Textos

O ANJO DO SENHOR
As Escrituras falam de um anjo que apareceu em diversas ocasiões a muitos pertencentes ao povo de Deus, e até a alguns que não faziam parte do povo dEle. E esse anjo apareceu quase sempre na forma corpórea de um varão, ainda que com aparências diferentes.

Uma das primeiras aparições está registrada nas Escrituras, e ocorreu quando Abraão estava a oferecer o seu filho Isaque em holocausto a Deus. Observe!

"E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho." Gn. 22:11 e 12.

É interessante notar que o anjo do Senhor usou o pronome de tratamento do caso reto “me”, quando disse: “e não me negaste o teu filho”.

"E chamou Abraão o nome daquele lugar, o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. E então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único, que deverás te abençoarei, e grandíssimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos." Gn. 22:14-17.

Outra vez o Anjo do Senhor falou usando pronomes e expressões que revelam que ele não falava de outrem, mas de si mesmo, veja:

Por mim jurei, diz o Senhor..., te abençoarei..., e multiplicarei.

Esse anjo, já que um com Deus, posto que é o mesmo Deus, foi quem apareceu a Jacó, com quem lutou como homem. Atente:

"E levantou-se àquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os, e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó porém ficou só, e lutou com ele um varão, até que a alva subia. E vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a junta da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva." Gn. 32:22-28 e 30.

Foi esse mesmo anjo que apareceu a Moisés em Horebe. E isso não inferimos apenas pela expressão “O Anjo do Senhor”, mencionada no verso dois do capítulo três de Êxodo, mas confrontando o verso 14, onde diz: "E disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós”, com o episódio relativo a prisão de Jesus. Veja:

"Sabendo pois Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: “Sou eu”. E Judas, que o traía, estava também com eles. Quando pois lhes disse: “Sou Eu”, recuaram, e caíram por terra." Jo. 18:4 e 6.

É com verdade que fala Paulo: "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." I Co. 10:4.

Esse mesmo anjo foi o que esteve à frente do povo de Israel desde a saída do Egito, e também com ele no deserto. Pois diz uma escritura:

"E o “Anjo de Deus”, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles." Êx. 14:19. "Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua face os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade." Is. 63:9.

E dele se fala no livro de Atos dos Apóstolos, onde diz:

"A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera no sarçal. Este foi o anjo que esteve com a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. At. 7:35 e 38. E o qual prometeu o Pai enviá-lo diante de Moisés, veja:

"Porque o meu anjo irá diante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos ferezeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei." Êx. 23:23. E o Senhor falou que esse anjo devia ser ouvido, pois não perdoaria as rebeliões deles, porque o nome do Senhor estava nele. Versículo 21.

Quando as Escrituras falam de um dos anjos de Deus, elas o fazem usando o artigo indefinido “um”, enquanto que quando se refere a Jesus, o Filho de Deus, fala “o Anjo do Senhor”, ou “o meu Anjo”, ou “o Anjo da Sua face”. Assim é quando a Escritura narra o episódio de Balaão, veja:

"E a ira de Deus acendeu-se, porque ele ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus moços com ele. Viu pois a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho e foi-se pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda de vinhas, havendo uma parede desta banda e uma parede da outra. Vendo pois a jumenta o anjo do Senhor, apertou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; pelo que tornou a espancá-la. Então o anjo do Senhor passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Porque zombaste de mim; oxalá tivera eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo que eu fui até hoje? Costumei eu alguma vez fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e sobre a sua face. Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; na verdade que eu agora te tivera matado, e ela deixaria com vida. Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, que não soube que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, tornar-me-ei. E disse o anjo do Senhor a Balaão: Vai-te com estes homens, mas somente a palavra que eu falar a ti esta falarás. Assim Balaão foi-se com os príncipes de Balaque." Nm. 22:22-35.

Na anunciação do nascimento de Jesus à Maria, o anjo se identificou como Gabriel. Na anunciação do nascimento de João “o batista” a seu pai, o sacerdote Zacarias, diz a Escritura que ele viu um anjo quando ministrava o sacerdócio no templo.

“E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.” (Lucas 1:11 RA)

Também quando José, marido de Maria intentava deixá-la, devido a gravidez de Maria, um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e o instruiu sobre o caso. Veja:

“Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mateus 1:19-20 RA)

Quando o Senhor apareceu a Josué, disse que vinha como príncipe do Exército do Senhor. E Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse-lhe: "Que me diz meu Senhor ao seu servo? Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim." Js. 5:13-15.

Vemos nesse episódio que Josué o adorou e o varão não recusou a adoração, como o anjo que falava a João num dos quadros da revelação do Apocalipse, o qual mandou que João adorasse a Deus. Veja:

“Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." Apocalipse 22:8-9.

No episódio com Gideão comprovamos mais uma vez o Senhor Deus atuando através do seu Anjo: Jesus. O Anjo do Senhor que lhe visitou e que lhe falou sentado embaixo do carvalho que estava em Ofra, após ouvir as suas queixas, disse: "Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas: porventura não te enviei eu?" Confirma isso a citação inicial do verso 14 que diz: "Então o Senhor olhou para ele, e disse: Porquanto eu ei de ser contigo." V. 6:11-23.

Gideão compreendeu que estava diante do Senhor e pediu um sinal para confirmação de que era Ele mesmo que falava com Gideão. Vv. 17 a 19. Após Gideão trazer a sua oferta e apresentá-la ao Senhor, este ordenou que Gideão colocasse a oferenda sobre uma pedra e derramasse o caldo por cima. Então o anjo tocou com a ponta do seu cajado e saiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos asmos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos. Então viu Gideão que era o “Anjo do Senhor”; e disse Gideão: Ah! Senhor Jeová, que eu vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas, não morrerás." Vv. 20-23.

Ele foi o mesmo que apareceu aos pais de Sansão e que falou sobre o seu nascimento, dando-lhes instrução sobre o menino. Veja:

“Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o Senhor, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos. Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.  Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda;  porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.  Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome.  Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia de sua morte.  Então, Manoá orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.  Deus ouviu a voz de Manoá, e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, quando esta se achava assentada no campo; porém não estava com ela seu marido Manoá. Apressou-se, pois, a mulher, e, correndo, noticiou-o a seu marido, e lhe disse: Eis que me apareceu aquele homem que viera a mim no outro dia.  Então, se levantou Manoá, e seguiu a sua mulher, e, tendo chegado ao homem, lhe disse: És tu o que falaste a esta mulher? Ele respondeu: Eu sou.” (Juízes 13:1-11 RA)

O anjo do Senhor, quando inquirido por Manoá, se identificou como o mesmo que havia falado anteriormente assim: “Eu Sou”. E dessa forma ele se apresentou a Moisés em Midiã. Manoá quis saber o seu nome, e Ele lhe falou: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? V. 18. E esse é um dos nomes de Jesus, e que foi anunciado pelo profeta Isaías. Veja:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” (Isaías 9:6 RA)

Manoá reconheceu que Ele era Deus, e disso fala o verso 22 quando diz: "E disse Manoá a sua mulher: certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus. Porém sua mulher lhe disse: Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de manjares, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo." vv. 22 e 23.

Ele foi o que feriu a cento e oitenta e cinco mil soldados assírios que estavam acampados contra Jerusalém, para invadi-la. Veja;

“Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.” (2 Reis 19:35 RA)

Foi o mesmo que apareceu a Paulo quando ele viajava prisioneiro para Roma. Veja:

“Porque, esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.” At. 27:23-24.

Também é Miguel o grande príncipe da revelação de Daniel, e que em breve se levantará a favor dos filhos do povo de Daniel, o povo santo. Dn. 6:22, 10:13 e 12:1. Veja:

“O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.” (Daniel 6:22 RA). “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” (Daniel 10:13 RA) “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.” (Daniel 12:1 RA)

E, concluindo, apareceu a João na revelação do Apocalipse.

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João.” (Apocalipse 1:1 RA)

Ele é o mesmo mencionado por João: Jesus, o Cristo, o “Anjo do Senhor”.

Obs.: Este trabalho tem o objetivo de comprovar pela bíblia que Jesus é Deus. Outros artigos fazem parte do trabalho. São eles:

O corpo de Deus
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/605192
Jesus, o Senhor dos Exércitos
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/603673
É Jesus o Deus Todo Poderoso?
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/603649
Jesus é Deus?
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/603645
A deidade de Jesus pela escritura “Tradução Novo Mundo”
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/605195

Todos já publicados aquí.

oliprest
Enviado por oliprest em 13/08/2007
Alterado em 25/03/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr