Textos

A TESTEMUNHA FIEL

Disse O Senhor: Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Is. 43:10 e 12. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça. Is. 44:8.

Que faz uma testemunha?

A testemunha declara, anuncia, afirma, confirma, denuncia. E a testemunha fiel não mente, como alguns que se dizem testemunhas de Deus (de Jeová) têm feito.

Quando Jesus estava para ser assunto aos céus, determinou aos seus discípulos: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Mc. 16:15 e 16. Em outra ocasião Ele disse: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mt. 24:14.

Já temos falado sobre o evangelho, e dissemos, de forma inequívoca, que ele não significa os livros do que os homens convencionaram chamar de "Novo Testamento". Também já discorremos sobre a palavra de Deus, e dissemos que a Bíblia não é a palavra de Deus, como muitos pensam e dizem, mas que ela contém a palavra de Deus. Como já isso fizemos, pedimos ao leitor que examine o estudo intitulado "A Lei Perfeita", e particularmente, os questionários "A Palavra de Deus" e "O Evangelho". E agora vamos falar sobre a testemunha fiel.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. I Pe. 2:9 e 10.

Ora, como vemos na passagem do livro de Isaías, mencionada ao início, o Senhor diz: vós sois as minhas testemunhas. Eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.

Já temos discorrido sobre a deidade de Jesus no trabalho que codificamos com o título "A Deidade de Jesus" e "A Deidade de Jesus pela versão Mundo Novo", e este último consubstanciado na versão "Mundo Novo" das Escrituras, editada pela torre de vigia, dos que se dizem testemunhas de Jeová.

Entretanto vamos comparar a parte sublinhada da passagem citada, com outras porções bíblicas de outros livros e epístolas, onde diz:

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc. 2:11.

Nessa porção, além de chamar a Cristo de Salvador, chama-O também de Senhor. E as passagens que vamos transcrever afirmam isso, sem deixar nenhuma dúvida, veja:

O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. At. 5:30 e 31.

Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel. At. 13:23.

E nós temos visto e testificado que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. I Jo. 4:14.

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Ef. 5:23.

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Fp. 3:20 e 21.

Como se não bastasse, nessa passagem bíblica diz não só que Jesus é o Salvador, como também diz que ele transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso, falando ainda que segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. I Tm. 4:10.

Nessa passagem diz o apóstolo que esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens. Perguntamos: acaso essa passagem fala de outra pessoa que não Jesus? Certamente que não, já que Jesus além de ser Deus e Salvador, também é um com o Pai. E isso já demonstramos sobejamente nos trabalhos sobre a deidade de Jesus, e citados anteriormente.

Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador. Tt. 1:3.

Sem querer desmerecer aqueles que fizeram a tradução das Escrituras, dizemos que o texto seria fiel se estivesse assim vertido:

Mas a seu tempo manifestou a sua palavra segundo o mandamento de Deus nosso Salvador, pela pregação que me foi confiada.

E isso nós podemos provar pelas próprias Escrituras e segundo a ciência dos homens, que, segundo a hermenêutica, ensinam que as escrituras antigas se interpretam por elas mesmas.

Assim, diz uma escritura:

Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos. Cl. 1:25 e 26.

Outrossim, diz outras escrituras:

A tua palavra é a verdade. Sl. 119:142, ú.parte. E Isaías falou da parte do senhor:

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Is. 9:2.

Apesar de Jesus ter dito que ele era a luz do mundo, essa luz se traduz naquilo que as Escrituras já anunciavam, veja:

Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida. Pv. 6:23. E o salmista também disse:

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Sl. 119:105.

E para que os discípulos de Jesus pudessem cumprir o comissionamento recebido do mestre, precisavam do seguinte, veja:

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. At. 1:8.

Apesar de os discípulos já terem sido batizado nas águas; guardarem os mandamentos, que são espírito e vida, segundo disse Jesus; terem recebido o sopro de Jesus que disse: recebei o Espírito, Jesus determinou-lhes ainda:

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lc. 24:49.

Existe líderes religiosos que afirmam que quando a pessoa é batizada nas águas já é batizada no Espírito Santo. Mas vemos que isso não condiz com a integridade doutrinária contido nas Sagradas Escrituras. E outra passagem bíblica afirma isso, veja:

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. At. 19:2-7.

Recomendamos a leitura do trabalho que codificamos com o título "Os três batismos". Ainda não postado aqui.

Mas aqueles que se dizem testemunhas de Deus (de Jeová), negam tanto a Jesus, quando dizem que Jesus não é Deus, como ao Espírito santo, quando não aceitam esse batismo com a manifestação das línguas dos anjos (estranhas), e os dons espirituais, conforme o que consta em I Co. 12. Esses mesmos afirmam que o mandamento que devemos cumprir hoje é o novo dado por Jesus, qual seja: que nos amemos uns aos outros. E, assim, fazem vista grossa para a passagem bíblica que diz: porque o amor de Deus é este: que guardemos os seus mandamentos, e os seus mandamentos não são pesados. I Jo. 5:3. E quando o mencionam emprestam as suas próprias interpretações, buscando conformá-las com as suas concepções errôneas.

Já que as Escrituras são uma só, vamos vê que testemunhas são eles. Diz uma Escritura:

O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano. Pv. 12:17.

Ora, como diz a Escritura, a verdade e a justiça são os mandamentos de Deus. Assim a testemunha fiel é a que isso fala e anuncia. Aquele que isso nega é falsa testemunha.

Por conseguinte, "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido". I Jo. 5:1. Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. I Jo. 5:9 -12.

Como é notório no meio evangélico, aqueles que se dizem testemunhas de Deus (Jeová), negam de forma sistemática a Jesus, dizendo que ele não é Deus. Também negam a Deus quando dizem que Cristo significa o messias, embora Cristo signifique a palavra de Deus. Compare para isso as passagens bíblicas de Dt. 30:11-14 com Rm. 10:12-17.

Recomendamos também a leitura do artigo que codificamos com o título "Justificados por Cristo".

O apóstolo João diz que se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. E diz que o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. E que quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho.

Essa passagem bíblica tem mais profundidade do que pensam alguns. Pois antes de Jesus se manifestar em carne, ele era a palavra, ou o verbo, e já era o Filho. Quando ele se manifestou em carne, ele passou a ser Jesus o Cristo, e não Jesus Cristo simplesmente. E era por ele que toda a palavra do Pai era manifesta. Também foi por Ele, pelo Filho, que tudo foi feito, conforme é narrado em Hebreus 1:1 e 2. E disso já falamos e discorremos num dos trabalhos que compõe o artigo "a Deidade de Jesus". Portanto quem nega que Jesus é a palavra de Deus, e, por conseguinte, a lei, está negando o Filho, e conseqüentemente nega também o Pai, sendo portanto o anticristo, e não tendo o testemunho de Deus, e nem a Deus. Ora se alguém não tem o testemunho de Deus, então o tal não tem a Deus.

Outrossim, outro aspecto do testemunho de Deus é o que diz em Apocalipse, veja.

E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Ap. 19:10.

Ora se não crêem no dom de profecia então não têm o Espírito de Profecia, e, por conseguinte, não têm o testemunho. E se não têm o testemunho, logo não podem dar testemunho daquilo que não conhecem, não sendo testemunhas fiéis, nem testemunhas de Deus (Jeová).

Disse João:

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. I Jo. 5:1-12.

Vamos esclarecer, ou melhor, explicar a passagem de João, para que os menos esclarecidos possam ser convencidos e fortalecidos.

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo (a palavra de Deus, que em essência significa os mandamentos de Deus) é nascido de Deus. E todo aquele que ama ao que o gerou (todo o que ama a Deus), também ama ao que dele é nascido (ama a Jesus, pois Jesus é nascido de Deus). Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Essa passagem é clara o bastante para termos que explicar. Entretanto nós só amamos os filhos de Deus quando temos o amor de Deus, guardando os seus mandamentos. Porque diz o apóstolo em outra passagem: Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. I Jo. 3:18. E a verdade de Deus é a sua lei ou os seus mandamentos, veja:

Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade. Sl. 119:151.

A tua lei é a verdade desde o princípio. Sl. 119:160, p.parte.

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Sl. 119:142.

Ora, como já temos provado pelas Escrituras, a verdade e a justiça são os mandamentos de Deus. Recomendamos a leitura dos artigos e questionários intitulados "A Verdade de Deus" e "A Justiça de Deus". E na passagem atrás citada diz o salmista que a justiça de Deus é uma justiça eterna. Portanto os mandamentos de Deus são tal e qual foram pronunciados por Deus desde o princípio. Pois Deus deu Davi como príncipe e governador dos povos. Is. 55:3 e 4.

Essas falsas testemunhas dizem que o mandamento de Deus é somente aquele do qual Jesus disse: Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros. E pensam que amar é um sentimento do coração. Mas enganam-se nisso. Pois disse Jesus:

Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Jo. 15:10. E disse João: Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. I Jo. 2:7. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. I Jo. 2:24.

Assim essa palavra não é nova, mas é antiga, ainda que agora seja nova em nós, pois isso disse ele também. I Jo. 2:8.

Ainda que a verdade de Deus não seja mentira, essa verdade, da qual fala Deus nas Escrituras, são os seus mandamentos, pois que foram feitos em verdade e justiça. Sl. 111:7.

Vamos ver o que concedeu o Espírito a Salomão, relativo a testemunhas:
O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano. Pv. 12:17.

Nesse versículo vemos quem é a testemunha verdadeira, a que diz (que fala, que anuncia) a verdade, contrapondo-se a falsa testemunha que diz engano. Vamos ver o que mais disse Salomão da parte do Senhor. Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Pv. 6:16-19. E para estas testemunhas diz o Espírito por Salomão:

A verdadeira testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras. Pv. 14:5.

A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador. Pv. 14:25.

A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará. Pv. 19:5.

A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá. Pv. 19:9.

Essas testemunhas que se dizem de Deus (de Jeová) vivem se gabando de irem de casa em casa e de fazerem que muitos aceitem a sua doutrina estapafúrdia, mas isso resultará no que disse Jesus sobre alguns, veja:

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Mt. 23:15. Ou seja, para fazê-lo morrer duas vezes, a primeira e a segunda morte.
oliprest
Enviado por oliprest em 30/08/2007


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr