Textos

Um tempo incomum - Sobre a grande tribulação
UM TEMPO INCOMUM


Fala-nos as Escrituras de um tempo de angústias sem igual, o qual fora predito pelo profeta Daniel (Dn. 12:1).
Existe quem acredite já ter se cumprido aquelas predições devido à perseguição feita aos judeus nominais ou o Israel segundo a carne; outros há que entendem que esses acontecimentos ocorrem hoje e que já vivemos a grande tribulação; outros entendem que esse acontecimento está no futuro. Façamos uma análise à luz das Escrituras, e procuremos situar essa ocorrência no tempo, localizando-a, no passado, no presente ou no futuro.

Vamos fazer um esboço desse relato e organizar as predições para que possamos fazer um correto juízo desse acontecimento.

Comecemos pelo livro de Mateus

Certa feita, quando Jesus saiu do templo, os seus discípulos se aproximaram dele e lhe mostraram os edifícios do templo. Mas Ele lhes disse: Não vede tudo isso? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Mc. 13:1 e 2.

Em outra ocasião, estando Ele sentado no monte das Oliveiras, chegaram a Ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu Sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis falar de guerras e rumores de guerra; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fome e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Mt. 24:1-8.

Ora, as coisas atrás mencionadas já se cumpriram ou estão se cumprindo. Dizemos isso porque algumas ainda não cessaram de acontecer e, portanto, se cumprem; como: as guerras, rumores de guerra; nação contra nação; fome e terremotos. Mas é interessante notar que o Senhor foi claro quando disse: “mas todas essas coisas são o princípio das dores”.

Cabe fazermos aqui uma pausa nas predições de Jesus, para dizermos que nada obstante Ele estar falando para Seus discípulos, israelitas de sangue, elas são extensivas a nós: o Israel de Deus. Dizemos isso porque não é Judeu aquele que o é exteriormente, nem é circuncisão o que o é exteriormente na carne. Mas é Judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão a que é do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Rm. 2:28 e 29.

Continuando, disse Jesus: Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se-ão uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Mt. 24:9-13.

Após essas predições, Jesus falou o seguinte: E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. V. 14.

Observe que os discípulos lhe perguntaram que sinal haveria da Sua vinda. Jesus, após enumerar vários sinais, falou que o evangelho será pregado no mundo inteiro e então virá o fim. Mt. 24:14.

Nada obstante a predição de que o evangelho será pregado no mundo inteiro, ou a todas as gentes, isso não quer dizer que ele será pregado a todo mundo, pessoa por pessoa. Até porque, não obstante a expansão dos meios de comunicação, e o empenho de muitas organizações evangélicas, para cada pessoa que ouve o evangelho, trinta perecem sem ouvi-lo, segundo dados publicados num livro de T. L. Osborne, se não me falha a memória. As gentes são como fala Marcos: “entre todas as nações”. Mc. 13:10.

Há quem pense que Jesus só voltará após a última pessoa ouvir o evangelho. Não pense assim. Pois, se assim fosse, Ele também não deixaria morrer aqueles que não ouviram falar do evangelho, e só morreriam após ouvirem falar dele. Diz as Escrituras: Mas, quem sem lei pecar, sem lei perecerá; e quem pela lei pecar, pela lei será julgado. Rm. 2:12.

Além do mais o evangelho corresponde aos mandamentos de Deus, ou a sua lei. Para confirmar isso examine no trabalho que codificamos com o título “A Lei Perfeita”, o questionário “O Evangelho”, e o argumento ”Justificados por Cristo.”

E continuou Jesus: Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação da desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver no eirado não desça para retirar as coisas de sua casa, e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa. Mt. 24:15-18.

Naquela ocasião Jesus falava para os discípulos, devido ao que já estava determinado para a Jerusalém terrestre, dizendo que quem estivesse na Judéia fugisse para os montes, e falava para aqueles que estarão vivos quando irromper a grande tribulação: Quando isso acontecer, fuja! Não vá à sua casa buscar seus pertences, mas escape pela sua vida.

Considerando ainda os acontecimentos, solta Jesus um lamento àquelas que estiverem grávidas naqueles dias: Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias. E isso tem dois significados: um literal e outro profético. Fugi grávida ou com filho que ainda está sendo amamentado, é difícil, notadamente quando essa fuga é para local incerto, sem ter as acomodações necessárias para abrigar uma mulher nessas condições. No aspecto profético significa aquelas igrejas ou entidades evangélicas que possuem filhos aos quais não foram dados a luz, ou que ainda estão sendo alimentados com leite e não com alimento sólido, sendo, portanto inexperiente na palavra. Pois o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hb. 5:12-14.

Quando Jesus ia para o Gólgota, seguia-O grande multidão de povo e de mulheres, as quais o pranteavam e lamentava. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque dias hão de vir em que se dirá: Bem-aventurada as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Lc. 23:27-29. E começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós; e aos outeiros: cobri-nos. Versículo 30.

Com relação às filhas de Jerusalém, se cumpriu a parte que lhes cabia, durante o cerco de Jerusalém pelo general Tito. E com relação aos que desejarão que os monte caiam sobre si, ou que os outeiros lhes cubram? Não aconteceu. Então está no futuro, vai acontecer.

Nas revelações feitas aos profetas, há uma comum a todos: um dia de assombração, quando o Senhor virá para assombrar a terra, veja.

Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. Irão muitos povos e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. Is. 2:2 e 3.

As revelações começam anunciando que nos últimos dias se firmará o monte da casa do Senhor. O monte santo é Sião, Jerusalém. Pois diz: E naquele dia se tocará uma grande trombeta; e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir; e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém. Is. 27:13. Diz também: Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos exércitos e monte santo. Zc. 8:3.

Por essas citações concluímos que essas profecias já se referiam a Nova Jerusalém, e não a Jerusalém da palestina. E Por quê? Diz o Senhor pelo profeta Isaías: Pois Jerusalém tropeçou e Judá caiu; porque a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para afrontarem a Sua gloriosa presença. Is. 3:8. E o Senhor entra em juízo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus príncipes; sois vós que consumistes a vinha; o espólio do pobre está em vossas casas. Versículo 14.

Diz mais o Senhor ainda: Porquanto as filhas de Sião são altivas, e andam de pescoço emproado, lançando olhares impudentes; e, ao andarem, vão de passos curtos, fazendo tinir os ornamentos dos seus pés; o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez. Naquele dia lhes tirará o Senhor o ornamento dos pés, e as coifas, e as luetas; os pendentes, e os braceletes, e os véus; os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os anéis, e as jóias pendentes do nariz; os vestidos de festas, e os mantos, e os xales, e os bolsos; os vestidos diáfanos, e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus. Is. 3:16-23.

Além dessas coisas, existem ainda outras razões para que o Senhor traga juízo contra o seu povo, o Israel nominal. E esse Israel não é apenas o da palestina, mas um outro Israel que habita no meio do espiritual.

Diz o profeta: Mas tu rejeitaste o teu povo, a casa de Jacó; porque estão cheios de adivinhadores do Oriente, e de agoureiros, como os filisteus, e fazem aliança com os filhos dos estrangeiros (unem-se em matrimônio aos povos estrangeiros). Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que os seus dedos fabricaram. Assim, pois, o homem é abatido, e o varão é humilhado; não lhes perdoes! Is. 2:6-9. Pois o Senhor dos Exércitos tem um dia contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido; contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã; contra todos os montes altos, e contra os outeiros elevados; contra toda torre alta, e contra todo muro fortificado; e contra todos os navios de társis, e contra toda nau vistosa. E a altivez do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.  E os ídolos desaparecerão completamente. Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e da glória da Sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. Is. 2:12-19.

Jesus, no seu sermão profético, disse mais: Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no Sábado; porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Mt. 24:20 e 21. E continuou: E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! Não acrediteis; porque hão de surgir falsos Cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vô-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. Mt. 24:22-27.

Como vimos, Sua vinda será tão visível como o relâmpago. Então não se deixe enganar por aqueles que dizem que Ele já veio e que reina invisivelmente. Pois Ele mesmo disse que na sua vinda todos O veriam, até aqueles que O traspassaram. Zc. 12:10. E não será pelo olho da fé que O verão. Pois, se tivessem fé, não O teriam maltratado e morto.

Além do mais, como aqueles que O maltrataram e mataram morreram à muito tempo, eles terão que ser ressuscitados, se cumprindo o que fora dito pelo profeta Daniel: E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Dn. 12:2.

Na continuação do sermão profético, Ele disse: Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a luz não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E Ele enviará os Seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mt. 24:29-31.

Não obstante já ter havido queda de estrelas e o sol se ter escurecido, esses fenômenos não são os ligados à vinda do Senhor. Pois uma coisa está ligada à outra; o fenômeno astral e o sinal da vinda de Cristo.

O fato de o Senhor ter dito que duas estariam moendo, dois no campo, ou dois na cama, e que um seria tomado e outro deixado, não significa que o arrebatamento será invisível, mas que isso será a reunião dos salvos. Veja:

E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mt. 24:31.

Apesar de os pastores serem chamados de anjos da Igreja, os anjos do Senhor serão enviados com grande clangor de trombeta, fato que ainda não aconteceu.

Outrossim, os salvos serão realmente reunidos num lugar antes do arrebatamento. Essa tarefa será realizada pelos anjos do Senhor.
No livro do Apocalipse, João discorre sobre os fatos que antecederão a vinda do Senhor, confirmando o que foi inspirado a Mateus.  Diz ele:
E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como a figueira, sacudida por um forte vento, deixa cair os seus frutos verdes. E o céu recolheu-se como um livro que se enrola e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da ira deles, e quem poderá subsistir? Ap. 6:12-17.

Semelhantemente a esta será a pergunta feita pelos pecadores do povo de Deus. Veja:

Os pecadores de Sião se assombraram; o tremor apoderou-se dos ímpios. Quem dentre nós pode habitar com o fogo consumidor? Quem dentre nós pode habitar com as labaredas eternas? Aquele que anda em justiça, e fala com retidão; aquele que rejeita o ganho de opressão; que sacode as mãos para não receber peitas (subornos); o que tapa os ouvidos para não ouvir falar do derramamento de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio; dar-se-lhe-á o seu pão; as suas águas serão certas. Is. 33:14-16.

Sobre a justiça, recomendamos a leitura do questionário “A Justiça de Deus”, e o argumento “A justiça de Deus e a dos homens”, no trabalho que codificamos com o título “A Lei Perfeita”. Lá você terá a confirmação de que ela corresponde aos seus mandamentos ou à sua lei. Examine ainda o questionário sobre os ímpios.

Falando pelo profeta Ezequiel, o Senhor avisou sobre o fim que vem sobre os quatro cantos da terra. Ez. 7:2. E ainda, por Sofonias: O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei-la, amarga è a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas (os edifícios). E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e sua carne como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor; mas pelo fogo do meu zelo será devorada toda a terra; porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada. Sf. 1:14-18.

E na terra será assim: Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada; e o que estiver na cidade, devorá-lo-á a fome e a peste. E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniquidade. Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos se tornarão fracos como água. E se cingirão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha, e sobre todas as suas cabeças calva. Ez. 7:15-18.

Mas se no vale não dá pra ficar, como, então, será nos montes? E a água? Já tudo foi previsto pelo Senhor. Diz Ele:

Sobre todo monte alto, e todo outeiro elevado haverá ribeiros e correntes de água, no dia da grande matança, quando caírem as torres (os edifícios). Is. 30:25.

Diz ainda o Senhor:

E sucederá naquele dia que alguém criará uma vaca e duas ovelhas. E acontecerá que por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que ficar de resto no meio da terra. Sucederá também naquele dia que todo o lugar, em que houver mil vides, do valor de mil moedas de prata, será para sarças e para espinheiros. Com arco e frechas se entrará nele, porque as sarças e os espinheiros cobrirão a terra. E também a todos os montes, que costumam cavar com enxadas, se não irá, por causa do temor das sarças e dos espinheiros; mas servirão para mandarem para lá os bois e para serem pisados pelas ovelhas. Is. 7:21-25. Sendo isso profético e simbólico, significa os pastores e os membros, o povo de Deus. Veja:

Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?  Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. I Co. 9:9-10.  E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Mt. 25:33. E: As minhas ovelhas ouvem a minha voz e seguem-me. Porque eu conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido.  Jo. 10:14.

Também porque está previsto que a mulher irá para o deserto onde já tem lugar preparado. Ap. 12:14.

E teremos que habitar em tendas como no tempo da festa das cabanas, veja:

Mas eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da festa solene. Os. 12:9.

A respeito dos edificadores disse o apóstolo Paulo: Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu, como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará; porque será revelada no fogo; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como que pelo fogo. I Co. 3:10-15.

Cremos que o fogo aqui mencionado é o da grande tribulação, que provará a obra de cada um. Pois o apóstolo Paulo diz que ele, como sábio arquiteto, lançou o fundamento, e outro edifica sobre ele. Sim, o apóstolo Paulo foi um arquiteto na formação do evangelho moderno. E muitos têm erguido igrejas, construindo sobre aquilo que ele lançou como base: Jesus, o Cristo. E nada obstante muitos tomarem o nome de Jesus como base da sua doutrina, rejeitam à Cristo, que deve ser a cabeça da Igreja, o qual corresponde aos mandamentos de Deus ou à sua lei. Para confirmar o que aqui afirmamos, recomendamos a leitura do argumento “Um nome sobre todo o nome”, e “Justificados por Cristo”, além do questionário “Lei de Cristo: Lei perfeita, da liberdade e Real”, no trabalho que codificamos com o título “A Lei Perfeita”. Mas o fogo demonstrará a obra de cada um. Naquele dia se saberá se o que foi construído é ouro, pedras preciosas, madeira, feno ou palha.

Mas alguns quererão entrar após o fechamento da porta da graça. Sobre estes falou o Senhor na parábola das “dez virgens”. As que adormecerem despreparadas, por ocasião da vinda do Senhor, ao despertarem com o aviso de que o noivo vem, quererão ajuda das virgens prudentes, que adormeceram preparadas. Mas estas se negarão a fornecer-lhes o óleo de que necessitam. Estas lhes dirão que vão aos que vendem. Mas, ao irem, a porta se fechará. Elas, então, clamarão, mas receberão como resposta: “não vos conheço”. E os que não são conhecidos de Deus são os que não o conhecem, não guardando os seus mandamentos. I Jo. 2:3; e Gl. 4:9.

Num futuro próximo muitas igrejas se unirão. O Espírito do Senhor será derramado sobre toda a carne. Haverá mais luz. Mas aquelas que forem orgulhosas e se tiverem por salvas, acabarão perdendo sua última oportunidade. Elas buscarão ao Senhor, mas não serão atendidas, porque não são conhecias dEle.

Lendo Gálatas 4:9 e I Jo. 2:3, dá para compreender quem são essas virgens. São igrejas evangélicas, mas não possuem o amor de Deus, como diz em I Jo. 5:3.

Naqueles dias o que não fugir para os montes estará sujeito ao controle do anticristo, que imporá um sinal com o qual assinalará os seus. Será um sinal visível. E quem não o tiver não vai poder comprar ou vender. Haverá evangélicos que não suportarão a fome; por comida darão as suas mãos para serem carimbadas, se assemelhando a Esaú, que por um prato de lentilhas perdeu o direito à primogenitura. Para eles não haverá mais jeito.

Outrossim, as filhas de Sião acostumadas com os artigos de toucador, adornos e roupas finas e vistosas, sofrerão o que previu o Senhor pelo profeta Isaías: E será que em lugar de perfume haverá fedor, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura. Is. 3:24.  

Falou mais o Senhor: Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte buscando a palavra do Senhor, e não a acharão. Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede. Am. 8:11-13.

Sim, a palavra do Senhor sumirá da terra.

Disse-nos o Senhor: O livro ficará branco, e: ai daquele que não conhecer a minha palavra naquele dia. Cremos que Ele se referiu aos seus mandamentos, que são a Sua palavra. Examine o questionário “A Palavra de Deus” no trabalho codificado por nós com o título “A Lei Perfeita”.  

Também nos disse que haverá escassez de água. Não se tomará banho e nem faremos muitas das coisas que fazemos nas cidades. Seremos levados pelo Espírito para as florestas e montes.

Disse Daniel: muitos se purificarão e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão. Dn. 12:10. Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia por muitos dias cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo. Alguns dos entendidos cairão para serem acrisolados, purificados e embranquecidos, até o fim do tempo; pois isso ainda será para o tempo determinado. Dn. 11: 33 e 35.

A expressão “por muitos dias”, nos faz entender que a tribulação durará um tempo considerável. Mas segundo as palavras do Senhor, aqueles dias serão abreviados, sem o que ninguém se salvaria. Mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. Mc. 13:20.

João narra que após a abertura do sexto selo ele viu quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E viu outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado que danificassem a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Ap. 7:1-3.

Podemos observar que nesse tempo os salvos ou eleitos que não passarem pela morte ainda estarão aqui, caso contrário não haveria o cuidado de Deus em ordenar aos anjos destruidores, os dos ventos, para que esperassem e só fizessem seu trabalho após o assinalamento dos servos de Deus.

Conforme narrado por João, o mar vai se tornar em sangue na sua terça parte, primeiramente; depois, em águas amargas outra terça parte; e, por fim, o mar em sangue como de morto, e em sangue os rios e as fontes das águas. Veja:

E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. O segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.  E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. Ap. 8:8-11 e 16:3-6.

Após a abertura dos selos foi visto uma mulher (igreja) grávida vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça, gritando com dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz, veja:

E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. Ap. 12:1 e 2.

Sendo a mulher a igreja; o sol, a justiça; a gravidez, filhos não dados à luz; as dores, o sofrimento para dar a luz aos filhos (ensinar aos filhos a doutrina, os mandamentos do Senhor), podemos observar a angústia da mulher para dar a luz aos seus filhos até àquela ocasião.

Por conseguinte, temos uma passagem bíblica logo a seguir a abertura dos selos, que nos mostra claramente que a igreja passará pela grande tribulação, veja:

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos. E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestidos brancos, quem são, e donde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. Ap. 7:9-17.

A grande tribulação tem também esta finalidade: acrisolar e purificar, conforme previsto em Daniel, bem como lavar e branquear as vestes daqueles que embora tendo aceitado a Jesus como Salvador e conhecedores dos seus mandamentos, não estavam purificados. Ou sejam, não estavam perfeitos neles.

Falou o Senhor por Isaías: De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra. Is. 24:3. Nesse tempo: Cessará o folguedo dos tamboris, acabará a algazarra dos jubilantes, cessará a alegria da harpa. Já não beberão ao som das canções; a bebida forte será amarga para os que a beberem. Demolida será a cidade desordeira; todas as casas estarão fechadas, de modo que ninguém poderá entrar. Haverá lastimoso clamor nas ruas por falta do vinho; toda a alegria se escurecerá, o prazer se irá da terra. Na cidade só restará a desolação e a porta estará reduzida a ruínas. Pois será no meio da terra, entre os povos, como a sacudidura da oliveira, e como os rabiscos, quando está acabada a vindima. Is. 24:8-13.

Na abertura do quinto selo fora mostrado a João aqueles que foram mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. Foi lhes dado compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram. Ap. 6:9-11. E na abertura do quarto selo haverá uma grande mortandade quando morrerá um quarto da população da terra por quatro formas, que são os quatro juízos de Deus: fome, peste, feras da terra e espada.

Não devemos presumir de nós mesmos. Haverá ainda muitas mortes por assassinato dos servos do Senhor. E isso acontecerá na grande tribulação. Pois quando João viu os mártires também lhe foi dito isso.

Outrossim, não obstante ter sido visto as almas dos que foram mortos, isso não significa que elas já estejam no céu. O que acontece é que Deus chama como sendo o que há de ser. Rm. 4:17. Assim, os que foram mortos qual sacrifício vivo a Deus, tiveram seu sangue derramado sob o altar (na terra sob os céus). As vestes que lhes foram dadas foi por causa da obra de justiça que praticaram. Ap. 19:8. Além do mais, lhes foi dito que repousassem ainda por um pouco de tempo. Assim, eles não estão vivos no céu como presumem alguns, mas seu sangue, à semelhança do de Abel, continua clamando desde a terra, pedindo vingança.

Outra razão para afirmarmos que o povo de Deus estará aqui na terra por ocasião da grande tribulação que está porvir, é que a besta irá fazer guerra aos santos e irá vencê-los. Veja:

E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Ap. 13:7 e 8.

A ordem para que o povo de Deus saia da grande Babilônia, para não incorrer nas suas pragas, só é dada no verso quatro do capítulo dezoito de Apocalipse.

No tempo da grande tribulação será imposto um sinal nos homens, para que só possam comprar e vender os que o possuírem. Mas haverá um povo que não se deixará assinalar, e por essa razão será morto por degolação. Veja:

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Ap. 20:4. E eles são os que completarão o número dos salvos que foram mortos e referidos em Apocalipse 6:11. Pois lá diz:

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Quando eles foram vistos sob o altar, foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo até que se completasse o número. Donde se conclui que existe um número já determinado para os salvos, e que esse número será completado na grande tribulação.

Haverá tal escassez de alimentos e água, que os homens beberão até seus próprios excrementos; também beberão losna (água de folha podre). Veja:

Por que nos assentamos ainda? Juntai-vos e entremos nas cidades fortificadas, e ali pereçamos; pois já o Senhor nosso Deus nos destinou a perecer e nos deu a beber água de fel; porquanto pecamos contra o Senhor. Espera-se a paz, mas não há bem; o tempo da cura, e eis o terror. Já desde Dã se ouve o resfolegar dos seus cavalos, toda a terra treme ao som dos rinchos dos seus fortes; e vêm, e devoram a terra, e sua abundância, a cidade e os que habitam nela. Porque eis que envio entre vós serpentes e basiliscos, contra os quais não há encantamento, e vos morderão, diz o Senhor. Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece em mim. Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o Senhor em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas? Jr. 8:14-19. Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer losna a este povo, e lhe darei a beber água de fel. E os espalharei entre gentios, que não conheceram, nem eles nem seus pais, e mandarei a espada após eles, até que venha a consumi-los. Jr. 9:15 e 16.

Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra. Jr. 23:15.

Beberão as águas tornadas amargas pela queda da estrela absinto sobre as fontes das águas, e que lhes causará a morte, veja:
E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. Ap. 8:10 e 11.

Também beberão sangue no qual se tornará a água dos rios. Veja:

E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. Ap. 16:4 e 6.

E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. Ap. 9:6.

Haverá duas ceias: uma na Nova Jerusalém para os salvos; com tutanos e vinhos clarificados (Is. 25:6), e outra na terra para os animais; com carne de homens e de cavalos. Veja:

E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus, para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes. Ap. 19:17 e 18. E o Senhor dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa com vinhos puros, com tutanos gordos, e com vinhos puros, bem purificados. Is. 25:6. Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas, no reino de Deus, e vós lançados fora. E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.  Lc. 13:28 e 29.

Será amargo; de ranger os dentes mesmo. Pois, sendo a cidade santa cristalina, quem estiver de fora verá os que estiverem dentro por ocasião da grande ceia. Enquanto os justos estiverem participando com Cristo da ceia que Ele prometeu, os injustos, ímpios e pecadores, estarão de fora da cidade santa e terão as suas carnes comidas por animais.

Falando do remanescente que será salvo naquele dia, profetizou Miquéias: As nações o verão, e envergonhar-se-ão, por causa de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca, e os seus ouvidos ficarão surdos. Lamberão o pó como serpentes; como répteis da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos; com pavor virão ao Senhor nosso Deus, e terão medo de ti. Mq. 7:16 e 17. Mas a terra será entregue à desolação por causa do fruto das suas obras. Mq. 7:13.

Não obstante a fome prevista por Jesus como um dos sinais da Sua volta, haverá ainda a extinção da Sua palavra. Diz o Senhor por Amós: Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão. Am. 8:11 e 12.

Entretanto para o seu povo o Senhor promete: Eu lhes mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída da terra do Egito. Mq. 7:15.
Apesar das promessas do Senhor para o Seu povo, haverá um juízo para eles. Pois diz o Senhor, por Joel: Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade. Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos. O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta. Jl. 1:8-20.

O povo de Deus estará assim: Como a alva, espalhado sobre os montes um povo grande e poderoso, qual nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. Jl. 2:2. Diante dele a terra se abala; tremem os céus; o sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial; e poderoso é quem executa a sua ordem; pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar? Jl. 2:10 e 11.

Por causa das aflições que o povo de Deus sofrerá durante a grande tribulação, falou o profeta da parte do Senhor:

Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene; congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? Jl. 2:12-17.

É constrangedor saber que muitos “servos” irão reivindicar o direito que pertence aos “filhos”; e, como foi revelado a Daniel, se ajuntarão aos filhos com lisonja. Dn. 11:34, p.parte. Esses são das virgens que dirão: não profetizamos em teu nome? Receberão, entretanto, a resposta: apartai-vos de mim. Mt. 7:22 e 23.

Na visão do Apocalipse, foi mostrado a João o dragão que perseguirá a mulher (igreja). Mas esta refugiar-se-á no deserto. A serpente lançará da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela seja arrebatada pela corrente. A terra, porém acudirá à mulher; e a terra abrirá a sua boca, e tragará o rio que o dragão lançará da sua boca. E o dragão irar-se-á contra a mulher, e fará fazer guerra aos demais filhos dela, os que “guardam os mandamentos de Deus, e tem o testemunho de Jesus”. E o dragão parará sobre a areia do mar. Ap. 12:14-18.

O deserto é o ermo, a solidão, lugar onde a igreja se refugiará durante esse período. A serpente, que é o diabo e Satanás, enviará água (povo) como um rio. A terra, porém, irá tragá-los.

Como vimos, os guardadores dos mandamentos e que têm o testemunho de Jesus, que é o espírito de profecia, serão objeto de perseguição e alvos de Satanás, até o fim. Mas não é suficiente que se seja guardador dos mandamentos, como os judeus nominais; é preciso que se creia também em Jesus como Salvador e remidor, e ter o testemunho dele que é o Espírito de profecia, sem o que de nada adianta. Pois os santos têm as duas coisas. Os judeus dizem guardar os mandamentos, mas não crêm em Jesus como o Salvador, enquanto que os evangélicos crêm em Jesus como Salvador, mas não guardam os mandamentos. E isso falamos particularmente do Sábado, quarto mandamento da lei de Deus, que não é observado por eles.

A besta receberá autoridade do dragão, Satanás, e atuará durante quarenta e dois meses; isso eqüivale a três anos e meio ou 1260 dias. Ela terá autoridade sobre toda tribo e povo, e língua, e nação. Também fará guerra aos santos e os vencerá. Ap. 13:5-7.

Isso é um ponto nevrálgico para os cristãos e evangélicos. Muitos não querem aceitar como coisa que haverá de acontecer com o povo de Deus, e por isso procuram ignorá-la. Afinal ninguém quer morrer em circunstâncias trágicas. Mas assim como os apóstolos e outros foram mártires, assim muitos ainda serão. E quem amar a sua vida, perdê-la-á. Pois quem não quiser adorar a besta e a sua imagem, será morto. Veja:
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.  Ap. 13:15.

A história não registra nada semelhante ao longo da existência do povo cristão. Nesse caso essa tribulação está no futuro. Mas por não ser propalado no meio cristão, isso não é tomado a sério. Muitos pensam que por Jesus ter dito que assim como o relâmpago que sai do oriente e brilha até ao ocidente assim Ele virá, ou como o ladrão de noite, que esse acontecimento será em oculto, sem ninguém esperar ou ver. É verdade também que Ele falou que o dia e a hora ninguém sabe. Mas isso não é razão impeditiva para que as demais coisas previstas aconteçam. Por isso mesmo Ele também disse: Por isso estejais apercebidos, ou: que ninguém vos engane.

Muitos ficarão perturbados devido terem sido doutrinados de forma diferente. Por isso disse Daniel: os ímpios não entenderão, mas os sábios entenderão. Dn. 12:10.

A vinda de Jesus será um fato universalmente visível. Mas quando o anticristo imperar, falsos profetas dirão que Cristo está aqui ou acolá, e enganarão a muitos.

Nesse tempo a morte será uma bênção e um descanso. Bem-aventurado os mortos que desde agora dormem no Senhor, para que descansem das suas obras, porque as suas cobras o acompanham. Ap. 14:13.

Aqueles que não conhecerem a palavra do Senhor, não terão esperanças e consequentemente procurarão preservar a vida entregando suas mãos para serem carimbadas a fim de mitigarem a fome dos seus ventres. Para esses nada mais resta, senão dizer: coitados! Por isso disse o Senhor: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da justiça. Ap. 2:10. Para alguns, estar vivo é o que importa, tendo a vida como o bem maior. Entretanto chegará tempo em que os vivos terão os mortos por mais felizes. E nesse tempo os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles. Ap. 9:6.

Numa das visões dadas a Daniel, na relativa a um bode e um carneiro, lhe foi dito que aquelas coisas que estavam sendo mostradas para ele, se referiam ao tempo do fim, no último tempo da ira. Dn. 8:19. Fala ainda de um rei feroz de semblante, e entendido em enigmas. Grande será o seu poder, mas não de si mesmo; e destruirá terrivelmente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o “povo santo”. Versículo 24.

Essa revelação está perfeitamente em sintonia com o que foi revelado a João em Apocalipse, e ao apóstolo Paulo na sua epístola aos tessalonicenses. Vamos colocar essas passagens lado a lado, e fazer um paralelo entre elas.

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à vista dos homens; e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Ap. 13:11-14.

Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos, que não movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavras, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. (...) e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor a verdade para serem salvos. II Ts. 2:1-4, 8-10.

Verificamos assim a semelhança e a confirmação de que aquilo está determinado para o tempo do fim.

Segundo João, uma das características do anticristo é a negação de Cristo. Ele diz que já muitos anticristos se levantaram. E saíram dentre nós. I Jo. 2:18 e 19. E diz ainda: Todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus, mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. I Jo. 4:3.

Ou: Os que conhecem a Deus (os guardadores dos mandamentos – conforme I Jo. 2:3 e 5:2 e 3), nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. I Jo. 4:6.

É verdade que o espírito do anticristo já opera nos filhos da desobediência, pois há seitas que negam a Jesus, como os russelitas (os que se dizem testemunhas de Jeová).

Também negam a Jesus aqueles que não aceitam os mandamentos, pois Ele é o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós. Leia o trabalho codificado por nós com o título “A Lei Perfeita”, analisando com atenção o artigo “Um nome sobre todo nome”.

Quando a palavra de Deus for retirada da terra e a Bíblia ficar branca, aqueles que eram dados a manuseá-la, mas que não a tinham na mente e no coração, ficarão perturbados. E por não tê-la na mente, já que eles não têm o espírito da verdade, o Espírito Santo, que viria para lembrar-nos todas as coisas, eles correrão por toda parte buscando a palavra do Senhor e não a acharão.

Disse-nos o Senhor, que os dias maus previstos por Ele através do apóstolo Paulo são os atuais. Veja quais foram as predições:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. II Tm. 3:1-8. Como sabemos a verdade são os mandamentos de Deus. Leia o artigo e o questionário por nós formulados no trabalho que codificamos com o nome “A Lei Perfeita”.

As características da personalidade dos homens ali mencionados são as de hoje, e piorando cada vez mais. Há quem pense que por sempre ter existido homens maus, aquelas previsões não devem alarmar. Mas as coisas ruins aconteciam aqui e ali, de modo isolado. Hoje elas acontecem de modo generalizado. Como exemplo, vemos as crianças que se atrevem com os adultos, sem temê-los, e o vil se atreve contra o nobre, coisas que até a bem pouco tempo não era comum, e que estão previstas na Escritura. Havia respeito, pudor e temor. Os homens temiam as autoridades e não ousavam ofender-lhes, o que hoje não acontece. As Escrituras já previam que os homens seriam atrevidos neste tempo. Veja:

E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre. Is. 3:5.

As coisas citadas são sinais evidentes do começo do fim, ou do princípio das dores. Daqui pra frente cada vez mais se precipitarão. Mas são poucos os que vêem e aceitam como fatos consequentes do distanciamento a que o homem se impõe do seu criador. Muitos querem mudar essa situação por meios próprios, quando só Deus pode mudar o coração do homem, origem de todo mal.

Brevemente se cumprirá o que disse Jesus: Nesse tempo trair-se-ão uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Mt. 24:10. Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. Mc. 13:12.

No início da grande tribulação a porta da graça se fechará. Os homens perderão o temor de Deus e das potestades, e não terão misericórdia nem piedade, mas serão cruéis e implacáveis. Para mitigar a fome comerão suas próprias carnes, uns aos outros. Disse Jesus: “Não vos fieis no amigo”. Se isso já se cumpre agora, que se dirá naquele tempo!

Por essa razão Ele disse mais: Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Lc. 21:34 e 35.

“Aquele dia”; expressão usada para designar o tempo em que essas coisas acontecerão, e/ou terão cumprimento. Não se refere a um período de 24 horas, mas ao período de tempo necessário à realização do que tem de ser feito ou do que tem de acontecer. A prova disso está no texto em que Jesus disse: Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Mt. 24:21 e 22.

A respeito desse tempo, assim falou Jesus: E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fome e pestilência; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais no céu. Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecerá isto para testemunho. Proponde, pois em vossos corações não premeditar como haveis de responder, porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Lc. 21:11-17.

Essas previsões ainda que tenham se cumprido parcialmente, ainda não se cumpriram no todo.
Disse ainda Jesus: E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Mt. 24:29 e 30.

Observe a expressão: “logo depois da aflição daqueles dias”, o sol escurecerá, etc. Então esses dias ainda não chegaram, mas estão prestes. E fala disso o Senhor por Joel:

E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. Jl. 2:30.

E naquele dia se tocará uma grande trombeta; e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir; e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém. Is. 27:13. E o Senhor dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, banquete de vinhos puros, de coisas gordurosas feitas de tutanos, e de vinhos puros, bem purificados. Is. 25:6. E destruirá neste monte a coberta que cobre todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações. Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os povos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor o disse. Is. 25:7 e 8. Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás sair. Vem, povo meu, entra nas tuas câmaras, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a indignação. Pois eis que o Senhor está saindo do seu lugar para castigar os moradores da terra por causa da sua iniquidade; e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos. Is. 26:20 e 21.

Naquele dia o Senhor padejará o seu trigo desde as correntes do Rio, até o ribeiro do Egito; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um. Is. 27:12.

É de lamentar que muitos que se consideram do povo de Deus, presumam e pensem diferente da realidade. Isso acontece principalmente devido não guardarem os mandamentos de Deus, que nos torna mais sábios do que os velhos e os nossos mestres, como disse Davi. Presumem que por Jesus ter dito que “aquele dia” virá como um ladrão de noite, isso acontecerá num momento sem nenhum aviso. Os avisos estão aí. Mas quem está cego ou não quer ver, não vê. Ainda outros sinais irão acontecer, mas só entenderão os santos, como disse Daniel. Dn. 12:10.

E finalmente disse o apóstolo Paulo: Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós serremos transformados. I Co. 15:51 e 52.

Observemos que ele diz que isso acontecerá ante a última trombeta. E quando tocará a última trombeta? Foi revelado a João, veja:

E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Ap. 11:15.

Se isso só acontecerá no toque da sétima trombeta, então veja o que acontecerá quando forem tocadas as outras trombetas que lhe precedem:

E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E o fumo do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las. E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada. E o segundo anjo tocou a sua trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite. E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! Ai! dos que habitam sobre a terra! Por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra, e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumo do poço, como o fumo de uma grande fornalha, e com o fumo do poço escureceu-se o sol e o ar. E do fumo vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens. E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses. E tinham sobre si o rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom. Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais.  E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus. A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumo e enxofre. Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pelo fumo, e pelo enxofre, que saía das suas bocas. Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam. E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem das suas ladroíces. Ap. 8:1-13 e 9:1-21.

As coisas espirituais só são compreendidas pelos espirituais. O homem natural não as entende, pois lhes parece loucura. I Co. 2:15. Quem, sendo avisado, se der por avisado, quando a espada vier se salvará. Veja:

Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma. Ez. 3:18-21.

Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. Ez. 33:2-7.

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu Senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os temulentos, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt. 24:45-51.

Outrossim, é importante saber que o povo de Deus passará por todas essas coisas; para ele é a promessa e a razão de serem aqueles dias abreviados.

Prepare-se já, a grande tribulação vem aí; e quem suportará? Disse-nos o Senhor: Poucos irão suportar.
    

oliprest
Enviado por oliprest em 26/05/2017
Alterado em 23/02/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr