Textos

O espírito de Caim
O ESPÍRITO DE CAIM

Todos os cristãos já devem ter ouvido falar da história de Caim e Abel, os primeiros descendentes do primeiro casal – Adão e Eva. E que aquele matou o seu irmão sem nenhuma razão, já que ele nada fez para merecer. Mas houve uma causa, qual?

Vejamos o texto que narra o episódio, a fim de fazermos correto juízo:
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?

Se fizeres o bem, não é certo que serás aceito? E se não fizeres o bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.

Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. Gn. 4:1-16.

Como vemos no texto, Abel nada fez nem de bem nem de mal ao seu irmão. A despeita de Caim foi tão somente porque Deus não aceitou o seu sacrifício. Não consta que ambos ofereceram os seus sacrifícios no mesmo lugar, mas Caim ficou sabendo que o sacrifício de Abel havia agradado ao Senhor, o que não aconteceu com o sacrifício de Caim.

Ora, se o seu irmão não lhe tinha feito nada, por que ele se irou contra o seu irmão?
Outro texto bíblico diz por que causa Caim matou ao seu irmão, veja:

“Não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.” I Jo. 3:12.

Mas como Caim se tornou do maligno? Veja:

“E nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: Qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus.” I Jo. 3:10.

Então Caim não praticou a justiça, ou seja, não guardou os mandamentos de Deus, os quais são a sua justiça. Sl. 119:172, u.parte.

Hoje não é diferente.

Os irmãos, mesmo sem razão justificável, se odeiam, e só não matam o irmão por temer o castigo dos homens. E mesmo pessoas que se tem como boas e que estão ligadas a organizações religiosas, vivem odiando os seus consanguíneos, a ponto de não querer vê-los nem tolerá-los sob o mesmo teto. Isso mostra que são do maligno e que nada têm de bom.

Portanto, não é de estranhar que isso aconteça, já que possuem o espírito de Caim, o qual era do Maligno.

Manaus-AM, 13/09/2018

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/09/2018
Alterado em 21/05/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr