Textos

A voz de Deus II
Existem muitas passagens bíblicas que fazem referência à voz de Deus, mas poucos talvez tenham alcançado o seu significado. Quando elas são mencionadas, a que elas se referem? Vejamos:

Quando Deus retirou o seu povo da terra do Egito, guiou-o por Moisés para Canaã - a terra da promissão, disse que lhes daria lugar onde as cidades eram muradas, havia olivais, leite e mel. Entretanto, devido o medo que tiveram, pelo relatório desanimador dado pelos espias que foram observar o território que deveriam tomar posse, eles ficaram desanimados e se esqueceram de que o Deus que havia feito as maravilhas pelas mãos de Moisés e Arão diante de Faraó, era o Deus que ia adiante deles em uma coluna de fogo. Isso resultou em punição feita por Deus, fazendo-os peregrinar por quarenta anos no deserto, onde os incrédulos foram enterrados.

E logo a seguir à saída daquele povo do Egito, Deus se manifestou de modo maravilhoso a ele, falando de modo altissonante das nuvens, o que lhes causou terror tal que pediram a Moisés que falasse com Deus, porque tinham medo de morrer ao ouvir a sua voz.

E a primeira e única coisa que Deus lhes falou de viva voz, foi o decálogo, os “Dez Mandamentos”. E disse:

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos  daqueles que me odeiam.

E faço misericórdia até a terceira e quarta geração  dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êx. 20:1-17.

Portanto, toda vez que Deus se referia à sua voz, ele estava fazendo referência àqueles mandamentos, o decálogo ou as dez palavras.

Assim, ao propor as bênçãos e as maldições para o seu povo, ele disse:
“E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus.” Dt. 28:1 e 2.

Diz outro texto: “Quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei; quando te converteres ao Senhor teu Deu de todo o teu coração e de toda a tua alma.” Dt. 30:10.

Como vemos no texto que se segue a referência à voz do Senhor, ele faz menção primeiramente aos seus mandamentos.

Outro texto bíblico diz: “Após o Senhor vosso Deus andareis, e  a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis: a ele servireis, e a ele vos apegareis.” Dt. 13:4.

Outro texto confirma que a voz de Deus é referência aos seus mandamentos, veja:

“E dissestes: Eis que o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e este ainda continua vivo. ” Dt. 5:24.
E que foi que Deus falou? Isto, veja:

“Essas palavras falou o Senhor a toda a vossa assembleia no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz; e nada acrescentou. E escreveu-as em duas tábuas de pedra, que ele me deu.” Dt. 5:22.

Então o que Deus falou de viva voz, foi só os dez mandamentos.

Quando Jesus esteve como homem entre os homens, ele falou aos seus contemporâneos que o seguiam a fim de apanhá-lo em alguma palavra, que: “E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma; e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou.” Jo. 5:37 e 38. E isso é uma das provas de que os judeus contemporâneos de Jesus não guardavam os mandamentos de Deus.

Portanto, dê ouvidos à voz de Deus, os seus mandamentos, a fim de entrar na posse das bênçãos prometidas por Ele, as quais decorrem da obediência à ela, e também tenha vida e vida com abundâncias como disse Jesus.

Manaus-AM, 10/03/2018
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 17/03/2018
Alterado em 13/09/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr