Textos

O milagre da obediência
É comum se ouvir falar em milagre no meio cristão. Mas, ele não mais ocorre com frequência e cada dia ele se torna raro. O que é milagre e como ele ocorre?

Milagre é a ocorrência de uma ação que ultrapassa conceitos e ações humanas. Também acontecimentos inexplicáveis. Salvamento que houve fora da ação humana.

Entretanto, alguns desses milagres podem acontecer mediante a cooperação de humanos.

Há coisas que dizem ser milagre por causa de como elas acontecem, como a concepção e nascimento de um bebê. Mas essas ocorrências já são tão corriqueiras e naturais que não são vistas como tal por todos. Pois elas ocorrem não só com humanos, mas no reino animal também.

Apesar do poder de Deus para fazer coisas maravilhosas e espantosas aos nossos olhos, algumas vezes Deus opera mediante a cooperação de humanos, possivelmente para lhes mostrar que ele gosta que sejamos parte atuante para que o milagre ocorra. Nesse aspecto quero citar aqui alguns desses milagres havidos e registrados na Bíblia.

A cura da lepra do general sírio Namã. Este foi a um homem de Deus, por causa do testemunho de uma jovem israelita que era serviçal na casa dele, a qual disse que se ele estivesse em Israel, que ele seria curado daquela lepra. Ele foi ao rei daquele reino, o qual, depois de temer que fosse um ardil para destruí-lo, e informado sobre o profeta Eliseu, o encaminhou a este. O profeta não o recebeu, apesar da sua patente, mas mandou que ele se lavasse sete vezes no Rio Jordão. Ele não gostou disso, mas, instado por seus servos, fez como o profeta havia dito, e ficou completamente limpo. Acaso se ele continuasse se recusando a se lavar no rio determinado pelo profeta, ficaria ele curado? Com certeza não. Então precisou haver a participação dele, obedecendo ao que Deus falou pelo seu servo Eliseu.

Certa vez, Jesus, para curar a um cego de nascença, cuspiu no chão, fez lodo e passou no olho do cego e o mandou se lavar no tanque de Siloé - um tanque que havia em Jerusalém - cujas águas eram agitadas de tempo em tempo por um anjo. Ele fez como Jesus mandou e voltou de lá vendo. Acaso se ele não fizesse como Jesus mandou ele ficaria curado? Não. Jesus mostrou com essa ocorrência que ele era quem operava no tanque de Siloé. Pois, antes, era preciso que as águas fossem agitadas para que o primeiro que descesse ao tanque, depois da agitação das suas águas, ficasse curado. No caso do cego não precisou disso.

Nas bodas de Canaã, na transformação das águas em excelente vinho, Jesus mandou aos servos orientados por Maria, sua genitora, que enchesse de água os recipientes que havia lá para fazer purificação dos judeus. Eles fizeram como Jesus mandou e o milagre aconteceu.

Do que eu concluo que, se hoje os milagres não ocorrem rotineiramente no meio do povo de Deus, apesar do clamor do povo por isso, é porque está faltando obediência a sua ordem e determinação. Ele diz: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Cr. 7:14.

Portanto, se a sua fé não está operando milagres, experimente obedecer a palavra de Deus, se arrependa e se converta; se humilhe e ore. Faça assim, e receba o seu milagre desejado. A fé sem as obras é morta.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 18/10/2017
Alterado em 14/07/2018
Áudios Relacionados:


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr