Textos

Com que bicho você se parece?
FALA, BICHO! II

Fala-se que o homem é um animal racional do reino animal. E é interessante que cada pessoa tem uma parecência comportamental com os animais irracionais. Tanto é assim que o próprio Deus diz que irá fazer separação entre ovelhas e bodes, referindo-se a seleção que ele fará quando da sua vinda.

E essa ideia de que o ser humano é animal não é um conceito tão novo como poderia alguém pensar. Pois o próprio Deus se comparou a um cordeiro quando imolou um para com a sua pele vestir Adão e Eva após o pecado deles. E também quando os primeiros patriarcas, como Abraão, ofereceu sacrifício a Deus e usou para isso carneiro, cabritos, e novilhos. O cordeiro e o carneiro simbolizando Jesus, o qual morreria para que pudéssemos ter acesso a salvação por meio do evangelho da graça.

Deus, falando por Isaías, diz:

“Assim diz o SENHOR Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos. Vós, todos os animais do campo, todas as feras dos bosques, vinde comer. Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir.Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Is. 56:8 a 11.

Comparando esse texto com outros textos da bíblia, chegamos a conclusão de que Deus referia-se a humanos e não aos animais irracionais do reino animal. E dentro do próprio texto encontramos evidência disso. Pois, nele, também fala de pastores, dos quais diz Deus que “são cães gulosos”, sonhadores preguiçosos, cegos e gananciosos. Quanto à cegueira desses pastores, sugiro a leitura do meu texto “Os cegos que vêm”, publicado em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/569452

Ora, se por ocasião da vinda de Jesus ele fará separação entre ovelhas e bodes, e dirá às ovelhas “vinde benditos de meu Pai...”, e aos bodes: “Ide malditos para o fogo eterno, então entre o seu povo se acham os tais.

Outrossim, antes da prisão e morte Jesus, alguém veio a ele e falou que ele fugisse porque Herodes queria mata-lo. “Ele, porém, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei.” Lc. 13:32.

Assim, alguns são orgulhosos, parecendo-se com pavão, outros, sutis como felinos, outros, que andam como uma cobra, e outros são como víbora, as quais tem peçonha na boca.

E você que animal você é? Desejo que você seja manso como uma ovelha ou cordeiro, a fim de receber o vinde benditos de meu Pai, e não grosso como um bode, o qual também não é tão seletivo quanto ao comer, razão talvez porque é nervoso e rude. Este receberá o “Ide malditos para o fogo eterno...”.

Oriximiná-PA, 12/04/2017
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 12/04/2017
Alterado em 13/04/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr