acaso a quem mais for dado mais lhe será cobrado? Ou por alguém conhecer a lei ficará isento dela? Vejamos como podemos aplicar isso no âmbito religioso.

Às vezes, quando alguém chega a um estágio elevado de conhecimento, é possível que se ensoberbeça, já que a ciência incha, como diz um texto bíblico, e presuma de que não sofrerá nenhuma consequência se transigir só uma “vezsinha”.

Entretanto há outro texto que diz:

“Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.” Tg. 3:1.

Donde se infere que a quem mais é dado mais será cobrado.
Na hierarquia da igreja, o corpo de Cristo, Paulo diz: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. I Co. 12:28.  

Assim, já que Deus pôs a cada um com uma função no corpo, há os que têm o ofício de exortar, como diz o apóstolo em outro texto. O que não quer dizer que seja censurar, mas advertir. Entretanto, outros que estão em outras funções, como profetas e pastores, podem achar que não estão mais sujeitos a exortação de outros usados por Deus para evitar que o tal venha a se desviar do propósito determinado por ele. E, nesse caso, há um grande perigo; principalmente dele se perder, além de sofrer consequências graves.

A mais de vinte anos, e quando eu pertenci a uma entidade religiosa, certa pessoa de lá, a qual era mãe de um pastor daquela organização, e também profetisa, começou a sentir uns repuxados no rosto. Então ela, que já era septuagenária, fez uma consagração e pediu a Deus que lhe fizesse saber se ela iria morrer. Então ela teve uma visão noturna na qual ela viu uma garrafa térmica sobre uma mesa, e uma voz que lhe disse: é isso que está te fazendo mal. Ela entendeu que era café, que ela tinha por hábito tomar. Então ela disse que ela não podia deixar de toma-lo porque ela sentia dores. A voz lhe disse que ela deixasse de tomar e que ela não sentiria nada. E completou: Isso é responsável pela onda de derrames que está dando no mundo. Numa visita que eu lhe fiz, ela me contou isso. Então, entendendo que era uma revelação, eu dei aviso na congregação. Passado pouco tempo um genro dela, o qual era diácono na mesma congregação onde ela era membro, teve derrame (AVC – Acidente Vascular Cerebral). E eu me informei com a esposa dele, a qual me disse que ele não havia deixado de tomar café. Ou seja, não acreditou nem no aviso, nem no vaso (profeta não tem honra no meio dos seus, como disse Jesus).
E eu fiz uma investigação sobre pessoas que eu via com sequela de AVC, e, de mais de uma dúzia que eu perguntei, apenas três disseram ter sido por outras causas, como acidente. Os demais eram viciados em café.

Eu estive em São Paulo em 1991, e, em visita aos meus pais, vi o modo como a que foi minha genitora estava alimentando aquele que foi o meu genitor. Ele já tinha mais de setenta anos, estava aposentado e levava vida sedentária. Então eu lhe falei: “A senhora está matando o meu pai”,  e reprovei o fato de ela diariamente pôr uma garrafa térmica com café para que ele ficasse ingerindo-o. Ela não mudou o seu comportamento. Consequência: Ele sofreu dois derrames antes de morrer. Apesar de ser presbítero daquela igreja à época.

Lendo uma revista de informação, fiquei sabendo que existiam quinhentas drogas no café, e que, atualmente, já foi descoberto oitocentas.

Visitando uma congregação numa cidade do Pará, fiz saber ao pastor daquela organização a revelação que me foi repassado. Algum tempo depois tomei conhecimento que ele havia tido um AVC. E constatei isso em visita que lhe fiz recentemente. Ele está sem falar, sem andar e sem pegar com uma das mãos. Nessa mesma ocasião fiz uma visita a uma amiga, a quem eu também fiz saber do perigo que o vício do café pode acarretar, e da qual eu recebi a seguinte resposta: “Ah, eu já disse pra Jesus, se é pra eu deixar de tomar café, mas antes morrer”. Não morreu, mas está inválida numa cadeira de rodas.

Tenho ainda outros casos que eu poderia citar relacionado ao hábito de tomar café, mas eu cansaria o leitor.

Mas devo falar de um que também foi fatal. Eu fui movido para visitar um membro da igreja que pertenci, e que morava numa estrada vicinal a mais de uma hora da cidade onde eu morava. Convidei meu filho, o qual tem uma moto, e, com outra alugada, devido ser estrada não pavimentada e com ocorrência de areal, e fomos visita-la. Lá chegando, eu a encontrei muito abatida e desanimada. O Espírito me fez saber que ela estava tendo problemas de pressão devido ao hábito de tomar café. Lhe fiz saber isso. Passamos lá algumas horas e retornamos. Após uma semana eu fiquei sabendo que ela teve um AVC o qual lhe causou a morte.

Quero esclarecer aqui, a fim de evitar especulação sobre mim, que eu não tenho ligação com entidade que proíbe a ingestão de café.

Eu também já fui viciado nessa bebida. Mas desde que eu tomei conhecimento do que relatei, deixei de toma-lo. Fiquei tranquilo, sem ansiedade e sem problema de insônia ou de má qualidade de sono.
Como vimos, mesmo sendo um pastor, ou que tenha qualquer outra função no corpo, se não receber o que o Espírito revela, corre sério risco de sofrer e até morrer, podendo a vir a perder a sua salvação, já que quem destruir o templo do Espírito Santo Deus o destruirá. E nós somos templo para morada de Deus em Cristo.

Mas alguns a quem eu manifesto isso alegam o que ouvem na mídia televisiva sobre café, que ele é bom até para o coração. Preferem crer no homem e não em Deus.

Além do que, “Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu." Rm. 14:15.

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”.I Co. 10:31.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/01/2015
Alterado em 15/09/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr