Textos

Nunca diga isso
Nunca diga isso

Já falei sobre esse tema em outra ocasião, mas vou retornar a ele por oportuno. É correto dizer eu profetizo sobre a tua vida? Ou fazer prognóstico sobre as pessoas? Vejamos:

É muito comum se ouvir no meio evangélico a expressão “eu profetizo ou eu determino sobre a tua vida isso ou aquilo”. E isso pelo fato de alguém se julgar profeta. E não só por pessoas comuns senão por pastores renomados, os quais estão sob os holofotes da mídia televisiva.

Entretanto, biblicamente, não encontro suporte canônico para tal proceder, ainda que a intenção seja das melhores. Aliás, o que eu encontro, é um texto bíblico que diz que nenhuma profecia foi produzida por vontade humana.  II Pe. 1:20. Assim, não tendo sido, então não pode ser. Pois homens santos falaram movidos pelo Espírito Santo. V. 21. E já que movido por Ele, então nunca dirá o que eu citei atrás, já que Deus não profetiza, e isso também diz outro texto bíblico. Veja:

Jeremias 23: 31. Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. 32. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com a sua vã jactância; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e eles não trazem proveito algum a este povo, diz o Senhor. 33. Quando pois te perguntar este povo, ou um profeta, ou um sacerdote, dizendo: Qual é a profecia do Senhor? Então lhes dirás: Qual a profecia! que eu vos arrojarei, diz o Senhor. 34. E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: A profecia do Senhor; eu castigarei aquele homem e a sua casa. 35. Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o Senhor? e: Que falou o Senhor? 36. Mas nunca mais fareis menção da profecia do Senhor, porque a cada um lhe servirá de profecia a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do Senhor dos exércitos, o nosso Deus. 37. Assim dirás ao profeta: Que te respondeu o Senhor? e: Que falou o Senhor? 38. Se, porém, disserdes: A profecia do Senhor; assim diz o Senhor: Porque dizeis esta palavra: A profecia do Senhor, quando eu mandei dizer-vos: Não direis: A profecia do Senhor; 39. por isso, eis que certamente eu vos levantarei, e vos lançarei fora da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais; 40. e porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida.

Essa é a razão porque essas intenções nomeadas de profecias não se cumprem na vida daqueles que recebem o prognóstico. Porque prognóstico não é profecia e esta não pode ser produzida por vontade humana. E quem isso fizer contraria o que Deus tem manifesto nas sagradas escrituras. E se contraria o que Deus deixou, logo não pode ser aceito como doutrina nem como verdade. E quem assim procede não pode e não deve ser aceito como verdadeiro, já que nenhuma mentira procede da verdade. E não devemos temer tal pessoa mesmo que se tenha por profeta ou até o seja, pois falou de si mesmo.

Portanto, não o temais!

Manaus-AM, 22/07/2018

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/07/2018
Alterado em 11/04/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr