Textos

ANTES QUE O GALO CANTE
ANTES QUE O GALO CANTE DUAS VEZES, TRES VEZES ME NEGARÁS?

Como já demonstrei no trabalho que compus e intitulei “Quem errou, Deus ou os homens?”, existem erros na bíblia;  razão porque precisamos analisá-la com imparcialidade e extremada dedicação e sem conceitos próprios, buscando como se busca a prata e como a tesouros escondidos, a fim de alcançarmos perfeito entendimento das coisas nela registradas. Isso se faz mister porque as revelações de Deus são para os que O buscam de todo coração, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento.

Hoje, com a evolução do conhecimento humano, o homem tem à sua disposição mecanismos para a elucidação de enigmas e mistérios os mais variados e em todos os ramos da ciência humana. E no sentido espiritual também é possível fazer-se análises de textos através de olocublações, meditações, comparando-os a luz de outros de cunho espiritual; já que as coisas espirituais se discernem espiritualmente, a fim de discernir bem o que eles querem dizer.

Nas escrituras que narram o episódio da negação de Jesus por Pedro, encontramos o registro de fatos que não concordam entre si, e que precisamos analisá-los acuradamente para conseguir alcançar a elucidação dos fatos, pois as possíveis contradições dão motivo para que incrédulos neguem autenticidade às escrituras.

O episódio relativo ao procedimento de Pedro com relação ao que predisse Jesus, ou seja, que ele O negaria, está registrado nas escrituras e foram feitos por quatro escritores, a saber: Mateus, Marcos, Lucas e João.

No livro de Mateus consta: “Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.” Mt. 26:34.

No livro de Marcos, diz: “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mc. 14:30.”

No livro de Lucas, está: “Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. Lc. 22:34.

“E, finalmente, no livro de João consta: ”Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.” Jo. 13:38.
Esses textos foram transcritos da tradução de João Ferreira de Almeida, versão Revista e Atualizada, e editada pela Sociedade Bíblica do Brasil, Imprensa Bíblica Brasileira e editora Juerp/Serviço Educacional Lar e Saúde. Copyrigth 1979, C.D. Stampley Enterprises, Inc.
Nessa versão, na página de apresentação, consta: “De acordo com os melhores textos em Hebraico e Grego.” Isso, tanto na apresentação do “Velho Testamento” quanto do “Novo Testamento”.

Voltemos, então, aos finalmente, a fim de concluir com proveito nossa proposição.

Quero suscitar o seguinte questionamento:

Afinal, Pedro negou a Jesus: três vezes antes de o galo cantar, negou-O antes de o galo cantar três vezes, ou três vezes antes de o galo cantar duas vezes?

Bem, três registros parecem que concordam entre si, a saber: o de Marcos, o de Lucas e o de João, veja:

Antes que o galo cante, três vezes me negarás. Mt. 26:34.
Não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces. Lc. 22:34.

Não cantará o galo até que me tenhas negado três vezes. Jo. 13:38.
Então o texto em discrepância é o registrado por Marcos, a saber:
Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mc. 14:30.
Acaso Marcos se equivocou? Ou a tradução não foi fiel?

Vamos investigar as escrituras, e ver o que podemos alcançar por elas.
Se o problema fosse só no texto onde foi feita a previsão de Jesus, poder-se-ia dizer quer houve equivoco quanto à tradução; mas o registro de Marcos relativo ao cumprimento do que Jesus previu ratifica o previsto, veja:

“Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar.” Mc. 14:71 e 72.

Noutra edição da Imprensa Bíblica Brasileira, edição revista e corrigida, de 1973, o texto de Marcos diz:

Mas ele negou-o, dizendo: “Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou.” Mc. 14:68.

Antes de prosseguirmos vamos fazer uma pausa e tecer considerações sobre o tempo ou o intervalo de tempo em que esses fatos aconteceram.

Vamos suscitar um questionamento sobre o número de vezes que o galo deveria cantar antes que Pedro negasse a Jesus.

Segundo o texto de Mateus, Jesus teria dito a Pedro:

Antes que o galo cante, três vezes me negarás. Mt. 26:34.
Segundo Marcos, Jesus teria dito:

Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mc. 14:30.

Segundo Lucas, Jesus teria dito:

Não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces. Lc. 22:34.

E segundo João, Jesus teria dito:

Não cantará o galo até que me tenhas negado três vezes. Jo. 13:38.

Essa foi a fala de Jesus segundo a tradução de João Ferreira de Almeida, versão  Juerp/Imprensa Bíblica Brasileira.

Cumprimento segundo a mesma versão:

“Levaram Jesus ao sumo sacerdote, e Pedro o seguiu de longe." Mc. 14:53. "Ora, estando Pedro em baixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. E a criada, vendo-o começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és também Galileu. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar." Mc. 14:66-72.

O registro de Mateus é idêntico ao registro de Marcos, com a diferença seguinte: “. . e imediatamente o galo cantou. E Pedro lembou-se do que dissera Jesus: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E saindo dali chorou amargamente.” Mt. 26:69-75.

Já Lucas registrou assim a ocorrência:

“Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote; e Pedro seguia-o de longe. E tendo eles acendido fogo no meio do pátio e havendo-se sentado à roda, sentou-se Pedro entre eles. Uma criada, vendo-o sentado no lume, fixou os olhos nele e disse: Esse também estava com ele. Mas Pedro o negou, dizendo: Mulher, não o conheço. Daí a pouco, outro o viu, e disse: Tu também és um deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, tendo passado quase uma hora, outro afirmava, dizendo: Certamente este também estava com ele, pois é Galileu. Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes. E imediatamente, estando ele ainda a falar, o galo cantou. Virando o Senhor olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.” Lc. 22:54 a 61.

Mas o texto de João, diz:

“E conduziram-no primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás. Sumo sacerdote naquele ano. Ora, Caifás era quem aconselhara aos judeus que convinha morrer um homem pelo povo. Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. Este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus no pátio do sumo sacerdote, enquanto Pedro ficava da parte de fora, à porta. Saiu, então, o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, falou à porteira, e levou Pedro para dentro. Então a porteira perguntou a Pedro: Não és tu também um dos discípulos deste homem? Respondeu ele: Não sou. Ora, estavam ali os servos e os guardas, que tinham acendido um braseiro e se aquentavam, porque fazia frio; e também Pedro estava ali em pé no meio deles, aquentando-se. Então o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina. Respondeu-lhe Jesus: Eu tenho falado abertamente ao mundo; eu sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se congregam, e nada falei em oculto. Por que perguntas a mim? Pergunta aos que me ouviram o que é que lhes falei; eis que eles sabem o que eu disse. E, havendo ele dito isso, um dos guardas que ali estavam deu uma bofetada em Jesus, dizendo: É assim que respondes ao sumo sacerdote? Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; mas, se bem, por que me feres? Então Anás o enviou, maniatado, a Caifás, o sumo sacerdote. E Simão Pedro ainda estava ali, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou. Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no jardim com ele? Pedro negou outra vez, e imediatamente o galo cantou.” Jo. 18:13 a 27.

Então alguém acrescentou aos textos originais ou as falas dos personagens.
oliprest
Enviado por oliprest em 14/02/2015


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr