Textos

Melhor serem dois do que um
Deus tem grande cuidado com os seus servos. Mas será que ele fala no sentido geral no caso de ser melhor dois do que um? Qual é o sentido do texto?

Muitos, para justificarem as suas pretensões, afirmam que o texto bíblico que diz "é melhor serem dois do que um" se refere a relacionamento afetivo e conjugal. Ec. 4:9.

Nesse caso, a máxima de que "anItes só do que mal acompanhado" não tem nenhum suporte divino.

Entretanto não encontro fundamento bíblico para o texto, o qual é tomado isoladamente para forçar uma interpretação que não se sustenta.

Discorri sobre o capítulo 31 de Provérbios, confira no meu artigo "Uma mulher distinta", sobre a mulher da qual discorreu Salomão naquele texto. Também falei sobre a idéia imperativa de casar. Veja o meu texto "Casar ou não casar?"

Por causa da idéia de que todo homem e mulher deve casar, muitos se aventuram em malfadados relacionamentos.

E, mesmo havendo frustração nos relacionamentos iniciais, é comum que os que tiveram frustração neles recorram a outro relacionamento ou a vários até  com o objetivo de obter sucesso. Desse modo contrariam a vontade de Deus, o qual diz que Ele abomina o divórcio.

Um texto bíblico diz que há homens que nascem eunucos, outros são feitos eunucos por outros homens, e outros que se fazem eunucos por amor ao evangelho. Este é homem castrado ou emasculado. Então nem todos estão destinados a casar e viver como reprodutor da espécie humana. Isso incomoda a outros, os quais acham estranho tal atitude. Até imaginam coisas indevidas por isso.

Quando Jesus mandou os seus discípulos às aldeias onde Ele deveria ir, Ele os enviou de dois em dois. Paulo nas suas viagens missionárias se fez acompanhar de outros crentes.

Vejo o texto ao início como orientação de Deus, não uma imposição para que alguém se case obrigatoriamente.

Portanto, não é bom tomar o texto que diz que Deus viu que não era bom que o homem estivesse só, como argumento para que ele se acompanhe, mesmo mal acompanhado.

Guarulhos-Sp, 27/05/2022

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 27/05/2022
Alterado em 27/05/2022


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr