Textos

Ciúme

Dizem que “quem ama sente ciúmes”, porque “quem ama cuida”. Mas que tem a ver cuidado com ciúmes. Seria o ciúme sentimento superior ou inferior? Vejamos.

As notícias que temos ouvido e as experiências de vida que temos recebido não nos permitem dar nenhum voto ao ciúme, bem como não tê-lo como um sentimento positivo. Via de regra, quem tem ciúme age de modo contrário à razão e o bom senso. E embora seja sentimento, é tão ruim quanto as demais ações procedentes do coração humano e enumeradas por Jesus.

Quem tem ciúmes quer algo ou alguém com exclusividade, não permitindo partilhá-lo.

E não falamos de ciúme de um parceiro unido pelos laços afetivos, mas de qualquer pessoa que tenha algum laço de amizade com outra.

Assim, o ciumento não quer que alguém a quem ele/a esteja afeiçoado tenha amizade com outro/a. Ou seja, quer exclusividade em tudo com a pessoa por quem sente ciúmes.

Também o que temos observado é que a pessoa que sente ciúme passa a controlar o outro de modo doentio, como: Quem te ligou? O que ele/a queria? O que ele/a disse? Por quê? O que você respondeu?  A isso seguem-se outras atitudes como: Eu já te disse, essa pessoa não é boa; eu não confio nela; ela não serve pra você; te afasta dela; cuidado!, etc.

Se ciúme fosse um sentimento positivo ele não seria responsável por tantas separações de casais, quebra de relacionamentos e perda de amizades.

Penso que ciúme é falta de confiança e medo de perder aquilo que não tem como segurar, por falta de mérito e/ou capacidade de se dar/amar, sem exigir exclusividade. Enfim, insegurança.

Assim, saiba quando ele começa a se manifestar e não deixe  vicejar no seu coração, seja por causa de pais, irmãos, colegas, namorados/as, esposo/a, etc. Se alguém der brechas a ele, o resultado será sempre de perda nunca de ganho. Já que “Quem ama cuida”, então se cuide primeiro, antes de querer cuidar de outro. Vigie seus sentimentos!

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 10/06/2015
Alterado em 22/04/2016


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr