Textos

O amor é a lei
O amor é a lei

Aproveitando o “gancho” de uma produção televisiva do Brasil no momento, vou voltar ao tema do amor, ainda que nem saiba se é o tema principal que a novela aborda, ou, pelo menos, se realmente é amor o que ela pretende enfocar no enredo dela. Digo isso porque o conceito mundano sobre amor está longe do seu real significado.

Deus, por ser amor, elaborou regras para nortear o comportamento dos seus filhos. Pois elas são necessárias ao bom andamento das coisas.

Assim, quando ele transitou entre os humanos, e devido ter sido interpelado por um doutor da lei, disse que o primeiro e grande mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, e, o segundo, amar o próximo como a si mesmo. Que desses dois mandamentos depende toda a lei e os profetas, e que não existe mandamento maior do que esses.

Entretanto, querendo se justificar, o mancebo que o inquiriu perguntou-lhe quem era o seu próximo. Ao que Jesus respondeu com uma parábola, fazendo-o saber que foi aquele que usou de compaixão para com o moribundo tomado como exemplificação da metáfora. Também mandou que ele fosse e fizesse o mesmo.

Em outra ocasião ele disse que do modo como quisermos que os homens nos tratem, assim também devemos trata-los.

Depois que ele foi assunto aos céus e o Espírito Santo foi enviado, este inspirou aos seus servos, dando continuidade ao processo de instrução para o seu povo.

Assim, através de João, ele determinou: “Permanecei no meu  amor.” E explica: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo como eu tenho guardado os mandamentos do meu pai e permaneço no seu amor.” Jo. 15:9, u.parte e 10.

Donde se conclui que os mandamentos de Deus são o seu amor. Porque, através da sua observância, nós estamos em Deus e Deus em nós. Conforme I Jo. 3:24.

Por conseguinte, disse o Espírito Santo por João: “Porque o amor de Deus é este: Os seus mandamentos, que guardamos. E os seus mandamentos não são pesados.” I Jo. 5:3.
Desse modo quem ama a Deus cumpre os seus mandamentos, os quais são a sua lei, que foi instituída por Deus para todos os humanos. Ec. 12:13.

Portanto, ame a Deus, observando os seus mandamentos, os quais não são pesados, para que você também seja amado. Pois ele disse que ama os que lhe amam. Pv. 8:17, p.parte.

Manaus-AM, 11/10/2016

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 11/10/2016
Alterado em 22/05/2017
Áudios Relacionados:
O amor é a lei - oliprest


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr