Textos

ANOS DE SOLIDÃO
O ser humano é um ser social. E o seu isolamento da sociedade, ou da convivência com grupos sociais o torna antissocial e até embrutecido. O que leva as pessoas a se dissociarem de seus grupos sociais e a viverem sós? Quais as consequências disso? Haveria algum proveito nisso? Vejamos:  

Houve um soldado que serviu ao seu país por ocasião da segunda guerra mundial, e, não sei porque motivo ficou vivendo na floresta da Ásia após o termino do grande conflito mundial. Ele não sabia que a guerra havia terminado, e, assim, se mantinha fiel àquele a quem havia jurado fidelidade, o imperador japonês. E, assim, ficou por dezenas de anos, antes de ser reintegrado a civilização.

Pessoas há que deixaram o convívio da sociedade em que viviam e se isolaram em regiões inóspitas, por estarem decepcionadas com os seus semelhantes, ou até por temor a eles. Outras, devido terem perdido as suas conduções, caravelas, ficaram habitando as florestas dos países nos quais realizavam expedições exploradoras. Suspeito que isso foi o que ocorreu com aqueles que deram origem aos índios brasileiros. E os anos de solidão e de falta de acesso aos meios desenvolvidos fez com que eles se tornassem primitivos e embrutecidos.

Mas houve homens de Deus que foram também obrigados a se isolar do convívio do seu povo, devido o estado de rebeldia em que se encontrava esse povo em relação a Deus. Foi o caso de Elias, um profeta de Israel. Ele viveu na beira de um ribeiro, depois que ele disse que não choveria sobre a terra por três anos e meio, e isso aconteceu.

Abraão foi outro. Deus mandou que ele saísse da sua terra e da sua parentela e fosse para um lugar que Deus lhe mostraria. E ele viveu peregrinando pelas terras que Deus prometeu dar aos seus descendentes. Noé, o profeta a quem Deus ordenou que construísse uma arca para a sua salvação, e que, em consequência da sua obediência salvou também a sua esposa, filhos e noras, além dos animais que deveriam manter as espécies vivas, repovoando a terra, viveu cem anos entre o que Deus requereu dele com relação a arca e o dilúvio. E como Noé era um homem temente a Deus, ou seja, guardava os mandamentos de Deus, ele não devia ter uma vida partilhando com a sociedade que se havia desviado de Deus, mesmo que parentes ou consanguíneos seu.

Quando Deus me nomeou como líder de um grupo que Ele mandou sair do meio no qual congregávamos, ele me fez andar sozinho por lugares diversos, inclusive monte, buscando-o. Muitos me consideravam fanático e louco por isso. Mas aquele que operava o seu querer e o seu efetuar em mim, me susteve durante esses vinte anos de solidão. Embora alguma vez eu tenha perdido a esperança e me isolado também dele, por achar que Ele havia desistido de mim e me rejeitado também. E, assim, tenha ficado também solitário por algum tempo.

Mas, como Deus não é homem para mentir nem filho do homem para se arrepender, no tempo determinado Ele cumpriu aquilo que ele havia previsto e determinado que faria, a fim de reunir o seu povo antes da sua vinda. Falou-me novamente, confirmando a entrega do cajado para pastorear as suas ovelhas.

E se você também esteve vivendo anos de solidão, na esperança de ser juntado ou recolhido aos que pertencem a Deus, chegou o momento. Una-se a nós, e empunhe a espada para a luta que se há de travar. Contate comigo e se fortaleça. Seja forte e não esmoreça.
oliprest
Enviado por oliprest em 01/02/2015


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr