Textos

Frio ou quente?
Há quem diga que tudo é relativo. Mas essa relatividade é segundo conceitos humanos não divinos. É o caso da temperatura. Para alguns o tempo pode estar frio enquanto para outros não. Por quê?

Há várias razões para isso. Pessoas que tem muita massa muscular ou que são obesas suportam bem temperaturas consideradas baixas do que quem tem pouca massa muscular ou são magras. Mas isso não é regra. Pois conheço pessoas que embora muito magras não sentem frio como outras. Outros fatores, como pressão arterial, também pode dar sensação diferente de frio e calor.

Assim, é possível ver pessoas bem agasalhadas em local com temperatura quente, mas tida como normal para alguns, e também ver pessoas muito à vontade em outro local tido por frio por outros.

Já mais de uma vez eu tenho ficado desconfortável em locais onde tenho sido hospedado por parentes, os quais estavam acostumados ao clima local ou eram obesas e não sentia frio como eu. Alguns até me inquiriram se eu estava doente.

A sensação de frio e calor também pode ser resultado do metabolismo de cada pessoa ou ser. Pois, o beija flor, embora com uma massa muscular muito pequena, não deve sentir frio como outros.

Em viagem a um país frio e em um dia que eu considerei muito frio, com temperatura próximo de zero grau, vi pássaros voando tranquilamente. A sensação térmica de frio em voo é muito maior devido ao atrito com o ar gelado. Já observei que criancinhas não tem a mesma sensação de frio e calor dos adultos. E isso pode estar ligado ao condicionamento físico dela, adaptada ao ambiente frio, ou a sua alimentação, se muito calórica ou não.

É necessário que as pessoas saibam disso a fim de não julgar por si.

Quando a minha pressão arterial fica elevada, e eu falo de treze pontos em diante, eu começo a sentir frio, e chego até a tremer descontroladamente. Isso já me causou desconforto quando hospitalizado ou chegando em algum ambiente hospitalar. Porque, em certa ocasião e local, ao solicitar uma coberta a uma atendente hospitalar, por estar sentindo frio, fui contestado por ela, a qual alegou que o ar condicionado estava desligado. Por me conhecer e ao pedir para ela medir a minha pressão arterial, e, em sendo feito isso, ela me informou que a minha pressão arterial estava normal, apesar de estar acima do que é normal para mim. Isso levou a profissional médica a ir para os livros, pois ela disse que nunca tinha visto alguém com a pressão arterial considerada normal passar mal por isso.

Surpreende-me o fato de pessoas residirem em locais onde a temperatura chega a cinquenta graus negativos.

A minha sensação de frio é tão diferente que, com temperatura entre dez e vinte graus, eu tenho que passar no micro-ondas não só a água para beber e até frutas, como laranja, pokã, etc., o que tem servido até de gozação por parte de alguns. E se isso eu não fizer posso ter sérios problemas de garganta. Causa-me surpresa que, nesses mesmos locais e nas mesmas ocasiões, outras pessoas se sirvam de água e refrigerantes retirados do refrigerador.

Do mesmo modo pode acontecer no aspecto espiritual. É possível que alguém se sinta confortável, apesar de estar frio espiritualmente, ou esteja numa zona de conforto e se sinta bem por isso, apesar de estar morno, razão porque pode ser tido como repugnável por Deus. Pois ele manifesta isso em um texto bíblico constante no livro do Apocalipse, no qual diz: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;”. Ap. 3:15 e 16.

            Então saibamos como estar segundo os padrões de Deus, e não como sentimos ou achamos estar, a fim de que estejamos de acordo não com a nossa sensação de bem estar e conforto, mas segundo o que é real, pela medida feita por Deus.
               Vicente de Carvalho-Guarujá, 02/07/2017
                                Oli Prestes
                                Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/07/2017
Alterado em 13/02/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr