Textos

A matança dos profetas
Em outro trabalho que codificamos e nomeamos de “Falsos profetas”, falamos destes, de como agem e como reconhece-los. E agora vamos falar sobre a matança de profetas e a razão para isso.

Para entender este trabalho é necessário ter um pouco de conhecimento bíblico sobre profeta e a sua função. E sobre isso falamos no trabalho citado ao início. Para que o leitor possa ter acesso a ele, aqui posto o link de onde ele está publicado: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2925664

Apesar de os profetas usados por Deus lhe prestarem um serviço, pode acontecer de Ele não se agradar do serviço recebido, que pode ter sido feito de modo não diligente, ou o profeta pode não se ter mantido fiel, ou até nunca ter sido fiel, nada obstante ter recebido de Deus as instruções por intermédio de outros vasos usados, seja pastores, mestres, evangelistas e até outros profetas mesmo.

Assim, é possível que Deus determine a morte do profeta já nesta existência, como aconteceu com o profeta que Deus mandou para amaldiçoar o altar de Jeroboão, cujo foi morto por um leão devido não ter obedecido a instrução que recebeu dele, relativo a não comer e não beber naquele local, como também pode vir a ser morto no juízo final, e não ter a recompensa da vida eterna.

E a fim de mostrar a causa ou as causas porque ele poderá fazer isso, vou citar alguns textos bíblicos, tanto de ocorrências havidas no passado, como de promessas feitas por Deus de juízos para os tais profetas para o futuro.

“...porque qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que moram em Israel que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniquidade, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o Senhor, responderei por mim mesmo. Voltarei o rosto contra o tal homem, e o farei sinal e provérbio, e eliminá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor. Se o profeta for enganado e falar alguma coisa, fui eu, o Senhor, que enganei esse profeta; estenderei a mão contra ele e o eliminarei do meio do meu povo de Israel. Ambos levarão sobre si a sua iniquidade; a iniquidade daquele que consulta será como a do profeta; para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões. Então, diz o Senhor Deus: Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” Ez. 14:7 a 11.

Como vimos nesse texto, o profeta pode ser punido e sofrer o mesmo castigo determinado ao consulente que for consultar ao senhor por um profeta; e se o mesmo for enganado o próprio Senhor fez isso. Por o profeta ser leniente para com o consulente que “levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniquidade”.
Os profetas autênticos do passado não falavam coisas agradáveis para satisfazer o ego dos consulentes. Veja:

“Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos.” Jr. 28:8.

Apesar de que houve profetas que profetizaram por interesse, veja:
“...os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de coisas de nenhum proveito”. Jr. 2:8.

E o povo assim queria, veja:

“Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões.” Is. 30:10.

E hoje não é diferente. Muitos que se tem como profetas fazem promessas de bênçãos e vitórias para o povo, a fim de serem aceitos ou bem visto por ele. E, assim, fazem como diz esse texto.
Mas os tais são falsos. Pois falam de coisas segundo o seu coração veja:

“Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.” Jr. 14:14.

E muitos estão agindo como se profetas fossem. É comum se ver nas redes sociais promessas, como:

“Hoje, todo mal que tinha na tua casa Deus está desfazendo.” “Sabe aquela resposta que você estava esperando? Deus vai te conceder.” E muitas outras frases pretensiosas são postadas por gurus de plantão, a fim de ter muitos amém e muitas “curtidas”.

“Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas.” Jr. 14:15.

Apesar dessa profecia ter sido dirigida para o povo que estava em desobediência ao tempo de Jeremias, podemos aplica-la também aos tempos atuais.

(93)9190-6406
(93)9195-6406
oliprest
Enviado por oliprest em 24/08/2016
Alterado em 24/08/2016


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr