Textos

A voz de Deus
A VOZ DE DEUS

Em várias ocasiões Deus reivindica atenção à sua voz. Que diz ela? Quem é o porta voz de Deus ou os seus porta vozes? Vejamos:

A primeira vez em que Deus falou de modo coletivo com um povo, ele promulgou a sua lei ou mandamentos. Isso ocorreu em Orebe, local onde se situa o Monte Sinai, na palestina – oriente médio. Naquela ocasião, Deus desceu sobre o monte e ditou a sua regra básica para as pessoas que haviam saído do Egito pela mão de Moisés e Arão. Essas pessoas não eram apenas os israelitas que peregrinaram naquele país por quatrocentos anos, mas o misto de gente saído naquela ocasião. E quando Deus falou, ele não fez acepção de pessoas. Também, antes de ele dar as suas leis em tábuas de pedra para Moisés, ele reivindicou a observância dessa lei antes mesmo de ele falar-lhes  audivelmente. Do que se infere que eles já tinham conhecimento dela. Pois, no capítulo 16 verso 28, Deus pergunta a Moisés: “... Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?”

E outro texto também diz que Deus nada acrescentou quando deu a sua lei. Veja:

“Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com grande voz, e nada acrescentou. Tendo-as escrito em duas tábuas de pedra, deu-mas a mim.” Dt. 5:22.

Bem, um texto do conjunto que os homens nomeiam de “Novo Testamento”, diz que a lei veio por Moisés, e que a graça e a verdade vieram por Jesus, o Cristo.

Então, como “A Verdade” é a lei de Deus, conforme Sl. 119:142, u.parte, então foi Jesus quem a promulgou no Sinai. Pois ele é a boca de Deus.

Outrossim, a graça ou favor imerecido de Deus também veio por Jesus, conforme ele disse. Jo. 1:17. E essa graça não veio apenas a partir da nova dispensação dela depois da vinda de Jesus em carne a este mundo. Pois, segundo o Espírito Santo inspirou a Paulo, “a graça reina pela justiça”. Rm. 5:21, ú.parte. E “A Justiça” é a lei ou mandamentos de Deus. Sl. 119:172, u.parte.

Outrossim, o Espírito Santo, por Salomão, diz:

“Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz; do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras: Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.” Pv. 1:20 a 23.

A Sabedoria, O Conhecimento, A Minha Repreensão e as Minhas Palavras, citadas no texto, são referências à lei ou mandamentos de Deus.

E conforme outro texto de Salomão, ela foi estabelecida antes de a terra existir, veja:

“O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.” Pv. 1:22 a 31.

E Deus reivindica dos filhos dos homens dar ouvidos à sua voz, veja:

“Não clama, porventura, a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz? No cimo das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca; junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando: A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, néscios, entendei a sabedoria. Ouvi, pois falarei coisas excelentes; os meus lábios proferirão coisas retas. Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade.” Pv. 1:1 a 7.

Outrossim, Jesus disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Mt. 24:35; Mc. 13:31; Lc. 21:33.

        E quando Jesus assim falou, ele fazia referência a sua lei ou mandamentos os quais são as suas palavras.

Portanto, ainda que passem o céu e a terra, a lei de Deus não passará. Pois, sendo ela a verdade, ela dura para sempre, conforme Sl. 117:2.


               Itapema-Guarujá-Santos(SP), 18/05/2017.
               Oli Prestes
               Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 18/05/2017
Alterado em 09/03/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr