Textos

A criança e a vara da correção
A criança e a vara da correção

Um texto de Salomão diz que: “A estultícia está ligado ao coração da criança, mas a vara da correção afugentará dela”. Pv. 22:15. Que seria essa “tal vara da correção”? Severo castigo? Açoites? Vejamos:

Muitos têm cometido excessos e tomam textos bíblicos inspirados aos servos de Deus como suporte para as suas ações.  E esse texto de  Salomão é um caso típico. Mas, vamos analisá-lo à luz das próprias escrituras, a fim de alcançarmos a justa medida dele.

Vários textos bíblicos falam sobre a vara como sendo uma coisa especifica. Vamos reproduzir alguns desses textos:

“Nos lábios do entendido se acha a sabedoria; mas a vara é para as costas do que é falto de entendimento”, Pv. 10:13.

“Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.” Pv. 13:24.

“Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-o tu com a vara, nem por isso morrerá.” Pv. 23:13.

“Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Sheol.” Pv. 23:14.
“O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas do tolo.” Pv. 26:3.

“A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe”. Pv. 29:15.

“...mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com equidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara da sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.” Is. 11:4.

Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo do pacto.”Ez. 20:37.

“Para matar está afiada, para reluzir está polida. Alegrar-nos-emos, pois? A vara de meu filho é que despreza todo o madeiro.” Ez. 21:10.
Bem, embora o texto de Salomão, em Pv. 13:24, fale de castigo da criança, penso que o texto está mal traduzido. E digo isso porque outra tradução fala em corrigir. Ora, embora essas palavras sejam sinônimas, nem sempre corrigir significa castigar, senão endireitar o que está errado. Imagine se toda criança tivesse que ser açoitada sempre pelos seus maus feitos. . .

Além do que, criança não quer dizer exatamente o que tem pouca idade, ou o período que vai do nascimento à pré-adolescência, mas a pessoa que ainda é imatura. Como prova disso citamos o texto que diz que quem não está aperfeiçoado na palavra da justiça é considerado criança por Deus. Hb. 5:13, ú.parte.

Também, em um dos textos de Salomão citado ao início, diz que: “Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Sheol.” Pv. 23:14.
Ora, o sheol é a sepultura. E a única coisa que livra da morte eterna é a obediência aos mandamentos de Deus,  posto que são a vida eterna. Jo. 12:50, p.parte. E não castigo.

Outro texto de Salomão, diz: “O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas do tolo.” Pv. 26:3.

Esse texto também está mal traduzido. Porque em Tiago diz que: “Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam...” Tg: 3:3. E, na prática, o cavalo é que é submetido com freio na boca e não o jumento. Portanto, essa tradução não corresponde a intenção de Deus. O texto estaria correto se estivesse: “O açoite é para o jumento, e o freio para o cavalo...”.

Mas, então o que é essa vara da correção?

É a lei de Deus. Ela não foi feita para o justo, mas para o injusto veja:
“Reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas.” I Tm. 1:9.

“...mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com equidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara da sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.” Is. 11:4.

E que é a vara da sua boca, senão a sua justiça, a qual corresponde aos seus mandamentos? Sl. 119:172, ú.parte.

Outro texto de Salomão, citado ao início, diz: “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.” Pv. 13:24.

Outro texto mal traduzido.

Porque, sendo a vara um adjetivo da lei de Deus, dentre trezentos e setenta, então não é a vara que pode ser poupada, mas o filho. Assim o texto estaria correto se traduzido assim: “Aquele que poupa a seu filho, aborrece a vara”. E o restante do versículo confirma a nossa tese, pois diz que “quem o ama a seu tempo o castiga.” Pv. 13:24, ú.parte

Portanto, não é preciso açoitar a criança, mas insistir com ela falando sobre a lei de Deus em todas as oportunidades. Pois isso mandou Deus por Moisés, veja:

Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-la-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos; e ensiná-la-eis a vossos filhos, falando delas sentado em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos; e escreve-las-eis nos umbrais de vossas casas, e nas vossas portas; para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a terra. Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que eu vos ordeno, se amardes ao Senhor vosso Deus, e andardes em todos os seus caminhos, e a ele vos apegardes, também o Senhor lançará fora de diante de vós todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. “Dt. 11:18 a 23.

Portanto, “Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-o tu com a vara, nem por isso morrerá.” Pv. 23:13.


Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 01/01/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr