Textos

Ouçam, filhos de Deus!
Ouçam, filhos de Deus!


Todos os religiosos que creem que Jesus é o Salvador do homem também pensam que são filhos de Deus. Então queremos relembra-los dos seus deveres para com aquele que tem como Pai. Pois muitos reivindicam filiação com Deus, embora esteja na condição de uns religiosos contemporâneos de Jesus.

Disse Deus por Salomão: “Sê sábio, filho meu, e alegrar-se-á o meu coração”. Pv. 27:11.

Ora, mas quem é filho de Deus já não é sábio? Vejamos:

Deus nos adota na família espiritual quando fazemos uma opção por Ele e o aceitamos declaradamente, crendo não somente nele, mas nos princípios que regem os filhos do reino dos céus.

Mas, a partir disso, há necessidade de dar ouvidos aos seus ensinos, a fim de não presumir e errar o alvo, pecando.

Assim, diz Deus para os seus filhos:

“Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; quem pratica a justiça é justo como eu sou justo”. I Jo. 3:7.

Mas que é a justiça, a qual torna justo o seu praticante igualando-o a Deus em termo de justiça?

“Os teus mandamentos são a justiça”. Sl. 119:172. Ú.parte.

Mas os mandamentos não foram abolidos?

“A tua justiça é justiça eterna”. Sl. 119:142. P.parte.

Que mais diz Deus por Salomão para os seus filhos?

“Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.”. Pv. 7:1 e 2.

Mas hoje não vivemos pela graça?

“Porque assim como a morte reinou pelo pecado, também a vida eterna reinasse pela justiça”. Rm. 5:21.

Então aqueles que se tem como filhos, mas não observam os mandamentos, o decálogo, são o quê?

“Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR.” Is. 30:9.

O que requer Deus do seu povo?

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” Mq. 6:8.

Mas não é suficiente crer nele, já que quem crer nele não é confundido?
“Quem crer em mim como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jo. 7:38.

Então tem que crer como diz a Escritura, não de outro modo.

E Deus vai julgar os povos pela sua lei?

“Folgue o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque, na presença do SENHOR, porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com a justiça e os povos, consoante a sua verdade.” Sl. 96:12 e 13.

“Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com a justiça e os povos, com equidade.” Sl. 98:8 e 9.

“Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com a justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” At. 17:31.

Como podemos entender essas coisas aparentemente confusas?

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.” Pv. 2:1 a 5.

O que Jesus falava para os seus contemporâneos religiosos e que eles não criam?

“. . .mas, porque eu digo a verdade, não me credes.” Jo. 8:45.

Que é a verdade, a qual Jesus falava para os escribas e fariseus judeus?

“...a tua lei é a própria verdade.” Sl. 119:142, u.parte.

Que disse Jesus para aqueles que reivindicavam paternidade de Deus, mas não guardavam a lei (a verdade)?

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade.” Jo. 8:44.

Que diz o Espírito Santo relativo a quem não pratica a justiça (guarda os mandamentos de Deus)?

“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus.” I Jo. 3:10.

Por Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 07/12/2016
Alterado em 14/02/2017
Áudios Relacionados:


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr