Textos

Que me fez mal?
Que me fez mal?

Algumas vezes podemos sentir algum mal estar que nos fazem suspeitar do que comemos, embora não saibamos porque. Há razão para isso?

Recentemente almocei em um restaurante self service, aceitando a sugestão de alguém. E gostei do que era disponibilizado. Pois havia saladas em abundância, do que me servi, bem como me servi de um pedaço de peixe pirarucu empanado.

Embora eu tenha reservas quanto a certos alimentos, que evito devido ao modo como podem ser feito, eu não vi nada que eu pudesse considerar impróprio para mim. Afinal, cenoura crua, beterraba cozida, repolho semi cozido, e outros vegetais pré cozidos sem sal não devem fazer mal para quem costuma come-los.

Entretanto, depois de algumas horas, comecei a sentir algum mal estar,o que me levou a suspeitar de que algo havia naquela comida que devia ser responsável pelo sintoma. À noite, pela madrugada, quando eu estava hospedado em uma pousada em outro lugar para o qual eu viajei de avião durante o dia, acordei com uma tremenda enxaqueca. Cheguei a procurar a pessoa da portaria para que procurasse uma farmácia de plantão, a fim de pedir que me trouxesse algum analgésico para minorar a dor que eu estava sentindo. Como não foi possível obter o que eu precisava, acabei voltando para a cama e tendo que suportar a dor. Mas eu continuei querendo saber o que poderia ter me feito mal, afinal eu precisava entender a razão porque o meu organismo se sentiu agredido ou porque ele havia se sentido tão mal, a fim de não voltar a ingerir o que não lhe era salutar. Comentei o fato com algumas pessoas, as quais me sugeriram o vôo de avião como causa, o que não me convenceu, já que eu nunca me senti mal por voar, pois que eu tenho feito isso muitas vezes sem nenhum problema. Mas, finalmente, eu ouvi de uma amiga que visitei na cidade de São Luiz, no Estado do Maranhão, uma hipótese que me fez refletir. O peixe empanado que comi no restaurante deve ter sido o responsável pelo problema que tive. E por razão bem simples. Nas cozinhas de restaurantes, os alimentos fritos  o são em fritadeira elétrica, na qual o óleo é usado por um período relativamente longo, coisa de um mês, o que o torna saturado e faz com que cause problemas para quem tem ou já teve o colesterol “LDL” elevado ou é sensível a gorduras saturadas. E a amiga teve a ideia devido ter conhecimento em cozinha de restaurantes.

Além disso, há outras causas de mal estar devido o que é usado como temperos em comidas simples, como feijão. Algumas pessoas costumam usar cominho e pimenta ou realçador de sabor “glutamato monosódico” em alguns alimentos como arroz, feijão, carnes, etc.

Assim, alguns alimentos podem fazer mal por causa do que lhe é acrescentado.

Os salgadinhos vendidos na rua, em restaurantes e vendedores ambulantes, são fritos em fritadeira cujo óleo é reusado, o que é altamente prejudicial à saúde.

Então, é necessário analisar as razões dos sintomas e não somente mascarar com fármacos.

Belém-PA, 12/03/2016.
Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 12/03/2016
Alterado em 14/03/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr