Textos

A doutrina da reencarnação é bíblica?
A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO É BÍBLICA?

Toda doutrina que fundamenta o cristianismo deve constar  na bíblia sagrada, onde estão exaradas as regras básicas dele, já que Cristo é o cabeça da sua igreja. Mas há quem postule teses e formule argumentos a favor da reencarnação, doutrina pela qual os espíritos voltariam a habitar outros corpos e passariam pelos corpos humanos sucessivamente até serem aperfeiçoados. Onde encontramos sustentação para isso no livro sagrado?

Já que a bíblia é o livro pelo qual os cristãos buscam o conhecimento para a sua união com Deus, bem como saber o passado, o presente e o futuro da humanidade, então temos que recorrer a ela para também saber se a doutrina da reencarnação consta ali.
A doutrina sobre a reencarnação parece que está em mais de uma religião e não só no espiritismo de Alan Kardec. Segundo a doutrina da reencarnação, o ser humano está em constante evolução e em busca da perfeição e, para isso, o seu espírito, vindo de outros seres e vidas passadas, evolui até a perfeição.

Bem, se é assim, as pessoas de hoje seriam melhores das que existiram e não repetiriam mais os mesmos erros cometidos nas vidas pregressas, já que acumulariam conhecimento e experiências nas diversas existências passadas. Nunca se ouviu tal coisa da boca de Deus ensinando isso por seus profetas e apóstolos, os quais foram usados por ele para trazer ao seu povo a doutrina ou ensinamento necessário para as suas vidas nesta existência. E quando falo nesta existência, é por que creio numa futura, na nova terra, prometida por Deus para os que lhe amam e obedecem.

As teses que são propostas para a reencarnação não tem respaldo bíblico e, portanto, não vem de Deus. E as postulações sobre fatos que possam ser tido como evidências das teses propostas são diabólicas. As sagradas Escrituras dizem que após a morte segue-se o juízo. Logo, o caso de cada pessoa é encerrado por ocasião da sua morte física. Pois a morte é cessação da vida da alma. E esta, segundo Deus fala pelo profeta Ezequiel, é mortal, pois diz no livro que leva o seu nome: “A alma que pecar, essa morrerá”. Do que se conclui que a alma morre, contrariando o conceito não bíblico de que ela, após a morte, fica vagando em busca de um corpo em que possa habitar.

Também não é bíblico o conceito de que a alma e o espírito são a mesma coisa, ou que um é sinônimo do outro, ou seja, tem a mesma significação. Sugiro a leitura do meu texto “A fragilidade da alma”. Ali eu enumero dezenas de provas do que a alma pode fazer, entre elas que a alma come, bebe, adoece, ama; pode ser traspassada por espada, tem sangue e também morre. As provas ali enumeradas são suficientes para derrubar a tese de que alma e espírito são coisas iguais.

Outrossim, sobre os espíritos, no mesmo texto citado, manifesto o que a bíblia declara. Que não só os humanos os tem, mas que os animais também. Portanto, para não ter que escrever coisas que já foram escritas, sugiro a leitura do texto citado, a fim de que o leitor possa se fundamentar com os argumentos bíblicos ali manifestos, já que três coisas são tomadas como espírito na bíblia, a saber: o fôlego de vida, a capacidade cognitiva (o intelecto) e os seres imateriais, tanto celestes como os caídos do céu ou de lá jogados após a sua rebelião, os outrora anjos bons.

Aliás, esses seres que fizeram parte da corte celeste, hoje continuam arrebanhando a outros para seguir o seu líder, inspirando a humanos para postularem teses diabólicas que levam este a pecar (errar o alvo), fazendo-os se desviarem do propósito de Deus para a salvação dos ditos humanos.

Dento da própria doutrina do espiritismo é possível se evidenciar as contradições dela, assim como pela bíblia também encontramos textos bíblicos que condenam tal prática. Numa dessas passagens Deus reprova consultar o espírito de mortos (quiromancia). Dt. 18:11.

Portanto, este texto e mais o outro citado acima creio serem suficientes para elucidar a doutrina sobre a alma e o espírito, bem como evidenciar a fragilidade da tese sobre o espiritismo, que alguns servos das trevas tem postulado como coisa séria e que tem levado os desconhecedores da doutrina bíblica a se desviarem das verdades de Deus.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 19/05/2016
Alterado em 14/02/2017
Áudios Relacionados:


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr