Textos

Os meus sábados e os vossos sábados - Quest. Síntese
OS MEUS SÁBADOS E OS VOSSOS SÁBADOS


1) Que significa sábado?
Descanso. Lv. 23:3 e 32.

2) Como chama Deus ao Seu descanso?
Meus sábados. Ez. 20:12; sábado do Senhor. Lv. 26:2; Êx. 16:25, 20:10; santo dia do Senhor. Is. 58:13.

3) Como chamou Deus aos dias solenes nos quais havia descanso, e constantes da lei cerimonial?
Sábados. Lv. 23:3. Vossos sábados. Lv. 23:32. Seus sábados. Os. 2:11.

4) Quem deu o sábado ao homem?
Jesus. Êx. 20:1

5) Como sabemos disso?
Disse Jesus: "Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor." Lc. 6:5.

6) Se Jesus é o Senhor do sábado, então qual é o dia do Senhor?
O sábado.

7) Em que dia foi João arrebatado e teve a visão do Apocalipse?
No dia do Senhor. Ap. 1:10.

8) Que sinal instituiu Deus entre si e Seu povo?
A santificação do sábado. Ez. 20:20.

9) Que requer Ele para que sejamos Seus servos?
Que santifiquemos o dia do sábado. Ez. 20:20 e Is. 56:6.

10) Quando Deus fez os céus e a terra, em que dia Ele descansou?
No sábado. Gn. 2:2.

11) Qual a razão de ter Deus descansado?
Deus não fez o homem por causa do sábado, mas o sábado por causa do homem. Mc. 2:27. Então Ele descansou para nosso exemplo.

12) Que dia abençoou Deus desde a fundação do universo?
O dia do sábado. Gn. 2:3.

13) A qual mandamento corresponde a guarda do Sábado?
Ao quarto mandamento da Lei de Deus. Êx. 20:8.

14) Como devemos guardar esse dia?
Não falando nossas palavras, nem pretendendo fazer nossa vontade. Is. 58:13. Não fazendo nele nenhum trabalho servil. Ex. 20:8 a 11.

15) Como devemos chamá-lo?
Deleitoso; santo dia do Senhor; digno de honra. Is. 58:13.

16) Como chama Deus ao quebrantamento do sábado?
Profanação. Is. 56:2 e 6.

17) Que promessa fez Deus para os que se guardarem de profanar o dia do sábado?
"Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará." Is. 56:5.

18) Que outra promessa tem Deus para os guardadores do sábado, incluindo os filhos dos estrangeiros?
"Também os levarei ao meu santo monte, e os festejarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar." Is. 56:7.

19) Quais os dias nos quais podemos realizar trabalho servil?
Nos seis dias da semana, compreendidos entre os sábados. Êx. 20:9.

20) Que trabalho realizava Jesus aos sábados?
O relativo ao Seu ministério. Mc. 3:3 e 4; Mt. 12:9-12; Lc. 6:6-11.

21) Que disse o apóstolo Paulo sobre o tempo em que devemos trabalhar?
"Trabalhai dia e noite para não serdes pesados aos vossos irmãos. I Ts. 2:9.

22) Qual o trabalho do qual falou o apóstolo?
Aquele do qual disse Jesus: Trabalhai não pelo pão que perece, mas pelo que permanece. Jo. 6:27.

23) Quando começa o sábado e quando termina?
Começa ao pôr-do-sol do sexto dia, e termina no pôr-do-sol de sábado. Ne. 13:19; Lv.23:31 e 32.

24) Que trabalho não devemos fazer nesse dia?
Trabalho servil. Êx. 20:9; comprar, Ne. 10:31, 13:16-17; vender, Am 8:5 e 6.

25) Como sabemos que não devemos cozinhar nesse dia?
Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do Sábado. Êx. 35:3.

26) Qual o sábado do qual disse Deus que não mais Lhe agradavam as reuniões das congregações?
Os sábados das festividades. Is. 1:13 e 14.

27) Em que sábado os discípulos colheram espigas para comer, razão porque os fariseus censuraram a Jesus?
No sábado dos judeus, sábado festivo. Lc. 6:1.

28) Como sabemos que o sábado em que Jesus mandou um homem levar sua cama era sábado festivo?
Porque a passagem bíblica que relata o episódio começa dizendo: "Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém." Jo. 5:1.

29) Quantos sábados havia em cada festa judaica?
Dois sábados solenes, além do sábado do Senhor. Lv. 23:7, 8, 21, 25, 27, 28, 30, 31, 35, 36 e 39.

30) Que outros sábados foram instituídos pelo Senhor, e que são por Ele chamados de sábados?
O sábado anual, que era guardado de sete em sete anos, e no qual não se semeava nem colhia. Lv. 25:1-7; e o sábado do jubileu, o ano quinquagésimo. Lv. 25:8-13.

31) Em que tempo a terra descansava dois sábados anuais seguidos?
No jubileu. Descansava o sétimo ano semanal e o oitavo ano, que era o quinquagésimo. Lv. 25:1-5 e 10-13, 21 e 22.

32) Como chamava-se o dia seguinte à páscoa do povo de Israel?
Sábado. Lv. 23:6 e 7.

33) Em que dia ressuscitou Jesus?
No sábado. Mt. 28:1.

34) Como sabemos disso?
"E no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro; e eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela.  ... Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia." Mt. 28:1-3, 5 e 6.

35) E quando desponta um dia?
Ao pôr-do-sol do outro, do anterior. Ne. 13:19.

36) Com relação ao dia do sábado, o sétimo dia, que concitação faz o Espírito Santo pelo missivista aos hebreus?
"Temamos que porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós tenha falhado. Procuremos pois entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." Hb. 4:1 e 11.

37) De que dia fala o missivista no capítulo quatro de Hebreus?
Do sétimo dia, que corresponde ao sábado, o dia do descanso. Hb. 4:4; Êx. 20:10.

38) Que dia de guarda estabeleceu Deus como pacto perpétuo para o seu povo?
O dia do sábado. Êx. 31:16.

39) Como sabemos que ele é para nós também, outrora gentios?
Deus reprova o fazer acepção de pessoas na lei. Ml. 2:9.
"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" Rm. 2:29; 9:24.

40) Que denúncia faz Deus pelo profeta Ezequiel?
Que os sacerdotes escondem os seus olhos do Sábado do Senhor, e profanam assim o Senhor no meio deles. Ez. 22:26, ú.parte.

(93)99190-6406
(93)99195-6406
oliprest
Enviado por oliprest em 10/08/2016
Alterado em 10/08/2016


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr